Onde ver as cores do outono em Toronto

Seria chover no molhado dizer que testemunhar o outono no Canadá é uma experiência inesquecível, mas não tem jeito quando o assunto é esse: a estação que antecede o inverno, com seus vários tons de amarelo, laranja, vermelho é um dos cartões-postais do país e nos deixa de queixo caído ano após ano.

E é um espetáculo democrático, agradando àqueles que gostam de curtir a natureza afastados dos centros urbanos ou no meio deles. A estação, que vai do final de setembro ao fim de dezembro, confere um charme extra a Toronto, com a tonalidade de seus prédios antigos em estilo vitoriano mesclando perfeitamente com as nuances da estação, criando cenários surreais, coisa de filme mesmo.

De temperaturas amenas, o outono é a estação perfeita para explorar a cidade a pé. Saia por aí e maravilhe-se com o colorido intenso das folhas ainda nas árvores, refletindo sob a luz do sol. Procure a folha de maple perfeita no chão para levar de souvenir, por entre as milhares delas que forram a cidade. Caminhe por elas só para ouvir o estalado gostoso quando pisamos nas mais sequinhas. Se a vergonha permitir, faça como as crianças: arranje uma grande pilha de folhas e se jogue no meio!

Só não marque bobeira: o espetáculo dura pouco, podendo mudar de um dia para outro, dependendo da quantidade de chuva ou vento que tivermos. Portanto, nada de deixar aquela foto para outro dia!

Há beleza em todo os cantos da cidade, nesta época do ano, mas separamos alguns locais imperdíveis para você:

Casa Loma – Os majestosos jardins do único castelo urbano da América do Norte ficam ainda mais encantadores durante esta época do ano. Suba até o topo da torre para uma vista privilegiada de Toronto com as cores da estação.

High Park – Fotografe o famoso jardim em forma de folha de maple, agora em tons de outono, no parque mais popular da cidade.

Riverdale Farm – Incrustada no meio do burburinho urbano, na charmosa vizinhança de Cabbagetown, esta mini-fazenda é diversão garantida para a criançada e cenário para fotos e Stories dos adultos. Entrada gratuita.

Evergreen Brick Works – Às margens da rodovia Don Valley Parkway (DVP), já foi a maior olaria do país; abandonada por anos, a construção foi revitalizada e hoje é um charmoso complexo de entretenimento, com trilhas, lago e muito verde. O trajeto para se chegar até lá já é um passeio em si mesmo, com a natureza de um lado ao outro da rodovia.

Edwards Gardens – Estando pelos lados da DVP, suba mais um pouco para visitar este parque fora do radar turístico, segredo de locais. Casa do Toronto Botanical Gardens, o jardim botânico de Toronto. Com quedas d’água, jardins imaculadamente preservados e uma ponte de madeira fofa, daquelas que a gente vê nos filmes água com açúcar.

E, por falar em filmes, nada mais traduz o clima da estação do Halloween do que uma plantação de abóboras. Há várias delas ao redor de Toronto e você não precisa levar uma para casa. Boas opções: Reesor’s Farm Market, na cidade de Markham, a 45 minutos de Toronto, e Downey’s Farm, em Brampton, a meia hora de Toronto.

Scarborough Bluffs – Esta maravilha de parque, com sua coleção de penhascos espetaculares e trilhas, inacreditavelmente perto da cidade, oferece uma visão incrível de Toronto o ano todo. Imagine, então, poder testemunhar a mudança de cores durante a estação vista de cima de um dos seus mirantes, a 90 metros acima do solo, o equivalente a um prédio de 30 andares.

ATENÇÃO: Observe as cercas e placas de “proibido ultrapassar” encontradas em alguns pontos no topo da formação e mantenha-se longe deles. Por causa do contínuo processo de erosão, o risco de desabamento é grande nestes pontos. A multa, em caso de desobediência da lei, pode chegar a até C$ 5 mil.

University of Toronto – Cercado de natureza, o aglomerado de prédios centenários da universidade de Toronto, no centro da cidade, é um exemplo perfeito da beleza do outono em centros urbanos.

No site do Ontario Parks, órgão responsável pelos parques da província, é possível acompanhar a progressão da mudança de cores das folhas das árvores. O “termômetro” chega a dar o pico das cores da estação.

Para quem quiser ver as cores de outono num dos 45 parques provinciais, o mais famoso (e movimentado) é o Algonquin Park, a 3 horas de carro de Toronto.

Bom Passeio! 

Foto: Cortesia doomraw_/Instagram