Foto: Curiosa Instagram

Tem quem ame, tem quem odeie, mas não dá para fugir delas: compras nas férias. Seja para aproveitar os preços no lugar que estamos visitando (muitas vezes, o propósito da viagem é justamente este), pela peculiaridade e raridade da mercadoria ou mesmo para riscar da lista o item “lembrancinhas para amigos, família e nós mesmos (por que não?)”, uma coisa é certa: elas irão acontecer. Sendo assim, que sejam memoráveis. Aqui, uma seleção de lojas em Toronto curadas a dedo para você:

Curiosa: Purveyors of Extraordinary Things – Esta loja de fachada graciosa e nome parecendo título de filme, que quer dizer “Lugar de Coisas Extraordinárias”, abriu há pouco, causando alvoroço na mídia local por seu acervo de produtos licenciados da saga de Harry Potter e sua turma. De souvenires mais conservadores, como: agendas, marcadores de livros e cartões aos mais bizarros e exclusivos, como: caldeirão de poções mágicas e material assinado pela dupla de designers gráficos MinaLima. 1273 Queen Street West.

Drake General Store – Quem estiver procurando lembranças de viagem com temática Canadiana e pegada vintage, seu lugar é aqui: de fedoras a garrafinhas de maple syrup às icônicas mantas listradas da Hudson Bay. Com quatro endereços pela cidade, incluindo a loja flagship, localizada do outro lado da rua do hotel Drake. 1151 Queen Street West.

Indigo – A maior rede de livrarias do país foi incluída aqui pela seleção de produtos temáticos sobre o Canadá que oferece, especialmente neste ano em que o país comemora seus 150 anos como nação. O aniversário foi em julho mas ainda dá para encontrar muita coisa boa em suas prateleiras, e com desconto porque o ano está acabando. 55 Bloor Street West.

LCBO – Esta poderosa rede de lojas de bebidas, controlada pela província de Ontário, tem uma seleção que parece ser infinita de vinhos, cervejas, licores e afins, com produtos made in Canada e de todas as partes do mundo. Não dá para errar com um presente desta rede, que tem até opção para quem não bebe, como cerveja sem álcool. Sem contar que algumas de suas unidades funcionam em prédios belíssimos, como a Summerhill LCBO, uma das maiores lojas de bebidas da cidade, ocupando o prédio da antiga estação de trem de mesmo nome, que entre 1915 a 1930 foi para Toronto o que a Union Station é hoje para a cidade. 10 Scrivener Square (endereço da loja citada no texto).

Page & Panel – Loja de souvenires da biblioteca Toronto Reference Library, que não é bem a loja de souvenires da biblioteca, mas sim a loja de varejo do festival TCAF (Toronto Comic Arts Festival), instalada no primeiro andar do prédio onde funciona a biblioteca. Complicado? Apaga tudo e só guarde que a loja é uma das melhores que existe na cidade quando o assunto é história em quadrinhos e décor inspirado no gênero. Dá para viajar no tempo com o acervo deles, que tem até produtos com os personagens do desenho animado Barbapapa, quem lembra? 789 Yonge Street.

Shop AGO – Dá para afirmar sem medo que o estoque de mercadorias desta loja de souvenires da AGO (Art Gallery of Ontario) impressiona tanto quanto o acervo da galeria em si. Reserve algumas horas extras do passeio para se perder por entre suas prateleiras forradas de livros, artesanato, cerâmica, jóias e até brinquedos. 317 Dundas Street West.

Words of wisdom #creativity #art #inspiration #imagination

A post shared by ShopAGO Art Gallery of Ontario (@agogifts) on

The Paper Place – Papelaria vizinha à loja The Spice Trader (a próxima na lista), enche nossos olhos, ainda pelo lado de fora, pela capricho na vitrine, que deixa ver o colorido de sua seleção de artigos de escritório, papéis de presente e afins. O tipo de loja onde a gente descobre que precisa desesperadamente de uma agenda nova, uma caneta, papel de Origami, uma caixinha de clips coloridos ou até aquilo que a gente nem sabia que existia, até então. 887 Queen Street West.

The Spice Trader – Já pensou em dar orégano como presente? Ou um saquinho de sal, um vidro de azeite? Pois saiba que aquele seu amigo foodie iria amar receber um mimo desta loja, especializada em temperos de A a Z, além de vinagres e azeites do mundo inteiro. As latinhas dos temperos são um charme, personalizadas com o logo da marca, e lacradas, assim como os produtos engarrafados, sem perigo de vazar na mala. A páprica defumada deles é sucesso garantido mas, na dúvida sobre o que levar, eles têm degustação e staff simpático, que entende do riscado. 877 Queen Street West.

Urbinz – A enormidade do estoque de quinquilharias desta loja na vizinhança do mercado St. Lawrence Market assusta, mas dá para se divertir horrores e angariar lembrancinhas one of a kind (únicas) sem quebrar o orçamento. 67 Front Street East.

E por falar em One of a Kind, este é o nome da mega feira de artesanato e trabalhos manuais que acontece duas vezes no ano em Toronto, com uma edição na primavera e outra próxima do Natal, como agora. São mais de 800 artistas num teto só oferecendo produtos exclusivos e personalizados. De 23 de novembro a 3 de dezembro, Enercare Centre, Exhibition Place.

Boas compras!