7 Pistas de patinação no gelo para você conhecer em Toronto

Visitar Toronto no inverno e não patinar no gelo numa de suas pistas ao ar livre é o mesmo que ir para Paris e nem passar perto da torre Eiffel, conhecer o Rio de Janeiro mas não ver o Cristo Redentor ou visitar a Itália e não comer pizza. Tem que fazer, é parte imprescindível do programa e uma das experiências urbanas mais mágicas que se pode ter durante a estação.

Toronto conta com mais de 50 rinques outdoor de patinação; número que vem aumentando, com a cidade ganhando pistas cada vez mais cênicas e pitorescas, a cada ano. Cada uma com sua particularidade, mas todas de acesso gratuito: é só chegar com seus patins e começar a brincar. Algumas – normalmente, as mais populares e próximas do centro – promovem “baladas no gelo” aos finais de semana, comandadas por DJs locais, para qualquer idade e com muita animação.

Na falta de patins, habilidade para patinar ou os dois, pegue um par no serviço de aluguel da pista e participe de uma aula coletiva de graça, com monitores experientes e prestativos. Só não deixe de aproveitar, porque a temporada de patinação no gelo acaba junto com o inverno, na terceira semana de março.

Aqui, as mais novas, populares, cênicas, ou tudo isso junto, para o seu itinerário:

Até 22 de março

Evergreen Brick Works – A pista de patinação do que era, até há um tempo, segredo de local de um dos mais encantadores complexos de entretenimento da cidade, só completa o charme do lugar, funcionando num dos galpões da antiga olaria que os abriga. Reaberta depois de uma mega reforma, no ano passado, ganhou telhado vazado, que deixa os raios do sol entrar, um jardinzinho ao centro e uma praça de alimentação coberta, com barraquinhas de comidas diversas (incluindo churros) e chocolate quente, pra aquecer depois da brincadeira.

Entrada gratuita, com aluguel de patins a C$ 5. Crianças de até 6 anos deverão usar capacete de hóquei aprovado pela CSA (Canadian Standards Association), disponíveis, gratuitamente. Horários: sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. 550 Bayview Ave (às margens da rodovia Don Valley Park). Com estacionamento limitado no local. Prefira o traslado gratuito, saindo da estação de metrô Broadview ou o ônibus 28 Bayview, saindo da estação de metrô Davisville. 416-596-1495 x405.

Nathan Phillips Square – Se patinar é atividade que não deve faltar no itinerário quando em Toronto durante o inverno, patinar no rinque desta praça, então, chega a ser obrigatório. Funcionando no que é uma fonte, durante o verão, sob arcos iluminados, é cercada pela moderna estrutura da prefeitura atual, o imponente prédio histórico da anterior, além do notório letreiro TORONTO, fazendo-se um dos espaços mais conhecidos da cidade, também um dos rinques mais cênicos. Não por acaso, lota aos finais de semana (quando ocorrem as festas na pista embaladas por DJs, às sextas-feiras e sábados, das 19h às 22h). Passe por lá na semana, à noite, se quiser menos agitação e uma aula de patinação gratuita (às terças-feiras, das 19h às 21h) ou na hora do almoço. Na programação deste ano, almoço com música de segunda à sexta-feira e o Sunday Fun Day, domingo com música e jogos para a família, das 11h às 14h. Aluguel de patins no local, a C$ 10 dólares (adulto) e C$ 5 (crianças), por duas horas. 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode. 647-380-1921. 

Natrel Rink– Uma das pistas de patinação no gelo mais tradicionais da cidade, com mais de 30 anos de existência, também com uma das vistas mais lindas, situada na beira do lago Ontário, parte do Harbourfront Centre. Com balada comandada por DJs, todos os sábados, a partir de 14 de dezembro, das 20h às 23h, até 15 de fevereiro. De domingo a quinta-feira, das 10h às 22h, sextas-feiras e sábados, das 10h às 23h. Aluguel de patins a C$ 8 (jovens e crianças de até 17 anos) e C$ 13 (adultos). Harbourfront Centre, 235 Queens Quay West, streetcars (bondes) linhas 509 Harbourfront ou 510 Spadina. 416-954-9866.

Até 31 de dezembro

Canada’s Wonderland Winterfest – O maior parque de diversões do Canadá costuma funcionar somente durante os meses quentes. Mas, este ano, quebrou a regra e arrasou: desde a decoração especial para as festas de fim de ano, com o parque todo iluminado, incluindo a icônica cascata da Montanha Encantada, a mercados natalinos com gostosuras de dar água na boca e uma pista de patinação no gelo tipo cenário de filme, funcionando sobre o lago artificial Snow Flake, cercada de luzes e lotada de gente bonita, patinando ao som de cantigas clássicas de Natal. Um sonho. 1 Canada’s Wonderland Drive, Vaughan; Aos finais de semana; dias e horários variados; Ingressos: a partir de C$ 22, entrada gratuita para crianças de até 2 anos de idade; aluguel de patins à C$ 11, para qualquer idade. 905-832-8131.

Até 5 de janeiro

Ontario Place – A pista de patinação no gelo do complexo de entretenimento Ontario Place funciona a céu aberto, mas não depende do tempo para funcionar, por ser feita de material sintético. Parte do festival de inverno Aurora Winter Festival, com o lago Ontário ao fundo e as luzes da cidade ao redor, é cena de filme pura. Ontario Place, 955 Lake Shore Boulevard West; Horários do festival: dias da semana, das 16h às 22h, sábados e domingos, das 14h às 22h (veja exceções, aqui). Ingressos, agendados online: C$ 17,99 (adultos), C$ 12,99 (adultos acima de 65 anos e crianças entre 4 a 12 anos de idade), C$ 49,99 (Ingresso-Família para 2 adultos e 2 crianças), gratuito para crianças de até 3 anos de idade. Aluguel de patins, C$ 7, para qualquer idade.

De 20 de dezembro a 17 de fevereiro

The Bentway Skate Trail– Trilha de patinação em forma de oito, inaugurada no início de 2018, funcionando debaixo do elevado Gardiner Expressway, uma das mais importantes e movimentadas vias expressas de Toronto. Com festas embaladas por DJs às sextas-feiras, equipamentos e aulas de patinação gratuitos, toda quinta-feira. Quando a fome e o frio baterem, se aqueça nas estações climatizadas, saboreando um café ou chocolate quente, na versão original ou “batizados” com bebidas alcoólicas (somente para maiores de 19 anos). Funcionamento: de 20 de dezembro a 5 de janeiro: diariamente, das 12h às 19h; de 6 de janeiro a 17 de fevereiro: de segunda à sexta-feira, das 17h às 21h, sábados e domingos, das 12h às 21h. Aulas cortesia, todas as quintas-feiras, às 18h (crianças) e às 19h (adultos). Aluguel de patins (por duas horas): C$ 5 (para crianças de até 12 anos) e C$ 10 (acima de 13 anos de idade), gratuito às quintas-feiras. 250 Fort York Blvd., ao lado do Fort York National Historic Site.  416-304-0222.

Até 4 de janeiro

Union Holiday – Tem uns minutinhos antes de pegar o trem? Aproveita pra dar uma patinada na mais nova pista de patinação no gelo outdoor de Toronto, instalada na frente da estação mais popular e movimentada de Toronto, a Union Station. Com shows ao vivo, patins, acessórios e aulas de patinação totalmente gratuitos. Aberta todos os dias da semana (dependendo da condição do tempo), só fechando no dia de Natal. 65 Front Street West; Horários: de segundas à sextas-feiras, das 11h às 19h, sábados e domingos, das 11h às 21h.

Importante: Agasalhe-se bem para que a curtição não tenha que acabar mais cedo e fique atento à previsão do tempo: todos os horários acima estão sujeitos à mudanças, dependendo das condições climáticas. Na dúvida, ligue ou cheque as mídias sociais das atrações para saber se estão abertas.

Bom Passeio e Boa Patinação!