Winterlicious: o festival gastronômico de inverno em Toronto

Sim, está frio lá fora mas isto não é desculpa para deixar de sair e aproveitar o que o inverno nos traz de bom, como o festival gastronômico Winterlicious, Mesmo porque, ele só dura duas semanas, não dá para perder.

São mais de 200 restaurantes de Toronto oferecendo cardápios criados especialmente para o evento, a preços fixos (almoço a $23, $28 ou $33 e jantar a $33, $43 ou $53), além de 14 eventos culinários, como: aulas de culinária, jantar com teatro e menu degustação.

Oportunidade única para desfrutar da diversidade gastronômica de Toronto e os sabores típicos do país, expandindo os horizontes, provando algo diferente ou para, finalmente, conhecer aquele restaurante tão especial mas com um preço salgado, que estava difícil fazer caber no orçamento.

Aqui, algumas boas opções pra começar seu tour gastronômico:

Aria Ristorante ($33/$53)

Com pé-direito que impressiona, assim como o cardápio inspirado na cozinha italiana e carta de vinhos robusta. Ocupa uma esquina de um dos metros quadrados mais caros da cidade, tendo como vizinho o estádio Scotiabank Arena. Com ravioli de cogumelos com manteiga trufada e queijo parmesão como uma das opções para o jantar. 25 York Street, metrô Union. Downtown, Financial District.

Bar Buca ($23/$33)

Café italiano na vizinhança da movimentada esquina das ruas Yonge e Eglinton, vem para o Winterlicious com clássicos, como: sopa stracciatela, com ovos, e a sobremesa tiramisù, o primo italiano do nosso pavê. Também com opções vegetarianas no cardápio. 101 Eglinton Avenue East, metrô Eglinton. Midtown.

Café Boulud ($33/$53)

Diversidade com requinte? Aposte neste café francês, dentro do luxuoso hotel Four Seasons Toronto, em Yorkville, com cardápio inspirado nas raízes francesas de seu dono, o chef Daniel Boulud, e toques de elementos internacionais. A decoração, de pegada vintage, é assinada por um designer londrino, Martin Brudnizki. Très chic! 60 Yorkville Avenue, metrô Bloor-Yonge. Yorkville.

Canteen ($23/$33)

Localizado no primeiro andar do TIFF Bell Lightbox, a casa do festival internacional de cinema de Toronto, também salas de cinema e exposições de arte durante o ano todo, serve de petiscos a refeições completas, incluindo café da manhã. Com paredes de vidro de fora a fora, perfeito para curtir o vai e vem da movimentada e eclética King Street. 330 King Street West, metrô St. Andrew. Downtown, Entertainment District.

Mas se a ideia é uma refeição mais formal, longe do burburinho mais ainda dentro dele e do TIFF Bell Lightbox…

Luma ($28/$43)

… Suba para o segundo andar do prédio e vá jantar no Luma, restaurante irmão do Canteen, com cardápio inspirado na culinária canadense, favorecendo ingredientes locais e sazonais.

Cluny

Cluny Bistro ($28/$43)

À esquerda, uma pequena padaria; à direita, um aconchegante café e, ao fundo, um amplo e iluminado restaurante, de décor e cardápio inspirados nos bistrôs franceses, com pisos em mosaico, paredes de tijolo aparente e uma grande mesa de pães, ao centro. Com pato confitado, hambúrguer e aspargos fritos como algumas das opções para o Winterlicious. 35 Tank House Lane. Distillery District, Old Town.

Kost ($28/$43)

Situado no 44º andar do exclusivo BISHA Hotel, oferece vistas panorâmicas incomparáveis ​​da cidade. Com cardápio inspirado na Península de Baja, traz para Toronto os sabores frescos da culinária californiana, com pratos leves e coloridos. 80 Blue Jays Way, metrô St. Andrew. Downtown, Financial District.

Miku

Miku Toronto ($33/$53)

Espaçosa filial de um dos restaurantes japoneses mais badalados de Vancouver. No cardápio, pratos criados a partir da mistura perfeita dos sabores japoneses tradicionais com elementos da cozinha da costa leste do Canadá. 10 Bay Street. Downtown, metrô Union. Financial District.

The Chase Fish & Oyster ($28/$43)

Elegante restaurante especializado em frutos do mar, situado na esquina das ruas Temperance e Yonge, pertinho da loja de departamentos Hudson Bay e a passos do Nathan Phillips Square. Com pratos veganos para quem não curte frutos do mar, como a polpa de abóbora defumada, acompanhada de grão de bico frito,  maionese aioli e legumes refogados. 10 Temperance Street, metrô Queen. Downtown, Financial District.

O festival gastronômico Winterlicious 2020 só começa dia de 31 de janeiro, indo até 13 de fevereiro, mas as reservas já estão abertas. Faça sua listinha e corra, porque a procura é grande e as mesas esgotam-se rapidamente.

Confira no website oficial do evento a lista completa dos 200 participantes, listados pelo nome ou no mapa da cidade, além do seu excelente sistema de busca, podendo-se pesquisar por tipo de comida, preço, almoço ou jantar, localidade, acessibilidade e se o local oferece pratos vegetarianos, veganos ou com ingredientes locais. 

Bom apetite!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!