O melhor de novembro em Toronto, com mega estreias e inaugurações!

É impressão ou outubro passou rápido demais? Deve ter sido a beleza do outono, a comilança do Thanksgiving ou as festas do Halloween, tudo para nos distrair! Mas, o que outubro tem de calmaria e aconchego, novembro tem de agitação: é o mês do início da temporada de compras e de eventos de inverno, em Toronto.

E olha que estamos cheios deles, com novidades quentes, destoando das temperaturas que começam a despencar, do lado de fora! Uma das vantagens em se visitar Toronto em novembro é que as temperaturas ainda não estão de amargar, dando pé para explorar a cidade enfeitada para as festas de final de ano e curtir seus tradicionais eventos outdoor para a época, incluindo os famosos mercados natalinos e patinação no gelo!

1º de novembro

A Marcha das Abóboras – Último resquício das comemorações do Halloween, quando os locais levam suas jack o’ lanterns (abóboras esculpidas para o Halloween) para o parque, iluminando-as pela última vez, um dia depois do Dia das Bruxas. O primeiro parque a promover o encontro foi o Sorauren Park, em 2004. Hoje, o encontro ocorre em mais de 40 parques da cidade, atraindo centenas de pessoas e produzindo um cenário inesquecível. Lista de parques participantes. A partir das 18h; Gratuito.

1 a 3 de novembro

Brazil Film Fest – Festival de cinema brasileiríssimo em Toronto, para ir com amigos brazucas e estrangeiros, já que todos os filmes são legendados em inglês. Em sua 13ª edição, com três dias de duração, 8 filmes e 4 documentários, entre eles, o premiado “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, que abre o festival. Do diretor cearense Karim Ainouz, vencedor do prêmio “Um Certo Olhar” no festival de Cannes 2019 e filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2020, concorrendo na categoria de melhor filme estrangeiro. Confirma a programação. Ingressos: C$ 15 (entre 12 a 64 anos de idade), C$ 13 (adultos acima de 65 anos e estudantes com carteira de identificação) e C$ 10 (crianças entre 3 a 13 anos), online, através do site oficial do evento ou do TIFF, por telefone (416) 599-TIFF e 1-888-599-8433 (das 10h às 19h) ou nas bilheterias, das 10h às 22h; TIFF Bell Lightbox. 350 King Street West.

13 de novembro

Eataly Toronto – Uma das mais aguardadas inaugurações em Toronto vai, finalmente, ocorrer neste mês: a abertura da primeira Eataly no Canadá e, pelas proporções do projeto, valeu a pena esperar. Serão quase 5 mil metros quadrados de área, divididos em três andares que abrigarão quatro restaurantes, serviços para comidinhas expressas, cafés e até uma microcervejaria, além de um daqueles grandiosos mercados icônicos da marca, e uma escola de culinária própria. Manulife Centre, 55 Bloor Street West, metrô Bay; Horário da cerimônia de inauguração: às 17h. Funcionamento diário: das 7h às 23h para o mercado, das 11h às 23h, restaurantes, e das 11h às 22h para a cervejaria.

14 de novembro a 22 de dezembro

Toronto Christmas Market – O mercado de Natal mais charmoso de Toronto. Remetendo aos mercados europeus, que existem desde o século XV, é realizado anualmente no não menos charmoso Distillery Historic District, numa harmonia de estilo tão perfeita que parece que um foi construído especialmente para o outro. Horários: às terças, quartas e quintas-feiras, das 12h às 21h, sextas e sábados, das 12h às 22h e aos domingos, das 10h às 21h. Fechado às segundas-feiras. Horário especial para o primeiro dia de funcionamento: a partir das 16h. A entrada para o mercado é gratuita nos dias da semana. Ingressos: a partir de C$ 8, cobrados somente nos finais de semana a partir das 18h de sexta-feira. Vendidos online ou nas bilheterias do evento, em quantidades limitadas, para visitas no mesmo dia. Crianças de até 5 anos de idade entram de graça, mas ainda necessitam de ingressos. 9 Trinity Street.

17 de novembro

Santa Claus Parade –  A parada de Natal é um dos eventos mais tradicionais de Toronto, realizada há mais de um século mas ainda levando milhares de pessoas às ruas, apesar do frio, só para ver Papai Noel e sua turma chegando na cidade. Com direito à carros alegóricos, bandinhas, palhaços, ícones natalinos e, claro, o bom velhinho em pessoa, com trenó e suas renas. Atenção: a parada está com rota nova, a partir deste ano, começando na Parliament Street com Bloor Street e seguindo até o mercadão St. Lawrence Market através das ruas Bloor Street, University Street e Wellington Street. Aproximadamente duas horas e meia de duração, a partir das 12:30h. Gratuito.

22 de novembro a 31 de dezembro

Canada’s Wonderland Winterfest – O maior parque de diversões do Canadá será transformado no maior reino encantado do inverno! Com direito à cerimônia diária de iluminação de suas duas (sim, duas!) árvores de Natal de 15 metros de altura por Snoopy e seus amigos, patinação no gelo nas águas da majestosa fonte cartão-postal do parque, que virou Snowflake Lake para a temporada, e muito mais. 1 Canada’s Wonderland Drive, Vaughan; Aos finais de semana; dias e horários variados; Ingressos: a partir de C$ 20, entrada gratuita para crianças de até 2 anos de idade.

21 de novembro a 1º de dezembro

One of a Kind Show – Para aqueles que gostam de dar presentes personalizados e comprar tudo num lugar só. A maior feira de artesanato da América do Norte, com a participação de mais de 800 artesãos, vindos de uma extremidade à outra do Canadá. Com duas edições no ano, sendo esta a de inverno. No centro de exposições Enercare Centre, dentro do belíssimo Exhibition Place. Ótima oportunidade para angariar aquele souvenir que ninguém mais vai ter! Horários: de segunda à sábado, das 10h às 21h, domingo, das 10h às 18h. Quinta-feira, 29 de novembro, aberta até às 23h; Ingressos (online e nas bilheterias) a C$ 15 (adultos), C$ 7,50 (acima de 65 anos e crianças entre 13 a 17 anos), crianças de até 12 anos não pagam. 100 Princes’ Blvd.

30 de novembro a 22 de março de 2020

Patinação no gelo – Uma das coisas mais bacanas de se fazer em Toronto, nesta época do ano, é se acabar numa pista de patinação no gelo ao ar livre. Nem precisa saber patinar, o que vale mesmo é a brincadeira. Toronto conta com mais de 50 rinques de patinação outdoor, sendo os mais populares, até então: o do espaço Nathan Phillips Square, na frente do City Hall, e o Natrel Rink, no Harbourfront Centre. Mas, até então, porque está chegando uma concorrência de peso, na cidade. A estação de trens e metrôs mais popular de Toronto, a Union Station, terá seu próprio rinque de patinação no gelo, que promete ser tão popular e agitado quanto a própria estação. De 29 de novembro a 4 de janeiro, patine e curta shows ao totalmente de graça, incluindo patins, lições e capacete, no que será uma das maiores pistas outdoor da cidade, todos os dias da semana (dependendo da condição do tempo), só fechando no dia de Natal. 65 Front Street West; Horários: de segundas à sextas-feiras, das 11h às 19h, sábados e domingos, das 11h às 21h; Gratuito e para todas as idades.

27 de novembro a 5 de janeiro

Cats The Musical E quem sabia que Toronto tem seu lado Broadway? Um dos clássicos do compositor de musicais inesquecíveis, Andrew Lloyd Webber, aterrissa em Toronto neste final de ano, parte da nova temporada de peças em cartaz.

28 de novembro a 4 de janeiro de 2020

Glow Toronto As festas de fim de ano de Toronto serão ainda mais iluminadas com a chegada de um dos maiores festivais natalinos indoor do mundo, com um gigantesco show de luzes, pra acompanhar. Ocupando um espaço de mais de 7 mil metros quadrados, o Christmas Glow Toronto irá oferecer shows ao vivo, playgrounds, mercados de artesanato, trenzinho para a criançada, e muitas luzes: de esculturas, balanços de LED a um túnel com mais de 50 mil delas. Toronto Congress Centre, 1020 Martin Grove Rd, Etobicoke; Entrada com hora agendada, online; Ingressos: A partir de C$ 15.

30 de novembro

Cavalcade of Lights – Evento que marca o início das festividades de final de ano em Toronto, com a inauguração da árvore de Natal oficial da cidade. No espaço Nathan Phillips Square, tendo como cenário o rinque de patinação mais popular de Toronto, todo iluminado com decoração especial para a época. Na programação, shows ao vivo e queima de fogos. Das 18h às 22h; Gratuito; 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode.

Bom passeio!