Foto: Pride Toronto Instagram

Na América do Norte, o verão só começa, oficialmente, dia 21 de junho, mas o calendário de eventos de Toronto, para a estação, começa bem antes, para acomodar todos os festivais, festas, exibições e atividades que agitam a cidade durante os meses mais aguardados do ano. Conte com Visite Toronto para não perder nenhum deles:

Pride Toronto – em seu segundo ano consecutivo, o movimento Pride Toronto (Orgulho LGBT) ganha o aval da prefeitura de Toronto, com o hasteamento da colorida bandeira do movimento na frente da prefeitura da cidade, City Hall, marcando o início do chamado Pride Month, ou Mês do Orgulho, que vai de 1 a 25 de junho. A Pride Parade (Parada Gay), uma das maiores do mundo, acontece no domingo, dia 25, encerrando as comemorações, em also estilo. A parada começa na esquina entre as ruas Yonge e Bloor Street e termina no quarteirão Yonge-Dundas Square, levando aproximadamente três horas para concluir o percurso. Portanto, leve muita água, comidinhas e não esqueça do filtro solar. De 1 a 25 de junho.

Foto: Luminato Divulgação – Life-Reflected por Dwayne Brown

Luminato – Arte que surpreende nos mais surpreendentes lugares. Isto é Luminato, quando Toronto é “tomada” por todos os tipos de arte: de dança, música à artes cênicas e visuais, em dez dias de festival, com a participação de artistas locais e do mundo.

O “QG” do festival será o David Pecaut Square, espaço na frente do Metro Hall, no coração do distrito financeiro da cidade. Uma tenda Spiegeltent será montada no espaço, com bar e palco para shows. A famosa instalação, conhecida como “tenda de espelho” lembra um cabaré, tendo sido construída aos moldes das tendas itinerantes da Europa do século XIX. Com poucas unidades ainda existentes no mundo, o modelo Spiegeltent, de 1920, é considerado um dos mais belos. “A Grande Dama”, como é conhecida, rodou a Europa em festivais e feiras e já passou por Melbourne, na Austrália e Brighton, na Inglaterra. No Canadá, visitou Montreal e, agora, é a vez de encantar Toronto. De 14 a 24 de junho, calendário e preços no website do evento. 

Foto: Divulgação

Taste of Toronto – No Garrison Common: Fort York, quatro dias do maior festival gastrônomico da cidade, com demonstrações, degustação, workshops e palestras com chef-celebs e mais de 60 expositores. O evento se divide em duas sessões diárias (tarde e noite), com ingressos vendidos separadamente para cada evento:

  • Quinta-feira, dia 15, 17h30 às 22h (ingressos CAD$ 17/VIP CAD$44)
  • Sexta-feira, dia 16, 11h30h às 16h e das 17h30 às 22h (ingressos CAD$17/VIP CAD$44)
  • Sábado, dia 17 – 11h30 às 16h e das 17h30 às 22h (ingressos CAD$21/VIP CAD$48)
  • Domingo, dia 18 – 12h às 17h (ingressos CAD$21/VIP CAD$48)
    • Crianças entre 13 a 17 anos pagam CAD$10 por sessão; menores de 13 anos não pagam.

Taste of Little Italy – Festival de rua de um dos redutos italianos de Toronto, conhecido como Little Italy. São três dias de festa, quando os quarteirões da famosa College Street, entre as ruas Montrose e Manning, se fecham para os carros e se abrem para os sabores da culinária e tradições italianas.

  • Sexta-feira, dia 16, 18h30 à 1h
  • Sábado, dia 17, 11h à 1h
  • Domingo, dia 18, 11h às 22h

NXNE – Festival musical alternativo, abrangendo de tudo um pouco e rolando em todos os lados da cidade. Com dez dias de duração, com um calendário oferecendo de shows ao vivo com bandas e comediantes, a baladas, instalações de arte e competições de games. O palco principal do festival é na área conhecida como Port Lands, no extremo leste da cidade, mas para o final de semana de estreia, o NXNE promete transformar o quarteirão Yonge-Dundas Square, no coração da cidade, na maior festa outdoor e de e-Sports do mundo, na faixa. De 16 a 25 de junho. Calendário e preços no website do evento. 

Para chegar no Port Lands de transporte público: saindo das estações de metrô King ou St Andrews, pegue o ônibus 172B Cherry St e pare na rua Commissioners St. Saindo da estação de metrô Pape, pegue o ônibus 72C. O espaço oferece estacionamento pago para carros. Já quem quiser ir de bike, o estacionamento da magrela sai de graça.

Foto: Divulgação

TD Toronto Jazz Festival – conhecido como um dos principais festivais de jazz da América do Norte, com mais de 1.500 músicos vindos de toda a parte do mundo, atraindo mais de meio milhão de visitantes. E este ano, com uma grande novidade: o festival está de mudança para Yorkville. A região, antes de se tornar um dos metros quadrados mais caros da cidade, nas décadas de 60 e 70 foi reduto de artistas, intelectuais e boêmios, como os cantores Neil Young, James Taylor e Carly Simon.

Para comemorar a volta da música na seleta vizinhança, serão mais de 100 concertos gratuitos durante os dez dias do festival e a reinauguração do icônico Concert Hall (anteriormente, Masonic Temple), palco favorito para os ensaios dos Rolling Stones, quando em Toronto, e onde a banda Led Zeppelin se apresentou na primeira vez que esteve por aqui, em 1969. Entre 1998 a 2013, o prédio serviu de estúdios para emissoras controladas pela gigante de telecomunicações Bell Media, como a MTV Canada. Vendida para uma firma de TI, a centenária casa de espetáculo será reaberta no dia 23 de junho, com um show do músico canadense Randy Bachman. Ingressos e calendário de eventos, verificar website.

Foto: City of Toronto Divulgação

Canada Days – o aniversário do Canadá é dia 1º de julho mas para comemorar os 150 anos do país, a festa, em Toronto, vai começar mais cedo e terminar mais tarde. Serão quatro dias de festa, de 30 de junho a 3 de julho, no espaço Nathan Phillips Square, na frente da prefeitura (City Hall). Na programação, música ao vivo, danças, instalações de artes e food trucks com elementos da cultura nacional e das diversas nacionalidades presentes na cidade, perfazendo o caleidoscópio multicultural que Toronto é hoje. A festa vai do meio-dia às 23h, encerrando com uma queima de fogos às 22h55, durante as quatro noites do evento.

Divirta-se!