Junho é todo diversão e verão em Toronto!

No Canadá, o verão só começa em 21 de junho, mas pra quê esperar até lá para celebrar a estação mais quente (e desejada!) do ano? O calendário de eventos de Toronto está lotado já a partir do primeiro dia do mês, e as palavras de ordem são: outdoor e diversão!

Vá para as ruas (algumas vezes, literalmente, como no Pedestrian Sundays do bairro Kensington Market), explore a cidade a pé, conheça todos os patios (mesinhas do lado de fora) e bares rooftop, assista um (ou vários) shows ao vivo, pegue uma prainha e “hidrate-se” nos festivais de cerveja que pipocam, toda semana, na cidade!

1 a 25 de junho

Pride Toronto – Um dos maiores movimentos LGBTQ+ do mundo, com comemorações durante quase o mês inteiro de junho. A festa oficial de abertura do calendário de eventos ocorre no sábado, dia 1º, nas instalações do museu MOCA. Das 19h à 1h; 158 Sterling Road, com coquetel VIP e baile. Ingressos: de C$ 18,39 (só baile) e C$ 100 (recepção e baile). Para maiores de 19 anos, com documento de identidade.

A Pride Parade, uma das maiores paradas gays do mundo, ocorre no domingo, 23, encerrando as festividades do Pride Month. Com aproximadamente três horas de duração, tem início na esquina das ruas Church e Bloor, terminando no quarteirão Yonge-Dundas Square. Leve água, petiscos, protetor solar e muita alegria! Das 14h às 17h, gratuito, para todas as idades.

Confira a programação das festas e eventos das comunidades LGBTQ+ na cidade.

3 de junho a 14 de setembro

Budweiser Stage – Durante todo o verão, uma lista estelar de artistas se revezarão no palco da charmosa arena semiaberta Budweiser Stage (antigo Molson Canadian Amphitheatre), parte do complexo Ontario Place, às margens do lago Ontário. De Santana a Iron Maiden, Adam Sandler a Alice in Chains, Lionel Richie a Bryan Adams,  (o primeiro artista a subir no palco do Budweiser Stage, em 1995), Smashing Pumpkins a Bastille, até um show baseado no seriado “Game of Thrones”, onde Ramin Djawadi, o criador da trilha sonora para a série, conduz uma orquestra com 80 integrantes, acompanhada por um coral, tendo como pano de fundo imagens do mega seriado. Ingressos vendidos online.  909 Lakeshore Blvd West.

7 a 23 de junho

Luminato – Arte que surpreende nos mais surpreendentes lugares. Isto é Luminato, quando Toronto é “tomada” por todos os tipos de artes, de dança, música à artes cênicas e visuais, em 17 dias de festival, 23 endereços na cidade e participação de artistas locais e do mundo. A instalação interativa House of Mirrors, uma espécie de caleidoscópio gigante de 38 metros de mais de 55 toneladas, promete ser a sensação do festival. Aberta durante todo o festival, no espaço Exhibition Common, parte do QG do festival, no Harbourfront Centre. 235 Queens Quay West. Ingressos: gratuito no primeiro final de semana do evento (7 e 8 de junho); C$ 10 entre 9 a 23 de junho, na bilheteria do evento; Crianças de até 5 anos não pagam. Horários: de terça-feira a domingo, das 11h às 23h. Somente 100 pessoas por vez para 30 minutos dentro da instalação. Confira toda a programação do Luminato.

14 e 15 de junho

Wine & Spirit Festival – Na charmosa praia Sugar Beach, na porção oeste da cidade, com dois dias de duração, para degustação de vinhos, cervejas, sidras e spirit, tendo como cenário o belíssimo lago Ontário. Exceção aos festivais que vendem bebidas alcoólicas, neste crianças são bem-vindas, por ocorrer em espaço público. Ingressos a C$ 23, online, o que dá direito a um copo para degustação, pulseira de acesso e entrada a workshops e seminários. Os preços das amostras variam entre 2 a 4 vouchers cada (vendidos a C$ 2 a unidade). Use o app tokenmobile.ca para comprar tokens virtuais ou compre-os durante o evento, a dinheiro, apenas. Sexta-feira, das 17h às 23h e sábado, das 14h às 22h.

14 a 16 de junho

Taste of Little Italy – Festival de rua do reduto italiano de Toronto mais famoso de Toronto, Little Italy. São três dias de festa, quando os quarteirões da movimentada College Street, entre as ruas Montrose e Manning, fecham-se para os carros e abrem-se para os sabores da culinária e tradições italianas. Sexta-feira, das 19h à 1h; Sábado, das 11h à 1h; Domingo, das 11h às 22h.

16 de junho

Yorkville Exotic Car Show – Por aqui, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, este ano, dia 16. Que tal mimar o daddy com um show de carros exóticos em Yorkville, o bairro mais elegante de Toronto? Com direito a carpete vermelho e máquinas dos sonhos, como Ferraris, Porsches e Lamborghinis. O melhor? É gratuito (o show, não os carros). Bloor Street, entre a Avenue Road e Bay Street. Do meio-dia às 17h, para todas as idades.

21 de junho

INÍCIO OFICIAL DO VERÃO NO CANADÁ! Não é nenhum evento mas, com certeza, algo a se comemorar!

21 a 23 de junho

Toronto Craft Beer Festival – Já deu para perceber que os meses quentes em Toronto são sinônimos de festivais de cerveja, certo? Muitos deles. E este começa bem no primeiro dia do verão! O TCBF celebra as microcervejarias locais e independentes de Ontário. Tudo acompanhado de comidinhas e música boa. Evento para maiores de 19 anos, com documento de identificação. O festival também aderiu ao pagamento virtual, utilizando o aplicativo Token Mobile (tokenmobile.ca). Sexta-feira, das 15:30h às 22h; Sábado, das 13h às 22h; Domingo, das 13:30h às 20h.

Ingressos: De C$ 28,50 a C$ 48,50 (VIP, com direito a entrar meia hora antes do início do evento, área designada e degustações extras); C$ 15 para o “amigo da vez”. Ontario Place, Westland Island, 995 Lake Shore Blvd West.

21 a 30 de junho

TD Toronto Jazz Festival – Um dos principais festivais de jazz da América do Norte, com mais de 1.500 músicos vindos de toda a parte do mundo (incluindo Diana Ross!) e atraindo mais de meio milhão de visitantes. Na programação, mais de 150 espetáculos em dez dias de evento ao redor da cidade mas principalmente no bairro Yorkville, o QG do festival.

29 de junho a 1 de julho

Redpath Waterfront Festival – Três dias de festival que acontece dentro e fora d’água, às margens do lago Ontário, com o intuito de promover Toronto como destino portuário. A cada três anos, o evento recebe uma frota de majestosos navios na orla da cidade, este ano, ancorados próximo à praia Sugar Beach e abertos para visitação. Outras duas novidades para este ano: a visita, pela primeira vez, da Guarda Costeira canadense e o mercado com tema náutico, com artesanato e gastronomia inspirados no mar. Parque Sherbourne Common, ao lado da praia Sugar Beach. 61 Dockside Dr. Evento gratuito, somente a visita aos navios é paga, com compra de ingressos online: C$ 15,13 (crianças entre 6 a 12 anos e adultos acima de 65 anos de idade) e C20,28 (adultos).

29 e 30 de junho

Bud Light Dreams – Você, uma ilha e dois dias do festival de música eletrônica mais top de Toronto. Com mais de 30 nomes no lineup e direito a uma das vistas mais magníficas do skyline da cidade. Convém dar uma olhada na lista do que é permitido e proibido levar para evitar problemas na entrada (nada de câmeras ou paus de selfie!). RBC Echo Beach, East Island, Ontario Place, 955 Lake Shore Blvd West; Ingressos a partir de C$ 123; Para maiores de 19 anos; Portões abrem às 15h.

Ainda dá tempo!

22 de junho

Electric Island – Esquenta pro Bud Light Dreams ou complemento, este festival de música eletrônica também ocorre numa ilha, também ferve durante o verão, e tem sua lista de ítens proibidos. A diferença é que a ilha é a Hanlan’s Point, em Toronto Islands, e este festival tem cinco edições ao longo da estação. Próximas datas: 10 e 31 de agosto e 1 de setembro. Hanlan’s Point Beach, Toronto Island, acesso via balsa ou táxi aquático. Ingressos: C$ 51,93 e C$ 75.15 (VIP); Evento para maiores de 19 anos; Portões abrem às 14h.

Até 28 de junho

ROM Friday Night Live (FNLROM) – Durante nove sextas-feiras, o museu ROM, com sua arrojada fachada de vidro de vértices pontiagudas, transforma-se em balada com DJ, dinossauros e um novo tema por semana, como: Palette (31 de maio), celebrando a Era de Ouro Holandesa, com prévia da nova exposição temporária “In the Age of Rembrandt: Pinturas Holandesas do Museu de Belas Artes de Boston”, e Colour ROM Proud (14 de junho), celebrando o Pride Month, em Toronto.

Todas as instalações do museu ficam abertas para visitação durante o tempo da festa. Ingressos: C$17, antecipados, online, ou nas bilheterias, no dia do evento, a partir das 19h. Quem comprar ingressos antecipadamente terá entrada garantida, até às 20h. Depois deste horário, só por ordem de chegada, no limite de capacidade do lugar. Idade mínima: 19 anos, com apresentação de identificação válida (emitida por este país ou passaporte, no caso de turistas). Royal Ontario Museum; 100 Queens Park, metrôs St. George ou Museum.

Até 28 de outubro

Kensington Market Pedestrian Sundays – Entre maio a outubro, o último domingo do mês no Kensington Market, bairro com cara de mercado, cheiro de mercado, vibe de mercado e nome de mercado mas que não é mercado, tem suas ruas principais fechadas para carros e abertas para pedestres, barraquinhas, performances e muita festa no maior jeitão de quê? Isso mesmo, mercado! Gratuito, do meio-dia às 19h.

Divirta-se!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!