Onde ver as decorações de final de ano em Toronto

No inverno, anoitece cedo em Toronto. Lá pelas 5 da tarde, já está tudo escuro.

Ainda bem, porque temos mais horas para…dormir? Que nada! Para aproveitar os winter light festivals, ou festival de luzes, mais numerosos e populares, a cada ano. Sem contar a decoração de Natal das casas, tão espetaculares quanto os eventos privados.

E não precisa muito pra se divertir: uma volta de carro pela cidade e já dá para encher os olhos com a beleza das ruas, árvores, fachadas de casas e prédios, todos iluminados para as festas de ano ou simplesmente para celebrar o inverno, literalmente, jogando uma luz no breu que a estação nos traz.

Até 22 de dezembro

Toronto Christmas Market – O mercado de Natal mais charmoso de Toronto nos remete aos mercados europeus, que existem desde o século XV. Realizado, anualmente, no não menos charmoso Distillery Historic District, numa harmonia de estilo tão perfeita que parece que um foi construído especialmente para o outro. Horários: às terças, quartas e quintas-feiras, das 12h às 21h, sextas e sábados, das 12h às 22h e aos domingos, das 10h às 21h. Fechado às segundas-feiras. A entrada para o mercado é gratuita nos dias da semana. Ingressos: a partir de C$ 8, cobrados somente nos finais de semana a partir das 18h de sexta-feira. Vendidos online ou nas bilheterias do evento, em quantidades limitadas, para visitas no mesmo dia. Crianças de até 5 anos de idade entram de graça, mas ainda necessitam de ingressos. 9 Trinity Street.

Até 23 de dezembro

Fair in the Square – Em Toronto, é no espaço Nathan Phillips Square onde tudo acontece. Sendo assim, ele não poderia ficar de fora quando o assunto é festividades de final de ano. Nos moldes dos tradicionais mercados europeus, o Fair in the Square toma conta da frente da prefeitura da cidade no mês de dezembro, com barraquinhas de artesanato, comidinhas e bebidas, além de atrações e atividades para a criançada, como carrossel, xícara maluca e momento selfie com Papai Noel (das 12h às 20h, para fotos gratuitas, com sugestão de doação em prol da ONG Epilepsy Toronto). Feira: Às terças e quintas, das 16h às 22h, sábados e domingos, das 12h às 22h. Fechado às segundas-feiras, exceto dia 23 de novembro, último dia do evento, funcionando do meio-dia às 19h). 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode. Gratuito.

Até 31 de dezembro

Canada’s Wonderland Winterfest – Excepcionalmente aberto durante os meses frios, o maior parque de diversões do Canadá transformou-se no maior reino encantado de inverno! Dentre as 30 atrações especiais para o evento estão: cerimônia diária de iluminação de suas duas árvores de Natal de 15 metros de altura, patinação no gelo no lago Snow Flake, em frente à icônica Montanha Encantada, shows ao vivo, mercado de Natal, a vila do Papai Noel e seus ajudantes e uma cidade da turma do Snoopy. 1 Canada’s Wonderland Drive, Vaughan; Aos finais de semana; dias e horários variados; Ingressos: a partir de C$ 20, entrada gratuita para crianças de até 2 anos de idade.

Yorkville Holiday Lights – Durante todo o mês de dezembro o bairro de Yorkville tem seu parque central, o Village of Yorkville Park, e ruas adjacentes, transformados em um charmoso festival de luzes, em comemoração às festas de ano. Também para deixar o bairro, um dos mais elegantes de Toronto, mais chique ainda , como se precisasse! 115 Cumberland Street, metrô Bay.

View this post on Instagram

‘Tis the season 🎄❄️🎁 #BYTime

A post shared by Bloor-Yorkville (@blooryorkville) on

Até 5 de janeiro

Aurora Winter Festival – Ao menos até janeiro, o complexo de entretenimento Ontario Place também atende pelo nome de “Vila Mágica do Polo Norte”. Agasalhe-se bem e saia para explorar as dezenas de atividades deste festival de inverno, divididas em quatro mundos místicos: o Luminous Garden (Jardim Iluminado), a Whimsical Forest (Floresta Encantada), com sua Vila dos Gnomos onde vivem fadas e personagens encantados, instalações de luzes (com um túnel inspirado no fenômeno da aurora boreal) e, claro, The North Pole, o cantinho do Papai Noel. Também um mercado natalino, pista de patinação e parque de diversões, com um tobogã de mais de 50 metros de comprimento, todo iluminado com luzes LED. Ontario Place, 955 Lake Shore Boulevard West; Horários: dias da semana, das 16h às 22h, sábados e domingos, das 14h às 22h (com exceções, confira no site). Ingressos, agendados online: C$ 17,99 (adultos), C$ 12,99 (adultos acima de 65 anos e crianças entre 4 a 12 anos de idade), C$ 49,99 (Ingresso-Família para 2 adultos e 2 crianças), gratuito para crianças de até 3 anos de idade. 

A Nutcracker Christmas at Casa Loma – O único castelo urbano da América do Norte, construído por Sir Henry Pellatt entre 1911 a 1914, enfeita-se para as festas de fim de ano, oferecendo eventos especiais para o período:

De 16 a 30 de dezembro, das 17h às 21h, do lado de fora, quando seus majestosos jardins ganham iluminação e decoração especial para o Natal. Para este ano, a adição de um mercado natalino e concertos ao ar livre.

Até 5 de janeiro, das 9:30h às 17h, do lado de dentro do castelo, com uma árvore de Natal de mais de 12 metros, shows de mágica e patinação no gelo, além  de atividades para as crianças, como: a oficina do Papai Noel, castelo inflável e decoração de cookies.

Ingressos a C$ 32,49 (adultos entre 18 a 64 anos de idade), C$ 27,32 (adultos a partir de 65 anos e crianças entre 14 a 17 anos de idade) e C$ 22,15 (crianças entre 4 a 13 anos de idade). Crianças até 3 anos não pagam ingresso. Horários especiais: fecha às 17h dia 24 de dezembro, fechando às 17h; fechado no Natal, dia 25 de dezembro. 1 Austin Terrace. 

Casas decoradas

Assim como no Halloween, os torontonianos a-do-ram enfeitar suas casas para a chegada do Natal, com fachadas de casas decoradas que encantam pela beleza e imaginação de seus moradores. Aqui, sugestões de vizinhanças e endereços que vêm fazendo sucesso nos últimos anos:

  • Os casarões em estilo vitoriano da vizinhança próxima ao castelo Casa Loma e os bairros Rosedale e Summerhill;
  • A área do centro conhecida como Financial District;
  • 165 Benjamin Boake Trail – Todos os anos, a família De Sario enfeita sua casa com mais de 50 mil luzinhas coloridas para arrecadar fundos para o hospital Sick Kids;
  • 188 Brock Avenue – Residência da família D’Elia, uma das decorações mais criativas da cidade. Vá à noite, quando as luzes estão acesas;
  • 37 Bertmount Avenue – Conhecida como a “doll house” ou “casa de boneca” é, sem dúvida alguma, a casa mais kitsch de Toronto, com sua fachada coberta por centenas (milhares?) de bonecos, durante o ano todo, com algumas adaptações para datas especiais;
  • Inglewood Drive – Desde 2013, mais conhecida como “a rua dos Papais Noéis” em Toronto. Tudo começou quando um morador resolveu enfeitar a frente da sua casa com um Papai Noel inflável gigante. Os vizinhos gostaram e decidiram fazer o mesmo. O resto é lenda, que ganhou até nome: Wringlewood! Entre St. Clair Avenue East e Rosedale Heights.

Bate-volta imperdível

Até 12 de janeiro

Niagara Winter Festival of Lights – O maior festival de luzes no inverno do Canadá acontece em Niagara Falls, a uma hora de Toronto. São mais de oito quilômetros de uma rota com iluminação especial para a ocasião, desde o parque onde ficam as cataratas até regiões vizinhas, como a graciosa estrada Niagara Parkway, que leva à cidade de Niagara-on-the-Lake (NOTL). Evento gratuito, diariamente, do entardecer até meia-noite.

Foto de capa: Bloor-Yorkville/@thebrunettetravelista IG

Boas Festas!