Lembrancinha, que nada! As melhores lojas e experiências para um presentão de Toronto!

Toronto, com sua diversidade étnica e riqueza cultural, é uma cidade única. Também com um senso de humor próprio, o que traduz-se em suas lojas de presentes: de velas que exalam o cheiro do bacon típico do país a utensílios ilustrados por raccoon, o “mascote” da cidade!

Vai ser fácil agradar a todos da lista, com suvenires com a cara de Toronto; difícil vai ser arranjar espaço na mala. Mas, quem disse que precisa ser presente físico? Por que não uma experiência?

“Estive em Toronto e lembrei de você!”

Drake General Store – Para lembranças de viagem com temática Canadiana e pegada vintage: de fedoras a garrafinhas de maple syrup às icônicas mantas listradas da Hudson Bay. Com três endereços, incluindo a loja flagship, localizada do outro lado da rua do hotel Drake. 1151 Queen Street West.

Spacing Store – Loja mega simpática, a primeira unidade de varejo da revista de nome homônimo, Spacing, que fala sobre Toronto, seus costumes, arquitetura e estilo de vida. Em harmonia com o prédio em que se situa, o hub criativo 401 Richmond, em estilo galpão industrial, com paredes de tijolos aparentes, teto de madeira e vigas expostas. Nas prateleiras, uma infinidade de suvenires temáticos da cidade: de lápis com nomes das vizinhanças de Toronto, miniaturas de streetcar (o icônico bonde vermelho da cidade), meias estampadas com raccoons e até velas perfumadas de peameal bacon, o famoso toucinho canadense. 401 Richmond Street West.

Presente & Experiência

Culinary Adventure Co. – Junte a fome com a vontade de conhecer. Este pessoal é especializado em tours gastronômicos pelos bairros e atrações mais badalados de Toronto, como: Kensington Market, Chinatown, Riverside, St. Lawrence Market. Também oferece experiências pontuais e certamente inesquecíveis, como o tour “Escape the City – Canoe Paddle + Dining Experience“: chegue até Toronto Islands a bordo de uma canoa, réplica das utilizadas pelos primeiros colonos canadenses – com você remando. Para o jantar, pratos preparados com ingredientes locais: de carnes, peixes a saladas, charcutaria artesanal, pães caseiros e, claro, sobremesa. À medida em que a noite desce, reme de volta para a cidade, apreciando o pôr do sol no horizonte das águas do lago Ontário, também a visão dos jatos decolando e pousando no aeroporto Billy Bishop, que opera em Toronto Islands. Tours a partir de C$ 69 (adultos); Agendamento prévio pelo site.

Edge Walk CN Tower – Levar pra conhecer a CN Tower sem parecer passeio cliché? Comece pelo lado de fora, só que lá de cima dela. O Edge Walk, como o nome sugere (Caminhada pela Borda), é uma visita ao topo da CN Tower, por seu lado externo, no topo e na beiradinha, a uma altura de 356 metros. Além de garantir uma vista maravilhosa e única da cidade, o ingresso também dá direito a fotos e vídeo da aventura, certificado de conclusão do passeio (vale pendurar na parede) e uma entrada para voltar na torre, assim que as pernas pararem de tremer. Idade mínima: 13 anos, C$ 195 mais impostos.

shopAGO – Aqui, uma ideia para presente multifacetada: conheça o acervo de um dos museus mais must-see de Toronto, o AGO (Art Gallery of Ontario), e dê conta da lista de lembrancinhas na lojinha de suvenires top do lugar. No acervo, livros de arte, artesanato, cerâmica, jóias, brinquedos e uma seção especial com suvenires temáticos de Toronto. Ou, presenteie seu amigo, cara metade, ente querido, com uma visita ao museu, fechando o dia na lojinha, para um presente pra você mesmo. Você merece! 317 Dundas Street West.

The Old Toronto Beer Tour  – Um dia inteiro rodando por lugares históricos e pitorescos de Toronto, aprendendo sobre eles, tendo como pano de fundo a história da indústria cervejeira da cidade, de ontem e de hoje. O tour só acontece aos sábados, para os amantes de cerveja ou não, já que passa não só por quatro cervejarias da cidade (incluindo uma destilaria de saquê), mas também atrações históricas e que aparentemente não fazem parte do mundo das cervejas e afins, como o bairro de Corktown e o Fort York. Ou será que fazem? Vai ter que fazer o tour para saber! Aproximadamente 7 horas e meia de duração, começando na cervejaria Steam Whistle, vizinha da CN Tower. Preço: C$ 149 mais impostos, o que inclui: transporte, almoço em uma das cervejarias, degustação de 15 tipos de cervejas, entrada ao Fort York e guia.

Suvenires fora da caixinha (e sem sacola, pra ser ecologicamente correto)

Curiosa: Purveyors of Extraordinary Things – É impossível não querer entrar nessa loja, passando em frente à sua graciosa fachada , que destoa do quarteirão em que se situa, no bairro Parkdale. Uma vez dentro, impossível não ficar embasbacado com o capricho no décor e o acervo de suvenires místicos: dos clássicos marcadores de livros, agendas e cartões, aos mais bizarros e exclusivos, como um caldeirão de poções mágicas e material assinado pela dupla de designers gráficos MinaLima. Sim, os da saga Harry Potter. Mais um motivo para dar uma passadinha por lá. 1273 Queen Street West.

Monkey’s Paw – Presentes desta livraria vão impressionar o mais bookaholic ou “rato de biblioteca” da sua vida! Stephen Fowler, o proprietário, acumula um tesouro de livros raros e esquecidos do século XX, organizando-os em quatro categorias distintas: belos, misteriosos, macabros e absurdos. É lá, também, que você encontra a vending machine Biblio-Mat, única no mundo: insira três dólares e receba um livro vintage aleatório, escolhido por ela. 1067 Bloor Street West.

The Spice Trader – Butique de azeites, vinagres e temperos, uma mão na roda para presentear aquele seu amigo foodie. A loja é especializada em temperos de A a Z, organizados desta forma, em ordem alfabética mesmo, vindos do mundo todo e armazenados em latinhas personalizadas com o logo da marca. Tudo muito bem lacrado (assim como os produtos engarrafados), sem perigo de vazar na mala. A páprica defumada deles é sucesso garantido mas, na dúvida sobre o que levar, eles têm degustação e staff simpático, que entende do riscado. 877 Queen Street West.

Bom Passeio e Boa Compras!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!