O melhor de janeiro em Toronto

Janeiro é o primeiro mês inteiro de inverno no Canadá, que começou, oficialmente, no meio de dezembro. Mas não pense que o frio e a neve mais intensos diminuem o ritmo da cidade.

O calendário de eventos da estação é tão quente quanto no verão, tirando proveito do que a estação tem de melhor: noites escuras? Dá-lhe festival de luzes. Neve e frio? Bora patinar no gelo, praticar esqui, snowboard ou até mesmo tobogã nos morros afora. Bateu fome? Festival gastronômico! O importante é aproveitar porque, pode não parecer, mas a primavera está logo ali na esquina!

12 de janeiro

No Pants Subway Ride – Não chega a ser um evento, mas fica o aviso: se neste dia encontrar alguém sem calça no metrô, pode olhar discretamente mas não chame a polícia! Dia 12 de janeiro é o dia de No Pants Subway Ride, quando usuários do metrô de diversas partes do mundo resolvem deixar as calças em casa. A brincadeira começou em Nova Iorque, em 2002, entre um grupo de amigos. De lá para cá, vem conquistando adeptos em outras partes do mundo, como: Sydney, na Austrália, México, Reino Unido, Moscou, na Rússia e por aqui.

17 de janeiro a 1 de março

Toronto Light Fest – Um dos festivais de luzes mais lindos da cidade retorna ao Distrito da Destilaria para sua quarta edição. É quando o complexo transforma-se numa galeria de arte ao ar livre, com instalações de artistas canadenses e internacionais e milhares de luzes em esculturas coloridas que tomam conta do lugar: no chão, no ar, penduradas entre um prédio e outro, nos telhados, dentro e fora dos galpões da antiga destilaria.

A idéia primária é divertir e iluminar as noites longas da estação, mas olhando com mais atenção à cada instalação e suas mensagens, há sempre um chamado para reflexão. Gratuito e para todas as idades. Lembre-se de se agasalhar bem e alternar o passeio com pausas em espaços indoor. Lugar para um bom chocolate quente, por ali, não falta. De segunda-feira a quarta-feira, das 8h às 22h; de quinta-feira à sábado, das 8h às 23h; 9 Trinity Street.

31 de janeiro a  13 de fevereiro

Winterlicious – No frio dá uma vontade de comer, ainda mais depois de tanto patinar, esquiar, brincar na neve. Sorte a nossa de termos a edição de inverno do festival gastronômico mais querido da cidade, o Winterlicious. Mais de 200 restaurantes oferecendo cardápios a preços fixos e reduzidos (almoço a $23, $28 ou $33 e jantar a $33, $43 ou $53), além de uma série de eventos culinários, como: aulas de culinária, jantar com teatro e menu degustação. Excelente oportunidade para desfrutar da diversidade gastronômica da cidade e os sabores típicos do país.

1 de fevereiro

Winter Craft Beer Fest – Festival de cerveja nas instalações da cervejaria Steam Whistle. Detalhe: do lado de fora dela, em pleno inverno canadense. O lado bom da coisa? A cerveja sempre será servida estupidamente gelada. Com mais de 40 cervejarias artesanais de Ontário participando do evento, além de comidinhas clássicas de inverno, para acompanhar, como: marshmallows e o tradicional poutine canadense (batata frita com molho de carne e queijo por cima). Roundhouse Park 255 Bremner Blvd (na frente da entrada do Ripley’s Aquarium). Sábado, das 11h às 17h; Ingressos a C$ 35, online, e C$ 40 na porta (compre antecipado porque os ingressos costumam esgotar rapidinho). Tokens para degustação a C$ 1 cada. Leve dinheiro em espécie, não há caixa eletrônico por perto.

Ainda dá tempo

Até 4 de janeiro

Glow Toronto – As festas de fim de ano de Toronto serão ainda mais iluminadas com a chegada de um dos maiores festivais natalinos indoor do mundo, com um gigantesco show de luzes, pra acompanhar. Ocupando um espaço de mais de 7 mil metros quadrados, o Christmas Glow Toronto oferece shows ao vivo, playgrounds, mercados de artesanato, trenzinho para a criançada, e muitas luzes: de esculturas, balanços de LED a um túnel com mais de 50 mil delas. Toronto Congress Centre, 1020 Martin Grove Rd, Etobicoke; Entrada com hora agendada, online; Ingressos: A partir de C$ 15.

The Nutcracker (O Quebra-Nozes) – Passar o Natal em Toronto já é um sonho. Imagine, então, poder assistir o espetáculo de balé mais famoso do mundo, aqui? Desde 2005, a The National Ballet of Canada (Companhia Nacional de Balé do Canadá) vem encantando adultos e crianças com sua versão da produção The Nutcracker (O Quebra-Nozes), composta pelo músico russo Tchaikovsky, que se inspirou na estória de mesmo nome, escrita pelo alemão E.T.A. Hoffmann, em 1816. Ingressos à venda online; Four Seasons Centre for the Performing Arts, 145 Queen Street West. (metrô Osgoode).

Até 5 de janeiro

A Nutcracker Christmas at Casa Loma – O único castelo urbano da América do Norte, construído por Sir Henry Pellatt entre 1911 a 1914, enfeita-se para as festas de fim de ano.

Com shows de mágica e patinação no gelo, além  de atividades para as crianças, como: a oficina do Papai Noel, castelo inflável e decoração de cookies.

Ingressos a C$ 32,49 (adultos entre 18 a 64 anos de idade), C$ 27,32 (adultos a partir de 65 anos e crianças entre 14 a 17 anos de idade) e C$ 22,15 (crianças entre 4 a 13 anos de idade). Crianças até 3 anos não pagam ingresso. 1 Austin Terrace,com estacionamento limitado; prefira o transporte público.

Aurora Winter Festival – Evento que transforma o complexo de entretenimento Ontario Place numa vila mágica do Polo Norte, de volta para sua segunda edição, agora, sob a batuta dos organizadores da CNE. Agasalhe-se bem e saia para explorar as dezenas de atividades, divididas em quatro mundos místicos, como: o Luminous Garden (Jardim Iluminado), a Whimsical Forest (Floresta Encantada), com sua Vila dos Gnomos onde vivem fadas e personagens encantados, instalações de luzes (com um túnel inspirado no fenômeno da aurora boreal) e, claro, The North Pole, o cantinho do Papai Noel. Também um mercado natalino, pista de patinação e parque de diversões, com um tobogã de mais de 50 metros de comprimento, todo iluminado com luzes LED. Ontario Place, 955 Lake Shore Boulevard West; Horários: dias da semana, das 16h às 22h, sábados e domingos, das 14h às 22h (veja exceções, aqui). Ingressos, agendados online: C$ 17,99 (adultos), C$ 12,99 (adultos acima de 65 anos e crianças entre 4 a 12 anos de idade), C$ 49,99 (Ingresso-Família para 2 adultos e 2 crianças), gratuito para crianças de até 3 anos de idade. 

Até 6 de janeiro

Tunnel of Glam O túnel de lantejoulas que bombou na Internet, ano passado, volta para sua segunda edição, em Toronto, ainda mais glamuroso do que nunca! Com 24 metros de comprimento e 14 milhões de lantejoulas reversíveis, vai ser impossível sair de lá com um sorriso no rosto e centenas de fotos! 1501 Yonge Street; Horário: das 7h às 23h, Gratuito; Para todas as idades.

Até 22 de março

Patinar no gelo!

Bom Passeio!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!