Visite o museu AGO de graça e quantas vezes quiser!

Se visitar o museu Art Gallery of Ontario (AGO) era um passeio must no seu itinerário, seja pelo acervo de mais de 95 mil peças ou pelo belíssimo prédio em que ocupa, agora ficou mais obrigatório ainda: é de graça (para alguns) e bem mais barato (para todos)!

A partir de 25 de maio, pessoas de até 25 anos de idade poderão visitar o museu de graça. Para os demais visitantes, o valor do ingresso será de C$ 25, porém (não fica triste) é possível adquirir o passe anual no valor de C$ 35, que dá direito a visitas ilimitadas ao museu, incluindo exibições temporárias. Não deu tempo de ver tudo? Volta no outro dia e no outro e no outro, sem problemas.

A iniciativa faz parte de um experimento de um ano, na intenção de atrair o público mais jovem, o que também inclui o lançamento de uma festa para todas as idades e de duração de um dia inteiro. Batizada de AGO All Hours, está programada para ocorrer três vezes ao ano, com a primeira festa abrindo a nova fase do museu, no sábado, 25, das 10h à 1 da manhã.

Na programação, atividades para toda a família: de aulas de pintura, confecção de máscaras (com carinha de raccoon, os temidos guaxinins de Toronto) e artesanato com materiais variados para as crianças, do lado de dentro do museu, a piquenique e aulas de dança, do lado de fora dele. Para os adultos, aula de pintura com degustação de vinho e música ao vivo, até o raiar do outro dia, entre outras atrações.

Café e sorvete serão oferecidos na entrada do museu, das 11h às 16h. No restaurante do museu, o AGO Bistro, drinques e cardápio especiais para o evento. No caféAGO (subsolo), crianças de até cinco anos comem de graça, o que se tornará norma a partir deste dia. Aberto até às 18h.

Na Galleria Italia e no espaço Gallery School, bares pop-up de vinho e cerveja, funcionando à tarde até o final da noite.

A entrada para a festa AGO All Hours está inclusa no preço do ingresso para o museu.

Em dia de festa ou não, uma visita ao AGO merece um dia inteiro, pelo tamanho do acervo, facilidades e sua localização: o museu tem como vizinho o caótico e colorido bairro Chinatown, mas não dá para passar batido por ele: sua fachada gigantesca, projetada pelo mega-arquiteto Frank Gehry, lembra uma grande embarcação que parece flutuar no ar; ocupando um quarteirão inteiro da rua Dundas Street West, virou um marco arquitetônico da cidade.

Do lado de dentro também dá um show de estilo, com a escadaria-escultura Baroque Stair, outra obra de Gehry, construída num espiral de curvas perfeitas, difícil acreditar que seja feita toda em madeira. Suba por toda sua extensão, começando do átrio principal, passando por alguns segmentos que extrapolam os parâmetros do prédio, até chegar no último lance, que nos presenteia com uma vista privilegiada da cidade.

Com acervo eclético e diverso, o museu AGO tem a maior coleção de arte inuíte do mundo (povo que vive nas regiões árticas do Canadá e está entre os primeiros habitantes do país), obras permanentes de Picasso, Monet e Van Gogh a uma vasta coleção do Grupo dos Sete, além de uma coleção contemporânea de fotografias com obras de artistas emergentes e consagrados, como: os americanos Garry Winogrand e Diane Arbus.

Em termos de acervo, a grande novidade para este ano é a adição da sala de espelhos infinitos Infinity Mirrored à lista de aquisições permanentes do museu, assinada pela artista japonesa Yayoi Kusama, criadora deste estilo de arte.

Reserve um bom tempo para passear pela loja de suvenires, shopAGO com um acervo tão bacana tanto do próprio AGO. Para comer, o museu conta com restaurante próprio, o AGO Bistro, cafeteria no subsolo (caféAGO) e o café Galleria Italia, no segundo andar do prédio, que funciona dentro da enorme fachada “flutuante” de vidro do museu.

AGO (Art Gallery of Ontario)

317 Dundas Street West, metrô St. Patrick

Horários: às terças e quintas-feiras, das 10:30h às 17h; quartas e sextas-feiras, das 10:30h às 21h, sábados e domingos, das 10:30h às 17:30h.

PREÇOS ATÉ O DIA 24 DE MAIO

Adultos: C$ 19,50/C$ 25 (incluindo exibições temporárias); Acima de 65 anos: C$ 16/C$ 21,50; Estudantes, crianças e jovens entre 6 a 17 anos: C$ 11/C$16,50. Gratuito, diariamente, para crianças de até 5 anos de idade. Entrada gratuita para todas as idades às quartas-feiras, a partir das 18 horas (continuará valendo a partir de 25 de maio, também).

Bom Passeio e Boa Festa!

Fotos: Alessandra Cayley

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!