Seu guia para o melhor fim de ano em Toronto!

Passar as festas de Natal e Ano-Novo em outro país é sensacional mas, como muitas atrações e comércio fecham em datas-chave, não planejando direito, pode bater o desespero: e agora, o que fazer? Não se preocupe; por aqui, você não passa esse perrengue!

Foi pensando nisso que fizemos este post, completinho, com o que fazer nos dias de feriado em Toronto, a partir de 25 de dezembro. Agora, fôlego, é com você!

25 de dezembro – Christmas Day

Allan Gardens Conservatory – Conheça o show de flores de um dos parques mais antigos de Toronto. Em sua icônica estufa com cúpula de vidro brilhante moram milhares de plantas e flores das mais diversas partes do mundo, com decoração especial para as festas de final de ano, incluindo mais de 30 variedades de poinsétia ou flor do Natal. Até 9 de janeiro. Das 10h às 17h. 19 Horticultural Ave. Gratuito.

CN Tower – Visite a atração mais popular de Toronto em pleno dia de Natal. Das 9h às 18h, sem serviço de restaurante. Aberta, também, dia 31 de dezembro (das 9h às 23h) e 1º de janeiro, das 10h às 22:30h; Ingressos a partir de C$ 35 (Adultos); 290 Bremner Blvd, metrô Union.

O Ripley’s Aquarium, no pé da torre, também estará aberto durante as festas de fim de ano, incluindo o dia 25 de dezembro, das 9h às 23h. Só uma dica: o lugar, normalmente lotado, fica mais cheio ainda em dias de feriado. Chegue cedo para aproveitar melhor o passeio. Ingressos a partir de C$ 32 (adultos).

Patinar no gelo – Toronto oferece mais de 100 pistas de patinação no gelo. Enquanto as indoor estarão fechadas dias 25 e 26 de dezembro e 1º de janeiro, as outdoor não fecham durante as festas de fim ano (exceção quando as condições climáticas não favorecem seu funcionamento). Uma das mais populares é a do Nathan Phillips Square, espaço na frente do City Hall, a prefeitura da cidade, virando balada no gelo durante a festa oficial de Revéillon da cidade. Gratuito, com aluguel de patins no local. 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode.

Roundhouse Rec Room – A cervejaria vizinha pode estar fechada, mas o mega complexo de entretenimento estará aberto dia 25 de dezembro. Com videogames, realidade virtual, fliperamas, mesas de pingue-pongue e bilhar, dos Natais de ontem e de hoje. Das 14h às 23h; 255 Bremner Blvd (do outro lado da rua à entrada principal da CN Tower)

Tobogãs – As chances de um White Christmas (Natal Branco) ou seja, com neve nas ruas, parecem não ser muito boas para este ano mas, se rolar, que tal gastar as calorias da ceia de Natal escorregando nos morros da cidade? Lugar é que não falta. Aqui, uma lista dos parques com condições para tobogã, além de dicas de segurança. Um dos mais populares é o Riverdale Park East, com caídas perfeitas e uma das vistas mais lindas de Toronto. Próximo às avenidas Danforth Ave e Broadview Ave; estação de metrô mais próxima: Broadview Station. De lá, pegue o bonde 502 ou 504 sentido sul.

26 de dezembro – Boxing Day

Boxing Day é o termo utilizado em diversos países anglófonos para designar um tradicional feriado secular comemorado em 26 de dezembro, um dia após o dia de Natal. Uma das explicações para a data é que, há muito tempo atrás, os patrões davam presentes aos seus empregados, dentro de uma caixa, um dia após o Natal. Daí a origem do nome “Boxing Day”.

Hoje, o feriado é puramente comercial, aos moldes do Black Friday, quando o comércio liquida suas mercadorias a preços bem menores do valor original. Espere o mesmo tipo de movimento nas lojas e shoppings, em Toronto, na mesma proporção do que acontece durante o Black Friday. Detalhe: os Estados Unidos não comemoram a data.

Além dos shoppings (lista do no final do post, com todos os horários para o período de fim de ano), veja o que abre no dia:

ROM – O museu Royal Ontario Museum estará funcionando em esquema de férias, com programação especial para a criançada, além de três exposições temporárias: Spiders: Fears and Fascination, Zuul: Life of an Armoured Dinosaur e Wildlife Photographer of the Year. Das 10h às 19h. Aberto também, dia 31 de dezembro, das 10h às 17:30h e 1º de janeiro, das 10h às 17h. Ingressos a partir de $20. 100 Queens Park, metrô Museum.

The Beer Store – A loja de cervejas estará com 100 de suas unidades abertas neste dia.

Toronto Zoo – O zoológico da cidade estará aberto, com promoção de ingressos pela metade do preço para o dia. Das 9:30h às 16:30h; Ingressos a partir de C$ 23 (Adultos); 361A Old Finch Avenue.

31 de dezembro – New Year’s Eve

Festa da Virada – A festa de Revéillon oficial de Toronto acontece na frente de sua prefeitura (City Hall). Assim como no Brasil, mas um pouco mais comedida, a noite da virada tem festa com shows ao vivo e fogos de artifício. Diferente do Brasil, ela tem um animado rinque de patinação no gelo, com DJs embalando o passo de quem se arrisca a entrar na festa da pista mais popular da cidade. Tudo gratuito. Pode ir de branco, mas agasalhe-se muito, mas muito bem mesmo. Não tem patins? Sem problema. Alugue um por lá mesmo, entre no clima e reze para nevar, para fazer do seu Réveillon 2018 uma cena perfeita de filme de Hollywood. A partir das 20h; Gratuito; Nathan Phillips Square, 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode.

Passeios de barco  – Não dá para pular as sete ondas nas águas congeladas do lago Ontário no final do ano, mas ainda dá para passar o Réveillon no “mar”, ou algo assim. As principais companhias de cruzeiros locais oferecem passeios especiais para o dia 31 de dezembro, com opções de coquetel e jantar, além da vista maravilhosa do skyline de Toronto, todo iluminado para a virada. Para maiores de 19 anos. Mariposa Cruises e Jubilee Queen Cruises

1º de janeiro – New Year’s Day

Polar Bear Dip – Para começar o ano bem desperto: que tal um mergulho nas águas geladas do lago Ontário, só com roupa de praia, em pleno inverno canadense? É o chamado Polar Bear Dip, evento que ocorre há anos, sempre no dia 1º de janeiro, com o intuito de arrecadar fundos para ONGs locais. Em Toronto, o evento ocorre na praia Sunnyside Beach, na vizinhança conhecida como The Beaches, extremo leste da cidade. É gratuito e qualquer um pode participar. Se não der coragem, pode ir só par assistir. A partir das 10:30h (cadastramento prévio online e no local, no dia do evento, a partir das 10:30h).

(Fique de olho na página do Facebook deles para eventual cancelamento do evento em caso de condições desfavoráveis do tempo. Em 2018, foi a primeira vez que isto aconteceu porque as temperaturas caíram drasticamente).

Skiing e snowboarding – E quem sabia que dá para esquiar e praticar snowboard em plena Toronto? A cidade tem dois locais para a prática desses esportes, com uma temporada que vai de janeiro a março (sujeito à alteração dependendo das condições climáticas e acúmulo de neve no solo). Oferece aulas nos dois endereços.

Shoppings:

Dufferin Mall (900 Dufferin Street, metrô Dufferin)

  • 24 de dezembro (Christmas Eve) – Das 9h às 17:30h
  • 25 de dezembro (Christmas Day) – Fechado
  • 26 de dezembro (Boxing Day) – Das 9h às 22h
  • 31 de dezembro (New Year’s Eve) – Das 9:30h às 17:30h
  • 1 de janeiro (New Year’s Day) – Fechado

Eaton Centre (220 Yonge Street, metrô Queen)

  • 24 de dezembro (Christmas Eve) – Das 9h às 18h
  • 25 de dezembro (Christmas Day) – Fechado
  • 26 de dezembro (Boxing Day) – Das 7h às 21:30h
  • 31 de dezembro (New Year’s Eve) – Das 9h às 18h
  • 1 de janeiro (New Year’s Day) – Do meio-dia às 19h

Vaughan Mills Outlet Mall (1 Bass Pro Mills Dr)

  • 24 de dezembro (Christmas Eve) – Das 9h às 18h
  • 25 de dezembro (Christmas Day) – Fechado
  • 26 de dezembro (Boxing Day) – Das 7h às 21h
  • 31 de dezembro (New Year’s Eve) – Das 10h às 18h
  • 1 de janeiro (New Year’s Day) – Das 10h às 19h

Yorkdale Mall (3401 Dufferin Street, metrô Yorkdale)

  • 24 de dezembro (Christmas Eve) – Das 10h às 18h
  • 25 de dezembro (Christmas Day) – Fechado
  • 26 de dezembro (Boxing Day) – Das 8h às 23h
  • 31 de dezembro (New Year’s Eve) – Das 10h às 18h
  • 1 de janeiro (New Year’s Day) – Fechado

Bom saber:

O TTC, transporte coletivo da cidade, estará operando em esquema de feriado em alguns dias durante as festas de fim de ano:

  • De 22 de dezembro a 6 de janeiro, o TTC Weekend Day Pass estará valendo também para os dias da semana do período. A C$ 12,50, vale para um dia inteiro até às 5:30h do dia seguinte. Pode se usado por 1 adulto e até 5 crianças (até 19 anos de idade) ou 2 adultos e 4 crianças (até 19 anos de idade) ou 2 adultos. Crianças de até 12 anos de idade não pagam passagem.
  • Na véspera de Ano-Novo, o transporte público será gratuito, a partir das 19h do dia 31 de dezembro até às 7h de 1º janeiro de 2019.

Consulte o site oficial para maiores detalhes: http://www.ttc.ca.

Um Feliz Natal e Próspero Ano-Novo!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!