Toronto Light Fest 2017 – Foto: Tourism Toronto

Estamos nos despedindo de 2017, de seu último mês, e dando as boas-vindas a um ano novinho em folha, com janeiro já despontando e trazendo consigo, quem? Sim, mais frio e mais neve, elementos da natureza que nos fascinam e nos amedrontam! Mas, que nada, a dica de ouro é fazer como os locais: embrace the weather, ou seja, incorpore a estação e tudo o que ela nos traz no seu roteiro de diversão. Sem contar que alguns dos eventos mais interessantes da cidade só ocorrem nesta época do ano, como estes que separamos para você:

Inauguração 6 de janeiro

The Bentway Skate Trail – Parte de um projeto ambicioso de reutilização do espaço de baixo da via expressa elevada Gardiner Expressway, a inauguração desta trilha de patinação é, sem dúvida, um dos eventos mais aguardados da cidade. Na programação, shows com artistas locais, demonstrações de Ice Breaking (uma fusão de breakdance com patinação Freestyle), instalações de arte, comidinhas de food truck, além de entrada gratuita no complexo Fort York National Historic Site.

No domingo, dia 7, mais festa: a Mayor’s Skate Party, com a presença do prefeito da cidade, John Tory. Aluguel de patins e distribuição de chocolate quente, tudo de graça, durante o evento (das 13 às 16h). Próximo ao Fort York Visitor Centre (250 Fort York Blvd.) entre a Strachan Avenue e a Bathurst Street.

The Bentway is a new public space located underneath the Gardiner Expressway. Designed by PUBLIC WORK and Ken Greenberg, we’re reimagining how we gather and experience arts and events downtown. … We’re excited to officially announce the launch date of our skate trail: Saturday, January 6, 2018 at 11 AM! Come join us for a jam-packed weekend with performances from Charmie Deller and Carmen Braden, demonstrations of Ice Breaking (a unique hybrid of break dancing and freestyle ice skating by the @torontoiceskategroup), art installations, special DJ sets, food and drink, & free admission to @fortyork! … Let the Skate Begin! ⛸❄️ __________ #blogto #narcitytoronto #curiocityTO #streetsoftoronto #6ixwalks #torontoclx #seetorontonow #urbanphotography #cityscape #infrastructure #urbanism #design #torontolove #viewsfromthesix #downtowntoronto #downtown #construction #toronto #torontolife #btsbentway #thebentway #bentway #torontobentway #bentwayto

A post shared by The Bentway 📍Toronto (@thebentway) on

De 12 a 28 de janeiro

Icewine Fest Niagara – Que a região de Niagara é conhecida não só por Niagara Falls mas também por suas vinícolas a gente já sabe. O que muitos desconhecem é que a região é uma das mais conceituadas no mundo quando o assunto é icewine, vinho doce, para o momento da sobremesa, feito a partir das uvas congeladas nas videiras durante o inverno.

O Icewine Fest Niagara é um evento para a comemoração da temporada de fabricação deste vinho. São três semanas de festa com a participação de mais de 35 vinícolas em eventos, como: festivais outdoor, demonstrações de harmonização de vinhos, visitas às vinícolas e claro, muita degustação da bebida.

De 19 de janeiro a 4 de março

Toronto Light Fest – Um dos festivais de luzes mais lindos da cidade, retorna ao Distrito da Destilaria em 2018 para sua segunda edição. Assim que o sol se põe, o complexo se transforma numa galeria de arte ao ar livre, com instalações de mais de 30 artistas canadenses e internacionais e milhares de luzes em esculturas coloridas que tomam conta do lugar: no chão, no ar, penduradas entre um prédio e outro, nos telhados, dentro e fora dos galpões do distrito.

Maiores detalhes do evento só serão divulgados no dia da abertura mas nós ficamos sabendo (só entre a gente, ok?) que uma das instalações será um dragão que cospe fogo…de verdade? Vamos ter quer ir lá para conferir! Imperdível, e gratuito. 9 Trinity Street.

De 19 de janeiro a 25 de fevereiro

IceBreakers – Agasalhe-se bem e vá conferir a exibição temporária de arte ao livre, IceBreakers. Cinco esculturas gigantes e interativas instaladas ao longo da Queens Way West, no Waterfront, o calçadão ao redor do lago, em seu perímetro urbano. Viu a vantagem de estar aqui no inverno? Aquele seu amigo que preferiu vir no verão não vai ter essa selfie!

De 26 de janeiro a 8 de de fevereiro

Winterlicious – No inverno dá uma vontade de comer! Sorte a nossa por termos a edição de inverno do festival gastronômico mais esperado da cidade, o Winterlicious. Mais de 200 restaurantes oferecendo cardápios a preços fixos e reduzidos. Ótima oportunidade para desfrutar da diversidade gastronômica de Toronto e os sabores típicos do país. Aulas de culinária, jantar com teatro e menu degustação fazem parte do festival. Confira na página oficial do evento a lista de restaurantes participantes.

Até 17 de fevereiro

DJ Skate Nights – Se “quem canta, os males espanta”, por aqui o mais correto seria: “quem patina, o frio espanta”! Com música, ainda melhor. Todos os sábados, a pista de patinação Natrel Rink, no Harbourfront Centre, às margens do lago, se transforma numa grande pista de dança, com DJs comandando a festa, fazendo do rinque um dos mais badalados da cidade. Entrada gratuita e aluguel de patins a CAD$ 5 (para crianças de até 12 anos) e CAD$ 10 (acima de 13 anos de idade). Aos sábados, das 20h às 23h; Harbourfront Centre, 235 Queens Quay West.

Até 18 de março de 2018

Winter at Ontario Place – Toronto está cheia de novidades para este inverno, entre elas o festival Winter at Ontario Place, que ocorre no imenso complexo de entretenimento de mesmo nome, às margens do lago Ontário. Com 12 instalações de arte, bonfire (espécie de lareira outdoor), programação de filmes no Cinesphere (o primeiro cinema IMAX permanente do mundo, reaberto este ano), além de uma das novas pistas de patinação de gelo sintético que a cidade ganhou neste final de ano.

O festival é totalmente gratuito, sete dias da semana, com serviço de aluguel de patins. Entre 8 de dezembro a 18 de março; Ontario Place, 955 Lake Shore Blvd West. Como chegar e horários.