O melhor do Halloween em Toronto!

O Halloween ou Dia das Bruxas, no Brasil, é comemorado somente dia 31 de outubro mas os preparativos começam muito antes, no Canadá. Apesar de não ser feriado, a data é uma das mais importantes no calendário de eventos do país, tanto quanto o Natal.

E, como o Natal, também inclui decoração de casas, festas temáticas de arrepiar, literalmente, até culminar no famoso trick-or-treating (guloseima ou travessura), no dia de Halloween, quando as crianças saem às ruas, fantasiadas, pedindo doces de porta em porta.

Para entrar no clima, uma lista dos principais eventos de Halloween, em Toronto, para todas as idades:

Bata Shoe Halloween Spooktacular! – O  museu que conta a história da civilização através de mais de 13 mil pares de sapatos também entrou na brincadeira do Halloween. Traga seus filhos para decorar cookies com temas e cores da época, fazer artesanato e brincar nas galerias do museu. Criança com fantasia entra de graça. 327 Bloor West Street, metrô St. George. Horários: das 10h às 16h. Ingressos C$ 14 (Adultos), C$ 5 (crianças entre 5 a 17 anos) e gratuito para crianças de até 4 anos de. Idade indicada: entre 3 a 12 anos. 27 e 28 de outubro.

Canada’s Wonderland – O maior parque de diversões do Canadá não fica de fora das comemorações para o Halloween, oferecendo dois tipos de eventos: um para as crianças, o Camp Spooky, durante o dia, e o outro, para os adultos, o Halloween Haunt (algo como “Noites do Terror”). No primeiro, famílias se divertem no espaços KidZVille e Planet Snoopy, designados para crianças pequenas, com atividades e atrações lúdicas para o Halloween, que não assustam, como: labirintos de feno,  um jardim encantado que brilha no escuro, decoração de abóboras, discoteca silenciosa e, claro, o tradicional trick-or-treating. Evento incluso no ingresso para entrada no parque, a partir de C$ 32. Horários: aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Até 27 de outubro.

Wonderland’s Halloween Haunt – Assim que o sol se põe e a criançada vai embora, o maior parque de diversões do Canadá transforma-se numa imensa cidade assombrada, com mais de 20 atrações especiais para o Halloween, incluindo labirintos sombrios e fantasmagóricos e 700 “criaturas das trevas” rondando o parque à procura de quem? Você! Ingressos para o evento a partir de C$32 (não inclui entrada no parque antes das 19h). Idade indicada: Não recomendado para menores de 13 anos de idade. Horários: sextas-feiras, sábados e domingos, das 19h à meia-noite. Canada’s Wonderland, 1 Canada’s Wonderland Drive. Até 27 de outubro.

Casa Loma: The Legends of Horror – Durante o mês de outubro, o único castelo urbano da América do Norte é transformado numa imensa casa mal-assombrada. The Legends of Horror é um espetáculo-imersão de teatro com todas as figuras clássicas do gênero do terror. O trajeto da visita auto-guiada de uma hora e 2km de extensão tem início nos jardins baixos do castelo, atravessando os túneis e espaços mais sombrios da propriedade. Ingressos a C$ 40, vendido online. Horários diversos, verificar no website do evento; Idade indicada: Não há restrição, mas crianças menores de 13 anos deverão estar acompanhadas por adultos.  1 Austin Terrace (entrada pelo lado sudoeste da propriedade, na Davenport Rd e Walmer Rd. O estacionamento da Casa Loma é bastante limitado (C$ 10); outra opção é o do George Brown College, ao sul do castelo (Macpherson Avenue).  Até 31 de outubro.

Halloween on Church Street – A “Vila” ganha ainda mais vida no Dia das Bruxas, quando a rua Church Street  (entre as ruas Wood St e Gloucester St) é fechada para os carros e aberta para uma das festas de Halloween mais animadas de Toronto. Espere centenas de pessoas vestidas à caráter e pra arrasar. Os bares e cafés da região ficarão abertos a noite toda para o evento. Fechamento da Church Street a partir das 18:30h; Gratuito. 31 de outubro.

ROM Museum – Quer momento melhor do que esta época do ano para conferir um dos acervos mais extraordinários em pôsteres de filmes clássicos de terror e ficção científica do mundo? It’s Alive! Classic Horror and Sci-Fi Art from the Kirk Hammett Collection é uma coleção única, adquirida ao longo de 30 anos pelo guitarrista Kirk Hammett, da banda de heavy metal Metallica. Das 10h às 17h, com entrada por horário; Ingressos: C$ 31 (adultos), C$ 18 (crianças entre 4 a 14 anos), C$ 24 (jovens entre 15 a 19 anos e idosos acima de 65 anos). Até 5 de janeiro de 2020. 100 Queen’s Park, estações de metrô St. George ou Museum.

Screemers  – Em tempos de Halloween, o elegante prédio de estilo vitoriano The Queen Elizabeth Building, dentro do espaço Exhibition Place, é transformado num macabro parque de diversões, com espaços mal-assombrados, museu de cera com figuras horripilantes e o Field of Screems, um labirinto obscuro e sombrio onde as paredes…sangram? E elas estão mesmo gritando ou serão os visitantes, cheios de pavor? Screemers, The Queen Elizabeth Building, 180 Princes’ Blvd;  Dias e horários variados. Confirmar no website do evento. Ingressos a partir de C$ 35, online ou nas bilheterias do evento (neste caso, somente a dinheiro). Não recomendado para menores de 10 anos. Até 2 de novembro.

Toronto After Dark Film Festival – Nove dias de festival e mais de 20 filmes de ficção científica, horror, ação e cult, tudo num só lugar. Com animadas sessões de perguntas e respostas com cineastas visitantes e o Pub After Dark, um social entre fãs e cineastas num pub próximo, após a exibição dos filmes (somente para maiores de 19 anos). Ingressos a C$ 13,99 ou C$11,99 para dois filmes ou mais. Idade: acima de 18 anos. Scotiabank Theatre, 259 Richmond Street West. De 17 a 25 de outubro.

E para encerrar as comemorações de Halloween em bom tom nada melhor do que participar de um Pumpkin Parade, ou Parada das Abóboras. Tudo começou em 2004, no Sorauren Park, quando residentes resolveram levar suas jack o’ lantern (abóboras esculpidas para o Halloween) para o parque e iluminá-las pela última vez, no dia seguinte ao Halloween. Hoje, o encontro ocorre em mais de 40 parques da cidade, alguns com centenas de pessoas, e abóboras iluminadas, produzindo um efeito lindo de se ver. Lista de parques participantes. Horário: após o pôr do sol; Gratuito. 1º de novembro.

Happy Halloween! 👻 🎃🍬