Segredo de local: 11 lugares incríveis para comer pizza em Toronto

Ninguém vem para Toronto só para comer pizza, mas ninguém deveria sair de Toronto sem comer pizza. Fazendo jus à diversidade gastronômica que a faz conhecida, a cidade oferece um sem fim de opções de pizzarias e estilos de crostas e recheios, com criações daqui e do mundo: de pizzas de “queijo” à base de castanhas, quadradas, como as de Detroit, até de Big Mac e, claro, às famosas de Nova York.

Bar Mercurio – Nada se compara à pizza deste elegante bistrô italiano, situado do outro lado da rua ao museu Bata Shoe, em Yorkville. Fina e crocante, com massa feita a partir de uma moagem especial de farinhas de grãos integrais, o que dá uma textura e sabor inigualáveis à redonda. Segredo de local, lota nos finais de semana; melhor fazer reserva se não quiser ouvir um “Sorry” ao pedir por uma mesa. 270 Bloor Street West, 416-960-3877.

Bitondo’s Pizzeria – A fachada batida desta pizzaria no bairro Little Italy já viu dias melhores e, uma vez dentro, não espere frescuras. Mas o lugar é uma instituição na cidade para uma das melhores fatias do clássico pepperoni e queijo muçarela que você já experimentou, sabor favorito de 10 entre 10 canadenses. 11 Clinton St., 416-533-4101, não tem website.

Descendant Pizza – Este é o lugar para comer as famosas pizzas quadradas no estilo de Detroit, sem sair de Toronto. Vá de Soppressata Marmalade, o sabor carro-chefe da casa. Inspirada no famoso Roberta’s, de Nova York, coberta com salame, aninhados numa mistura de queijos muçarela e caciocavallo (queijo a cavalo) defumado. Para finalizar, um fiozinho de mel temperado com óleo de chilli e manjericão. 1168 Queen Street East, 647-347-1168.

Forno Cultura – Marca queridinha dos locais, por seus biscoitos italianos caseiros, não desaponta com sua pizza de estilo romano, coberta com um mix de cogumelos cremini, portobello e porcini, tudo sobre uma generosa camada de gorgonzola. Vendida em pedaços, cortados na hora. 609 King Street West, 416-603-8305.

General Assembly – O chef Cale-Elliot desenvolveu suas receitas em parceria com Anthony Falco, o guru das pizzas do restaurante-celebridade Roberta’s, em Nova York. A parceria deu certo: no forno, pizzas criativas e cheias de surpresas, como a Sergeant Pepe: pizza branca, coberta com queijos parmesão, muçarela e o sofisticado taleggio, elevando o nível da redonda. 331 Adelaide Street West, não tem telefone.

Maker Pizza – Não sabe se come um Big Mac ou uma pizza? Vai com os dois: a opção Return of the Mac deles leva todos os ingredientes do clássico sanduíche: carne moída, alface, queijo cheddar, molho especial, cebola, picles, numa crosta com gergelim (lembrou da música?). 59 Cameron Street, 416-782-2000.

View this post on Instagram

Incognito.

A post shared by MAKER (@makerpizza) on

North of Brooklyn – Como o nome já diz, esta pizzaria foi inspirada nas famosas pizzas finas e crocantes do bairro nova-iorquino, com direito ao sabor mais popular delas, a de queijo, no cardápio. Com vários endereços pela cidade, alguns com poucas mesas, no estilo entrega e compra de fatias no balcão, para comer ali ou levar (650 Queen Street West, 647-352-5700) e outros com ambiente de restaurante, para ir de turma (Greater Good Bar, 229 Geary Avenue, bairro The Junction, 647-929-9500).

View this post on Instagram

Wakey wakey

A post shared by North of Brooklyn Pizzeria (@northofbrooklyn) on

Pizzeria Libretto – Um dos mais tradicionais restaurantes para pizzas de estilo napolitano de Toronto, tem clientela leal, que vai lá pela pizza, tostadas em fornos à lenha vindos diretamente de Napóles, pela cartela de vinhos enxuta mas eficiente, e pelo ambiente, sempre agradável e acolhedor. Oferece opções de massa livres de glúten, lactose, vegetarianas e veganas. Com vários endereços pela cidade, sendo a unidade da Queen West (221 Ossington Avenue, 416-532-8000) a mais hipster e movimentada (para ir de casal ou com amigos) e a do bairro grego (550 Danforth Avenue, 416-466-0400), que aceita reservas, preferida das famílias com crianças.

Planta – Se você não se atentar ao fato de que todos os pratos deste restaurante classudo de Yorkville são veganos, não vai acreditar que a muçarela da pizza deles, feita à base de castanhas, de queijo não tem nada. Não deixe de experimentar os deliciosos coquetéis, feitos de legumes e frutas, e batizados com nomes divertidos, como: 18 Carrot e Beauty & The Beet. 1221 Bay Street, 647-348-7000.

View this post on Instagram

pizza today, salad tomorrow.

A post shared by Planta (@plantatoronto) on

Queen Margherita – O nome desta tradicional pizzaria de Toronto é em homenagem à rainha Margherita Maria Teresa Giovanna, que viveu na Itália durante o reinado do rei Umberto I, no século 19. Numa visita à Napóles, um pizzaiolo da cidade haveria feito três tipos diferentes de pizzas à família real. A favorita de Margherita foi a que representava a bandeira italiana, com folhas de  manjericão verde, queijo branco e molho de tomate vermelho. Daí o nome, pizza margherita, como a conhecemos hoje. A versão deles, de massa fina e crocante, sai borbulhando do forno à lenha que nunca é desligado. Querendo diversificar, aposte na Gio Oldschool, que leva queijo Fior di Latte, tomate cereja, rúcula e prosciutto de parma. Com três endereços na cidade, em Leslieville (416) 466-6555, Dundas West (772 Dundas Street West, 647-748-4666) e Baby Point (785 Annette St, 647-345-4466).

Vesuvio Pizzeria and Spaghetti House – Foi a família Pugliese quem trouxe para Toronto a autêntica pizza nova-iorquina, quando o estilo ainda era novidade por aqui, nos idos de 1950. E pouca coisa mudou desde então, com o comando deste restaurante no lado oeste da cidade passando de geração para geração, assim como a receita original das pizzas e massas que o fizeram uma instituição da cidade. 3010 Dundas Street West, 416-763-4191. 


Bom Apetite!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!