De Nuit Blanche a outono, outubro é só cor e magia em Toronto!

O que fazer em Toronto, em outubro? Curtir o mês, que é uma atração por si só. Outubro é o primeiro mês inteiro de outono, no Canadá, e a diferença que a estação traz, em relação à badalação e ansiedade de aproveitar o sol nos meses de verão, chega quase a ser palpável.

É tempo de contemplar as cores: as da natureza, com as nuances únicas do outono, às das instalações de arte do festival Nuit Blanche. É hora, também, de agradecer, com o feriado de Thanksgiving (Ação de Graças), e de soltar as bruxas, durante o mês inteiro até o dia de Halloween! Aproveite a temperatura amena dos primeiros dias do mês e passeie pela cidade, apreciando o colorido e os eventos da estação!

Até 31 de outubro

Halloween, ou Dia das Bruxas, é comemorado somente no dia 31, mas os torontonianos começam a enfeitar suas casas e comércios para a ocasião já no começo do mês. Reserve um bom espaço no celular para fotos das decorações assombrosas e pra lá de criativas, e para o dia 31, quando as crianças saem pelas ruas, em fantasias e com sacolas e baldinhos na mão, batendo de porta em porta na busca por balas e doces – o famoso “Trick or Treat” (Guloseima ou Travessura).

1 a 23 de outubro

World Press Photo Exhibition 2019 – A exibição itinerante de fotojornalismo, que viaja o mundo, passando por mais  de 100 localidades em 45 países, é composta por retratos premiados, parte do World Press Photo, o maior e mais prestigiado concurso anual de fotografia de imprensa do mundo. Em Toronto, ocorre no Brookfield Place, um dos prédios mais fotogênicos de Toronto. Diariamente, das 9h às 21h, gratuito. Brookfield Place, Allen Lambert Galleria, 181 Bay Street, metrô Union.

1 a 31 de outubro

Toronto Chocolate Festival – Festival com um mês de duração, dedicado somente a ele: o chocolate, em todas suas formas e combinações! Na programação: chá da tarde, tours e jantares temáticos, entre outros. Confira no calendário oficial de eventos.

5 de outubro

Nuit Blanche – O nome deste festival de arte, que acontece uma vez por ano, em Toronto, significa “noite sem dormir”, e determina a forma correta de aproveitá-lo, já que ele ocorre ao ar livre e à noite – do pôr do sol ao até o amanhecer do dia seguinte. A edição deste ano trará 90 instalações de arte, criadas por 400 artistas nacionais e internacionais, com o tema “Continuum“: a sempre presente renovação da noite para o dia, de experiências e ideias, trazidas à luz pelos artistas participantes. Um dos destaques é o Lunar Garden (Jardim Lunar), do artista nova-iorquino Daniel Arsham, instalada no espaço Nathan Phillips Square. Interativo e em larga escala, reinterpreta um jardim japonês tradicional com cores, esculturas e uma partitura musical criada pela artista nativa, Charlotte Day Wilson

Seguindo a expansão do festival que se deu no ano passado, saindo do core da cidade rumo à bairros mais afastados, este ano, o Nuit Blanche ocorrerá em nove vizinhanças distintas: Scarborough, Don Mills, East Danforth, Bloor-Yorkville, Waterfront, Downtown, Sterling Road, West Queen West e Fort York.

Planeje sua noite utilizando o mapa interativo, com a localização de cada projeto, as estações de metrô mais próximas, o endereço das instituições participantes e dos postos de informações que funcionarão durante todo o evento.

14 de outubro

Feriado de Thanksgiving – Tal qual o vizinho Estados Unidos, o Canadá também celebra o Dia de Ação de Graças, mas em data diferente: antes do feriado americano, sempre na segunda segunda-feira de outubro. Ambos com o mesmo significado: no passado, para agradecer um ano de boa colheita. Atualmente, uma data a ser celebrada entre família e amigos. Mas o famoso jantar com peru, como no nosso Natal, este acontece nos dois países. Vários restaurantes de Toronto oferecem cardápio especial para o Dia de Ação de Graças, com peru assado e os acompanhamentos mais populares: purê de batata ou abóbora, o recheio do peru, geléia de cranberry e o tradicional molho gravy.

18 a 20 de outubro

Cask Days Beer Festival – E como não poderia deixar de ser, outubro também tem um festival de cerveja pra chamar de seu! O 15º Casks Days Cask-Conditioned Beer Festival reúne produtores de cervejas de barril, produzidas como nos primórdios: com fermentação natural no barril, não pasteurizada, não filtrada e carbonada de modo natural. Serão três dias de festival, no espaço Evergreen Brickworks, com produtores do Canadá e Estados Unidos oferecendo mais de 400 tipos de cervejas e sidras, com comidinhas, para acompanhar. Evergreen Brick Works, 550 Bayview Ave.

O evento é dividido em cinco sessões, somente para maiores de 19 anos, exceto a sessão de domingo (Volo Beer Garden), para famílias. Ingressos a partir de C$ 15, vendido apenas online (crianças de até 12 anos não pagam entrada).

  • Sessão 1: Sexta-feira, dia 18, das 13h às 17h;
  • Sessão 2: Sexta-feira, dia 18, das 20h à meia-noite;
  • Sessão 3: Sábado, dia 19, das 13h às 17h;
  • Sessão 4: Sábado, dia 19, das 19h à meia-noite;
  • Volo Beer Garden: Domingo, dia 20, das 12h às 17h.

Cheers! (Saúde!)