Photo: Centre Island website

No Canadá, também comemora-se o feriado de Páscoa, começando na sexta-feira que, por aqui, é chamada de Good Friday (Sexta-feira Boa), o que soa estranho para nós, brasileiros. No Brasil, a chamamos de Sexta-feira da Paixão, por se tratar de um dia de dor para os cristãos, pelo calvário e morte de Jesus.

Lendas contam que o nome poderia tanto ter vindo de uma tradução errônea, passada ao longo dos tempos, do termo God’s Friday (Sexta de Deus) ou pelo fato de que a data tenha lá seu lado bom pois, após tanto sofrimento, Jesus teria vencido a morte, ressuscitando dois dias depois, que é a comemoração da Páscoa.

E, para confundir mais,  onde os coelhos e ovos de chocolate entram nessa? Melhor nem pensar muito e só curtir o feriado prolongado que, por aqui, serve como entrada oficial na estação primavera.

Abaixo, dez sugestões de como curtir a Páscoa em Toronto, com atividades para cada dia do feriadão:

Sexta-feira, dia 14 de abril

1) Spring Friday at ROM (Sexta-feira de Primavera no ROM) – Ingressos com desconto para entrada no museu, que fecha mais tarde (às 22h), nesta sexta-feira. Não perca a exposição Out of the Depths: The Blue Whale Story (Direto das Profundezas: A História da Baleia Azul). Termine a noite no c5, lounge especialmente aberto para a ocasião, com uma das vistas mais magníficas da cidade. Ingressos com desconto para entrada a partir das 17h30h. 100 Queen’s Park, metrô Museum.

ROM – Foto: Instagram Tourism Toronto

2) Great Friday Brewer’s Backyard – para começar bem o feriado de Páscoa, o espaço Evergreen Brick Works estará realizando um minifestival de cervejas, em parceria com sete cervejárias de Ontário: Indie Alehouse, Sweetgrass Brewing Co., Big Rig, Collective Arts, Muddy York, 5 Paddles and Red Thread, além de comidinhas de food trucks, é claro, incluindo: Meltdown Cheesery, FeasTO, Heirloom, Delite Bite e o clássico canadense, BeaverTails. Das 11h às 17h, com cerveja a $1 dólar até meio-dia. Não paga para entrar, só pelo consumo. 550 Bayview Avenue (traslado gratuito saindo da estação Broadview ou ônibus #28, saindo da estação Davisville)

Foto: Evergreen website

Sábado, 15 de abril

3) Chickens and the Children’s Garden (O Jardim das Galinhas e das Crianças). Não é erro de tradução, não: quem não tem coelhos, que comemore a Páscoa com galinhas. Para as crianças que vivem em centros urbanos e não têm a oportunidade de ver bichinhos em habitat natural. Em parceria com o pessoal do Rent the Chicken, a criançada poderá conhecer tudo sobre estes animais e quem sabe desvendar o mistério: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Sábado também é dia de feira no Evergreen, com chocolates, especialmente para a data.  Das 9h às 15h. 550 Bayview Avenue (traslado gratuito saindo da estação Broadview ou ônibus #28, saindo da estação Davisville)

Foto: Rent the Chicken website

4) TIFF Kids International Film Festival – Que tal um cineminha? Este festival foi criado para os pequenos. São mais de 160 títulos de filmes e documentários, vindos do mundo todo, pensados para o público entre três a 13 anos. Somente neste sábado, dia 15,  café da manhã especial com panquecas, waffles e desenhos do gato Garfield na telinha, depois (sessões às 10h30 e 11h. Recomendado para crianças entre 6 a 13 anos. Ingressos a $21 dólares, café da manhã incluso). Sobrando disposição, fique para uma rodada de games no espaço digiPlaySpace de mídia digital interativa. De 14 a 17 de abril. 350 King Street West; metrô St. Andrew.

Foto: Courtesia TIFF

5) Tasty Tours – Para aqueles que acham que a palavra Páscoa é sinônimo de chocolate, que tal um tour por algumas das melhores chocolaterias de Toronto, com direito à degustação e um pouco de história? Aproximadamente três horas de passeio nas ruas King Street West, Queen Street West e Dundas Street West, incluindo parada em seis chocolaterias. Reservas online. Encontro às 13h, local a ser definido após reserva. Preços: Adultos CAD$ 39, Crianças entre 7 a 12 anos CAD$25 (até 6 anos não pagam).

Foto: TastyTours website

Domingo, dia 16 de abril

Opções para brunch de Páscoa

6) Casa Loma – comemore a Páscoa no único castelo urbano da América do Norte, com cardápio de rei: trio de saladas, peixes, mesa de frutos do mar, costelas maturadas, pastas, risoto e waffle belga com xarope de maple e morangos flambados para sobremesa, entre outras gostosuras. Necessário reserva: ou por telefone (ramal 1881. 1 Austin Terrace. Preço: Adulto CAD$ 75; Crianças entre 4 a 13 anos CAD$55, mais impostos e gorjeta.

Foto: Casa Loma Instagram

7) EPIC – um dos restaurantes do charmoso hotel Fairmont Royal York, oferece caça aos ovos de Páscoa durante o brunch para distrair a criançada. No cardápio, clássicos canadenses, como: salmão defumado da província de Nova Escócia e queijos de Ontário. Das 11h às 13h, com caça aos ovos de Páscoa às 12h. Sugere-se reserva: online, por telefone (ou e-mail . Preços: Adulto CAD$ 75; Crianças entre 6 a 12 anos CAD$ 37,50 e até 5 anos, não pagam. 100 Front Street West, metrô Union.

Foto: EPIC website

8) Globe Bistro – brunch com preço fixo e opções para agradar toda a família, com granola orgânica, quiche, nhoque, brioche e torta de chocolate, como algumas das opções, mais surpresas de Páscoa para os pequenos. Sugere-se reserva: online ou pelo telefone (Preço: Adulto CAD$ 29; Crianças até 12 anos CAD$12. 124 Danforth Ave, metrô Broadview.

Foto: Globe Bistro website

9) Old Mill – Com um cardápio que promete agradar adultos e crianças (com boa seleção de carnes, frutos do mar, queijos e saladas para os grandões e uma mesa só de sobremesas para os pequenos), também terá a presença especial de um tal coelho da Páscoa, conhecem? Preços: Adultos CAD$47.95; Crianças entre 5 a 11 anos CAD$24.97  (mais impostos e gorjeta). Horários: Brunch 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h, 12h30, 13h e 13h30/Jantar: 17h, 17h30, 18h e 19h30. 21 Old Mill Road, metrô Old Mill.

Foto: Old Mill website

Durante todo o feriado de Páscoa

10) Centreville Amusement Park Comemore a Páscoa no parque de diversões Centreville Amusement Park, no coração da Toronto Island ou ilha de Toronto. Durante todo o feriado, acontece o Easter EGGstravaganza, a maior caça ao ovos da Páscoa da cidade, com ovinhos espalhados ao redor do parque, com brindes dentro, como os deliciosos chocolates Lindt. De 14 a 16 de abril, das 11h às 16h. Preço: CAD$ 15 para todas as idades. Compre o ingresso online e não pague a balsa para chegar na ilha. Onde pegar as balsas: o terminal fica no lago, entre as ruas Bay Street e Queen’s Quay West, à oeste do hotel Westin Harbour Castle. Aqui, os horários.

Foto: Centre Island Instagram

FELIZ PÁSCOA!