De Winterlicious a Salão do Automóvel: o melhor de fevereiro em Toronto

Fevereiro é o mês de frio mais intenso em Toronto, mas também um dos mais belos e mais românticos, sendo o mês do Dia dos Namorados (Valentine’s Day, dia 14), no país.

Agasalhe-se bem e aproveite a paisagem única da estação e as atividades ao ar livre, só possíveis de serem praticadas nessa época do ano, como: patinar no gelo, se jogar num (ou vários) eskibunda nos morros da cidade (sim, eles também fazem isso, por aqui!) e até esquiar, quem sabia?!

31 de janeiro a 2 de fevereiro

Toronto Tea Festival – Evento perfeito para um final de semana de inverno em Toronto. Em sua 8ª edição e com três dias de duração, o Toronto Tea Festival conta com mais de 50 expositores: de sommeliers de chá, autores de livros sobre o assunto, a historiadores, chefs, lojas e fabricantes. Na programação, degustação de chás, estandes de vendas, workshops e apresentação de cerimônias do chá das culturas chinesa, coreana e japonesa. Toronto Reference Library – Sala Appel Salon – 2º andar; Horários: sexta-feira, 31, evento VIP (degustação guiada de chás), das 17:30h às 21h (ingressos a C$ 120), sábado e domingo, 1 e 2 de fevereiro, das 10h às 17h; Ingressos a partir de C$16; 789 Yonge Street, metrô Bloor-Yonge.

1 de fevereiro

Winter Craft Beer Fest – Festival de cerveja nas instalações da cervejaria Steam Whistle. Detalhe: do lado de fora do prédio, em pleno inverno canadense! O lado bom da coisa? A certeza de que a cerveja estará, sempre, estupidamente gelada! Com mais de 40 cervejarias artesanais de Ontário participando do evento, além dos food trucks oferecendo comidinhas de inverno, para acompanhar, como: marshmallows e o clássico canadense poutine (batata frita com molho de carne e queijo por cima). Roundhouse Park 255 Bremner Blvd (na frente da entrada do Ripley’s Aquarium). Sábado, das 11h às 17h; Ingressos a C$ 35, online, e C$ 40 na porta (compre antecipado porque os ingressos costumam esgotar). Tokens para degustação a C$ 1 cada. Leve dinheiro em espécie, não há caixa eletrônico por perto.

8 e 9 de fevereiro

Bloor-Yorkville Icefest – Para celebrar o inverno em grande estilo, festival de esculturas do gelo ao ar livre num dos bairros mais elegantes de Toronto. Mais de 30 mil quilos de gelo são utilizados para o festival, anualmente, sendo algumas peças esculpidas durante o evento que, este ano homenageará a década de 80 e todos os seus exageros. Horários: Sábado, 8, das 12h às 20h e domingo, 9, das 12h às 17h; Gratuito. Village of Yorkville Park (Quarteirão das ruas Cumberland Street e Bellair Street); metrô Bay.

14 a 23 de fevereiro

Canadian International AutoShow – Maior Salão do Automóvel do Canadá, com dez dias de duração e mais de mil carros em exposição, dos clássicos aos futurísticos, dos modelos de rua aos das pistas de corrida, passando por muscle cars, exóticos e elétricos. Falando em clássicos, a exposição OBLIVION nos fará voltar nos bons tempos das décadas de 80 e 90, incluindo réplicas dos modelos DeLorean, usada no filme “De Volta para o Futuro”, de 1985, e o Pontiac TransAm, de 1982, que fez sucesso nas telas como o famoso K.I.T.T., o carro que conversava com seu dono, Michael Knight (o ator David Hasselhoff), da série “Super Máquina”. Quem lembra? Metro Toronto Convention Centre, com duas entradas: Sul: 222 Bremner Blvd. e Norte: 255 Front Street West; Horários: sexta-feira, 14, das 12h às 22h; de 15 a 22/fev., das 10:30h às 22h e domingo, 23, das 10:30h às 18h; Ingressos: C$ 25 (adultos), C$ 16 (jovens de 13 a 16 anos e adultos acima de 60 anos);C$ 7 (crianças de 7 a 12 anos), C$ 50 Family Pass (2 adultos e duas crianças de até 12 anos). Online, com 10% de desconto até 13 de fevereiro. Crianças de até seis anos não pagam ingresso.

17 de fevereiro a 30 de março

Winter Stations – Todos os anos, artistas do mundo todo são escolhidos para criar instalações de arte gigantes e interativas, que ficam expostas durante o final do inverno e início da primavera, em Toronto, ao ar livre, às margens das praias no extremo leste da cidade, na região conhecida como Beaches. Gratuito.

21 a 23 de fevereiro

Toronto Motorcycle Show – Para quem gosta de aventura em duas rodas. Com shows de motociclismo e test drive do último modelo da Yamaha TT-R off-road, versão mini bike…somente para crianças (entre 6 a 12 anos de idade), sorry! Enercare Centre, Exhibition Place, 100 Princes’ Blvd; Horários: sexta-feira, 21, das 12h às 21h; sábado, 22, das 10h às 20h e domingo, 23, das 10h às 17h; Ingressos: C$ 20 (adultos acima de 15 anos de idade), C$ 15 (adultos acima de 65 anos), C$ 12 (jovens entre 6 a 14 anos), C$ 48 Family Pass (2 adultos e duas crianças de até 14 anos). C$ 10 para mulheres somente no primeiro dia do evento, a partir das 17h. Gratuito para crianças de até 5 anos de idade. 

Esportes de inverno: tobogã, snowboard e esqui:

Tobogã: Leve sua prancha e vá praticar eskibunda nos morros de Toronto! Aqui, a lista dos lugares com melhores condições, sendo o Riverdale Park um dos favoritos dos locais.

Snowboarding e esqui: Dá para esquiar e praticar snowboard por aqui também: os centros Earl Bales Ski & Snowboard Centre e Centennial Ski & Snowboard Centre oferecem equipamentos e até aulas para principiantes, de todas as idades.  

Earl Bales: 4169 Bathurst St, North York; Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 21:30h, aos sábados, das 9h às 20h e aos domingos, das 9h às 18h; 416-395-7931.

Centennial Ski & Snowboard Centre: 256 Centennial Park Road, Etobicoke; Horários: De segunda a sexta-feira, das 16h às 21:30h, aos sábados, das 9h às 20h e aos domingos, das 9h às 18h; 416-394-8753.

Horário e abertura sujeitos à mudanças devido às condições do tempo. Ligue antes para se certificar.

Ópera, de graça – Entre o início de setembro a meados de junho, o espaço Four Seasons Centre for the Performing Arts realiza uma série de concertos de vários gêneros musicais com artistas emergentes e veteranos. A casa de espetáculos é lindíssima e por si só já vale a visita. Construída em 2006 especialmente para concertos de ópera e espetáculos de balé, é conhecida por sua acústica de nível elevado. Os concertos gratuitos ocorrem às terças e quintas-feiras, ao meio-dia, e em algumas quartas-feiras, ao meio-dia e às 17:30h, com entrada por ordem de chegada.

Ainda dá tempo:

De 31 de janeiro a 13 de fevereiro

Festival gastronômico Winterlicious.

Até 1 de março

Toronto Light Fest – Um dos festivais de luzes mais lindos da cidade retorna ao Distrito da Destilaria para sua quarta edição. É quando o complexo transforma-se numa galeria de arte ao ar livre, com instalações de artistas canadenses e internacionais e milhares de luzes em esculturas coloridas que tomam conta do lugar: no chão, no ar, penduradas entre um prédio e outro, nos telhados, dentro e fora dos galpões da antiga destilaria.

A idéia primária é divertir e iluminar as noites longas da estação, mas olhando com mais atenção à cada instalação e suas mensagens, há sempre um chamado para reflexão. Gratuito e para todas as idades. Lembre-se de se agasalhar bem e alternar o passeio com pausas em espaços indoor. Lugar para um bom chocolate quente, por ali, não falta. De segunda-feira a quarta-feira, das 8h às 22h; de quinta-feira à sábado, das 8h às 23h; 9 Trinity Street.

Até 22 de março

Patinar no gelo!

Bom Passeio!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!