Sexta-feira é o dia mundial do happy hour e nada melhor do que uma cervejinha para acompanhar, certo? E, que tal um happy hour num lugar onde dê para escolher entre 150 tipos delas? Começou, nesta sexta-feira, o festival de cervejas Winter Brewfest Toronto, no Exhibition Place (demos, aqui) e nós, do VisiteToronto, fomos lá conferir:

Quando cheguei no saguão do evento, ele estava assim:

Isso mesmo, vazio. Porque cheguei cedo, para a prévia para a imprensa, o que foi muito bom, porque tivemos tempo de degustar várias cervejas sem precisar pegar fila. Fica a dica: se estiver pretendendo ir para o Brewfest amanhã, sábado, chegue cedo. E vá de transporte público. Além de economizar $15 de estacionamento, fica tranquilo para experimentar um maior mix de cervejas.

O festival, na sua segunda edição, contou com 40 cervejarias das províncias de Ontário e Quebec, oferecendo mais de 150 tipos de cervejas. Ao todo, esta que vos escreve experimentou seis tipos, somente (e não tomei todo o copo, só uns golinhos para fria análise) 😉

Paga-se para entrar no festival, que dá direito a um copo de plástico e três degustações. Se quiser mais, pode-se comprar créditos em separado. Os créditos são inseridos num chip na pulseira eletrônica de controle para entrada e saída do festival. Para pagar pelo que se consome, é só encostar a pulseira num leitor. Se quiser ganhar tempo, dá registrar a pulseira e adquirir créditos online, no site do evento.

“Não gosto de cerveja”. Será mesmo?

Até então, não era lá muito fã de cerveja, mas eventos como este nos fazem repensar nossa apreciação pela bebida: com tanta variedade no mercado, fica difícil não gostar de nenhuma. De todas as que eu experimentei, só não curti uma, do tipo IPA (Indian Pale Ale), mais amarga e encorpada. Mas gostei das “gourmet” e das levinhas, mais fáceis de beber.

A primeira da noite. Apesar de ser uma IPA, gostei muito, para minha surpresa.

Com conhecimento zero sobre o assunto, escolhi a primeira da noite pelo nome: Two Night Stand (Duas noites, somente), da cervejaria Innocente, um microcervejaria de Waterloo, a menos de 100 quilômetros de Toronto. Bastante aromática e com teor de 8,5% de álcool e IPA em estilo, até que desceu macio.

Como dizia minha avó, “saco vazio não para em pé” então, para aguentar a maratona da noite, recorri às comidinhas dos food trucks. Fui de clássico poutine (fritas com queijo e molho por cima).

Clássico canadense: poutine e cerveja, claro, para acompanhar

Às seis da tarde, os portões foram abertos para o público e o saguão, antes vazio, em menos de duas horas, ficou pequeno para tanta gente, que não parava de chegar.

Um dos destaques da noite foi a seleção musical afiada dos DJs que comandavam as pickups. Teve de tudo, de Madonna a Michael Jackson, rock n’ roll e balada pop. Não dava para ficar parado.

Das seis cervejas que tomei, a predileta foi a Cobblestone Stout, da cervejaria Mill Street, que fica dentro do Distrito Histórico da Destilaria, aqui em Toronto. Cerveja preta, mais forte e encorpada, com notas de chocolate e nozes. Sazonal, só é produzida nos meses frios do ano. Aprendi que ela fica uma delícia se tomada sem gelo, misturada com chocolate quente. Quero provar!

Cobblestone Stout, da cervejaria Mill Street – minha favorita da noite

Market Brewing Co. – cervejaria com menos de três semanas de vida, de Newmarket, subúrbio de Toronto

Péché Mortel, da microcervejaria Dieu du Ciel, de Montreal. Cerveja preta com notas de café.

Parece que o time dos apreciadores de cerveja acaba de ganhar mais uma adepta…

 

Winter Brewfest Toronto

Sexta e sábado (24 e 25 de março)

Horário: das 18 às 22h

Enercare Centre, Exhibition Place

brewfest.ca

(Ingressos online esgotados. Vale a pena dar uma checada na página no do evento para pessoas vendendo que queiram se desfazer dos seus ingressos)

 

Como chegar no Exhibition Centre de transporte público

  • Pegue o metrô da linha Bloor e pare na estação Dufferin; pegue o ônibus #29 Sul em direção ao Exhibition Place
  • Pegue o metrô da linha Bloor e pare na estação Bathurst; pegue o streetcar (bonde) #511 Sul para Exhibition Place. Há duas paradas: uma na Stratchan Avenue e na adjacente ao Horse Palace/GO Station (parada de trem)

 

(Todas as fotos: Alessandra Cayley)