As melhores festas para o St. Patrick’s Day em Toronto

17 de março é dia de St. Patrick’s Day, padroeiro da crença cristã na Irlanda. Apesar disso, a data é celebrada no mundo todo, incluindo Toronto, de uma forma nada ortodoxa: em vez de procissão, parada nas ruas com gente vestida de duende; em vez de água benta, cerveja verde, cor símbolo da nação irlandesa!

Como dizemos por aqui: no dia de São Patrício (St. Patrick’s Day ou Patty’s Day), somos todos irlandeses! A data é largamente celebrada, tanto na Irlanda, como fora dela, especialmente em países com grande concentração de imigrantes irlandeses, como no caso de Toronto. Por aqui, o dia é tão importante a ponto de ser celebrado nas escolas, com os pequenos aprendendo a como comemorá-la.

Como? Primeiro, usando roupa e acessórios verdes, a cor oficial da Irlanda. Segundo, com muita, mas muita festa. Vale sair fantasiado de duende nas ruas, usar trevo de três folhas como acessório, pintar-se de verde da cabeça aos pés, você escolhe.

10 de março

St. Patrick’s Day Parade – O melhor jeito de comemorar o Dia de São Patrício com a criançada é participar da parada anual ao santo que, este ano, ocorre no dia 10 de março, domingo. Das 12h às 15h, saindo da esquina entre as ruas Bloor e St. George  (na frente do estádio Varsity da universidade de Toronto, metrô St. George), passando pela Yonge St. e terminando no espaço Nathan Phillips Square. Gratuito.

Já os adultos “bebemoram” a data nos bares e pubs da cidade, com festas que começam cedo e varam a noite, regadas à muita cerveja Guinness, com tintura verde, ou os dois.

Neste ano, a comemoração promete ser ainda melhor, com o dia caindo num domingo. Prepare-se para um final de semana inteiro de festa!

16 e 17 de março

(Observação: em Ontário, só é permitida a venda de bebidas alcoólicas para maiores de 19 anos. Muitos estabelecimentos pedem identificação na entrada, só aceitando passaporte, no caso de estrangeiros.)

Nos dias que antecedem o St. Patrick’s Day e no final de semana após a data, praticamente todos os bares da cidade entram no clima de comemoração em homenagem ao santo. Escolha o que mais gostar ou vá de pub crawl, pulando de bar em bar. Boas ruas para a via-sacra não tão sacra assim são: College Street, King Street e Queen Street (tanto faz o lado leste ou oeste).

Guinness SPD Toronto – A maior festa para o St. Patrick’s Day de Toronto. Apresentações de bandas ao vivo, DJs, performance de danças típicas irlandesas, num mega complexo de entretenimento à beira do lago Ontário, com mais de 4 mil metros quadrados, três patios ao ar livre, com jogos para animar a galera, cabine de fotos e até estúdio de tatuagem, temporária, don’t worry! Chegue cedo e coma panquecas para o café da manhã, sem moderação. Sábado, 16 de março, das 11h às 21h (três horários para entrada: das 11:30h às 13h; das 15h às 16h e das 18h às 19h. Uma vez dentro, pode ficar até o final do evento); Ingressos online a partir de C$ 15. 11 Polson Street.

St. Patrick’s Day @ Dublin Calling – Por que fazer a festa num só bar quando pode-se fazer em três? O ingresso para o St. Patrick’s Day to pub irlandês Dublin Calling dá acesso a dois outros bares, no mesmo prédio: Rock ‘N’ Horse, de pegada country, e o patio rooftop, The Porch, com uma vista incrível da CN Tower. Das 11h às 2h; Ingressos a partir de C$ 15; ; 250 Adelaide Street West.

Steam Whistle Pilsner’s Annual St. Patrick’s Day Bash – Festa dentro das instalações da cervejaria Steam Whistle, com música ao vivo, restaurante pop up de comidas típicas irlandesas, mas cerveja local, tipo Pilsen, da marca, além de whisky, vodca e Baileys. Sábado, 16 de março, do meio-dia à 1h, com entrada em três horários: 12h, 17h ou 20h (podendo ficar até o final do evento). Ingressos online, a C$ 20; drinques a C$ 5, só a dinheiro. Roundhouse, 255 Bremner Blvd (na frente da torre CN).

Se beber, vá de TTC, na faixa e com música ao vivo! Ande de graça nos streetcars (bondes) das ruas Queen e King Street (linhas 501 Queen, 504 King e 514 Cherry), no domingo, 17 de março, das 16h até às 2:30h. Além disso, a banda canadense de indie rock, Hollerado, estará se apresentando dentro dos vagões de algumas três dessas linhas, entre 16h e 19h.

Viva São Patrício da Irlanda!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!