Março de primavera, festivais e cerveja verde!

Março é o último mês de inverno e o primeiro da tão aguardada primavera, que começa dia 20, no Hemisfério Norte. É também o mês do March Break e início do horário de verão no Canadá (por aqui chamado de Daylight Saving Time), dia de São Patrício e aniversário da nossa querida Toronto!

Espere uma cidade em clima de festa, com eventos para todos os gostos e idades: de festivais de maple syrup, cervejas artesanais a parada nas ruas com gente vestida de duende!

8 a 17 de março

National Home Show – Maior feira de décor e design da América do Norte, com mais de 800 expositores trazendo as últimas tendências do setor. Ocorre em conjunto com a gigantesca feira de jardinagem e paisagismo, Canada Blooms. Reserve um dia inteiro para ficar por lá. Com várias opções de presentes e ideias para a casa; só não vale querer levar a geladeira do momento! 100 Princes’ Blvd., Exhibition Place, prédio Enercare; Ingressos a partir de C$ 16, gratuito para crianças até 12 anos.

Como chegar de transporte público: de ônibus, linha 29 South, saindo da estação de metrô Dufferin. De streetcar (bonde): saindo da estação de metrô Bathurst, pegue o streetcar 511 South, descendo na parada Exhibition Place ou Horse Palace/GO Station. Outra opção é o streetcar 509 Harbourfront (sentido oeste), saindo da estação Union.

9 e 10 de março

Celebrate Toronto – Toronto estará completando 185 anos em março, e a festa não poderia ser em outro lugar senão no espaço mais popular da cidade: o Nathan Phillips Square, na frente da prefeitura da cidade, onde fica o icônico letreiro TORONTO. Serão dois dias de comemorações ao ar livre, com música ao vivo, atividades e comidinhas de food trucks, além da pista de patinação, aberta até às 21h, com aluguel de patins no local. O evento estará arrecadando alimentos não-perecíveis para a ONG Daily Bread Food, que também receberá uma porção das vendas dos produtos com a marca Celebrate Toronto durante os dois dias do evento. Gratuito; Horário: das 11h às 21h; 100 Queen Street West, metrôs Osgoode e Queen Station.

9 e 10 de março

Sugar Shack TO – As fazendas que produzem o famoso maple syrup, ou xarope de maple, são chamadas sugar shack, em inglês, ou cabana à sucre, em francês. Este festival, que acontece no parque Sherbourne Common Park, às margens do lago Ontário, é uma homenagem a elas, bem aqui, em Toronto. Na programação, música ao vivo, comidas de food trucks, bebidinhas, demonstrações culinárias com maple syrup, jogos e brincadeiras para espantar o frio, mas tudo no gelo: jogo da velha, de gelo, blocos de montar, de gelo, e um porta-retrato gigante, de gelo, para aquela selfie, além de patinação, no gelo, claro (não haverá aluguel de patins no local). Imprescindível agasalhar-se bem para aproveitar, principalmente as crianças, equipadas com luvas de neve para brincar com segurança.

Evento gratuito; Horário: das 11h às 17h; Sherbourne Common Park, na esquina das ruas Lower Sherbourne e Queens Quays. De transporte público: pegue o ônibus 6, saindo da estação Union ou o ônibus 75, saindo da estação Sherbourne. A pé, dá uns 10 minutos de caminhada, partindo da esquina da Bay Street com Queens Quay, sentido leste.

10 de março, domingo

Início do Daylight Saving Time (horário de verão), no Canadá, indo até 3 de novembro. Adiante seu relógio em 1 hora.

10 de março

St. Patrick’s Day Parade – 17 de março é o dia de São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda, celebrado com muita ênfase em Toronto e em diversas partes do mundo, de um jeito nada ortodoxo: com parada nas ruas e baladas em bares e pubs, predominando a cor verde, cor símbolo da nação irlandesa: das roupas aos chapéus à cerveja. A parada deste ano ocorrerá dia 10, gratuita e para todas as idades. Horário: das 12h às 15h, saindo da esquina da rua Bloor Street com St. George Street (próximo à estação St. George), passando pela Yonge Street e terminando no espaço Nathan Phillips Square.

15 a 17 de março

Toronto Comicon – Evento imperdível para os aficionados por tudo do mundo dos quadrinhos, ficção científica, jogos e realidade virtual. Com três dias de duração, é um dos mais importantes eventos do segmento no país, mas acima de tudo um verdadeiro playground para a criança que existe dentro de você. De sessão de autógrafos com seu ator favorito a painéis de discussão, sala de exposições e venda de produtos de fandom exclusivos. Vale ir vestido à caráter.

Metro Toronto Convention Centre, (ao lado da CN Tower e do Ripley’s Aquarium, com estacionamento e conexão subterrânea, pelo PATH, à estação Union). Entrada Sul – 222 Bremner Blvd; Horários: Sex. (15), das 16h às 21h, sáb. (16), das 10h às 19h e dom. (17), das 10h às 17h; Ingressos: a partir de C$ 10, gratuito para crianças de até 6 anos de idade.

Última oportunidade

Até 3 de março

Toronto Light Fest – Festival de luzes mais querido de Toronto, que acontece dentro do Distillery Historic District, transformando o complexo numa imensa galeria de arte ao livre. Instalações assinadas por artistas locais e internacionais, feitas por milhares de luzes e efeitos coloridos, dentro e fora dos galpões da Destilaria. Gratuito e para todas as idades. Agasalhe-se bem e alterne o passeio com pausas em espaços indoor. Faça como os locais e espante o frio com um belo chocolate quente! Dom. a quar., das 18h às 22h, qui. a sáb., das 18h às 23h; 9 Trinity Street.

Até 17 de março

Winter Light Exhibition – Festival de luzes do complexo de entretenimento Ontario Place, vizinho do Harbourfront, às margens do lago Ontário. Gratuito, com belíssimas instalações de arte, bonfire (espécie de lareira ao ar livre), programação de filmes no Cinesphere (o primeiro cinema IMAX permanente do mundo), e pista de patinação de gelo sintético, não dependendo do tempo para funcionar. Festival de luzes: todos os dias, das 16h à meia-noite. Veja o horário da programação para outras atividades, incluindo patinação. Aluguel de patins (por duas horas): C$ 5 (para crianças de até 12 anos) e C$ 10 (acima de 13 anos de idade). Ontario Place, 955 Lake Shore Blvd West.

Bom Passeio!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!