Porque setembro é um dos melhores meses para visitar Toronto

Setembro é um mês pra lá de especial, no Canadá, quando duas das mais aguardadas estações do ano se encontram: o verão, despedindo-se, e o outono, chegando, com suas cores espetaculares, alterando a paisagem e o modo como passeamos e curtimos Toronto.

Saem as roupas leves, entram o vestir-se em camadas. Nada de sangria; ao invés, coquetéis mais pesados e muito chocolate quente. Mas, como o outono só chega no dia 22, ainda dá para curtir o melhor dos dois mundos num só mês!

2 de setembro

Labour Day – Feriado emblemático para os canadenses, comemorado na primeira segunda-feira do mês. Marca o final não oficial do verão e início do ano letivo. Também é o último dia do parque CNE, que termina com um belíssimo show aéreo. Serviços como: repartições públicas, bibliotecas, bancos e correios não funcionam neste dia, assim como as lojas de bebidas LCBO. Já algumas das localidades da rede Beer Store estarão abertas neste feriado, pela primeira vez na história.

O TTC (transporte público) irá funcionar em esquema especial de feriado, o que significa que irá operar com os horários de domingo. A maioria dos mercados estará fechada e apenas alguns shoppings abrirão nesta segunda-feira, dia 2, como: o popular CF Eaton Centre, no quarteirão Yonge-Dundas Square, o Toronto Premium Outlets, na cidade Halton Hills, e o Vaughan Mills, no subúrbio de mesmo nome, ao norte de Toronto. Atrações que funcionarão no feriado de Labour Day: Bata Shoe Museum, Black Creek Pioneer Village, Casa Loma, Gardiner Museum, Hockey Hall of Fame, Museum of IllusionsOntario Science Centre, Royal Ontario Museum (ROM), Toronto Zoo e o parque de diversões Canada’s Wonderland, com queima de fogos em comemoração ao feriado, no domingo, 1, às 22 horas.

2 de setembro

Brewer’s Backyard – Festival de cervejas artesanais, produzidas localmente, e com uma seleção de comidinhas de food trucks para acompanhar, no pavilhão de eventos do belíssimo complexo de entretenimento Evergreen Brick Works, rodeado de verde e calmaria, apesar da localização, à beira da movimentada rodovia DVP (Don Valley Parkway). Qualquer cerveja a C$ 6 na primeira hora do evento, entrada gratuita e para toda as idades – pode levar a família, tem bastante lugar pra criançada brincar e correr. 550 Bayview Avenue, com estacionamento no local, traslado saindo da estação Broadview ou de ônibus, linha #28 Bayview South, saindo da estação de metrô Davisville; Horário: das 11h às 17h; Gratuito.

5 a 15 de setembro

TIFF – O Toronto International Film Festival é o mais importante festival de cinema da América do Norte depois do Oscar, o que explica o fato de ser, também, um dos eventos mais aguardados do ano, por aqui.

Sua casa é o TIFF Bell Lightbox, o centro cultural em forma de um imenso cubo de vidro de 45 mil metros quadrados, construído no coração do Entertainment District, em 2010 (mas as apresentações não acontecem só ali).

São 11 dias em que Toronto transforma-se numa mini-Hollywood, com estrelas de todas as magnitudes desfilando na cidade.

O Brasil terá nove representações na edição do TIFF deste ano, entre longas, curtas e colaborações especiais, incluindo a produção para a Netflix, Os Dois Papas, dirigida por Fernando Meirelles. O filme é baseado nas interações do então Papa Bento 16 (Anthony Hopkins), antes de sua renúncia, com seu sucessor, o cardeal Jorge Mario Bergoglio (Jonathan Price), o Papa Francisco.

Os ingressos para o festival estarão a venda a partir de 2 de setembro, às 10h, pelo site, no aplicativo do festival, por telefone (416) 599-TIFF e 1-888-599-8433 ou nas bilheterias do TIFF Bell Lightbox: 225 King Street West.

6 a 8 de setembro

Vegan Food Fest – Maior festival vegano gratuito da América do Norte, com três dias de duração e a participação de dezenas de expositores. Na programação, aulas de culinária, degustações, workshops e até aulas de ioga. Harbourfront Centre; Sexta-feira, 6, das 16h às 21h, Sábado, das 12 às 21h e Domingo, das 12h às 19h; 235 Queens Quay West; Gratuito.

15 de setembro

Open Streets Toronto – Repeteco do que já ocorreu em agosto, quando um trecho da famosa e movimentada Yonge Street e arredores se fecham para os carros e se abrem para os pedestres. Movimento inspirado na Ciclovia, de Medellin, na Colombia. Vale andar, correr, pedalar, dançar, se exercitar ou não fazer nada. O importante é ocupar este espaço destinado aos veículos e ter uma visão diferenciada do que o cerca. Ao todo, são 10 quilômetros de ruas do centro de Toronto (na região do quarteirão Yonge-Dundas Square) destinadas para o Open Streets TO. Domingo, das 10h às 14h; gratuito.

15 de setembro

Toronto Garlic Festival – Alho como suvenir de Toronto? Ao menos, vai ser inesquecível e inusitado! Neste festival gastronômico, dá para comer, beber e aprender sobre um dos condimentos mais famosos e controversos do mundo. E também levar vários tipos deles para casa, produzidos nas fazendas da província. Visite uma delas, ali mesmo, durante o festival, utilizando um óculos de realidade virtual. Artscape Wychwood Barns; das 9h às 17h; Ingressos C$ 5 (grátis para crianças de até 12 anos de idade); 601 Christie Street (próximo à St Clair Ave West).

22 de setembro 

The Word on the Street – Imagine uma livraria gigantesca, ao ar livre, com o melhor da literatura canadense ao seu dispor, com sessões de autógrafos, palestras e discussões sobre o mundo das letras. Assim é o festival anual The Word on the Street. Evento para toda a família, com livros para crianças de todas as idades, além de espaço para artesanato, brincadeiras e contação de estórias. Domingo, das 10h às 17h, Harbourfront Centre, 235 Queens Quay West, gratuito.

26 a 28 setembro

Toronto Oktoberfest – Diz a lenda que a festa germânica Oktoberfest teve origem em 1812, com o casamento do príncipe Ludwig da Baviera com a princesa Teresa de Saxony-Hildburghausen. Contrariando as tradições da época, o casal convidou todo o povo comum de Munique para as festividades, que duraram cinco dias, em frente aos portões da cidade, agora chamados de Theresienwiese (Prado de Teresa).

Hoje em dia, a Oktoberfest de Toronto dura apenas três dias, mas é uma das maiores festas das tradições da Baviera no Canadá, com muita dança, música, comida típica e, claro, cerveja. Quinta-feira, 26, das18h às 23:30h, somente para maiores de 19 anos, ingressos a partir de C$ 20; Sexta-feira, 27, das 18h às 23:30h, somente para maiores de 19 anos, ingressos a partir de C$ 26;  Sábado, 28, com duas sessões: das 12h às 16:30h, para todas as idades, ingressos a partir de C$ 20 e das 18:30h às 23:30h, para maiores de 19 anos, ingressos a partir de C$ 30. Ontario Place, 955 Lake Shore Boulevard West. 

Foto de abertura: TIFF Divulgação, por Mike Windle/Getty Images

Divirta-se!