Porque julho é o mês mais aguardado do ano em Toronto!

ESTAMOS NO VERÃO!!! Por si só, um baita motivo pra sair nas ruas de Toronto festejando até o cair da noite que, por causa do horário de verão (aqui ele ainda existe, chamado de Daylight Savings), chega mais tarde, por esses dias.

Mas julho não é o mês queridinho dos canadenses somente por isso, não: ele é, também, o mês com maior número de festivais de rua e eventos ar livre no ano, sendo a maioria deles gratuitos, incluindo os festejos em comemoração ao aniversário do país. Planeje-se para aproveitar!

29 de junho a 1 de julho

Redpath Waterfront Festival – Três dias de festival que acontece dentro e fora d’água, às margens do lago Ontário, com o intuito de promover Toronto como destino portuário. A cada três anos, o evento recebe uma frota de majestosos navios na orla da cidade, ancorados próximo à vizinhança das ruas Bay e Lower Sherbourne, e abertos para visitação. Outras duas novidades para este ano: a visita, pela primeira vez, da Guarda Costeira canadense e o mercado com tema náutico, com artesanato e gastronomia inspirados no mar. HTO Park, 339 Queens Quay West. Evento gratuito, somente a visita aos navios é paga, com compra de ingressos online: C$ 15,13 (crianças entre 6 a 12 anos e adultos acima de 65 anos de idade) e C$ 20,28 (adultos).

1º de julho – Canada Day

O aniversário da nação é dia 1 de julho (segunda-feira, feriado), celebrado com várias queimas de fogos por toda a cidade. Algumas sugestões em três pontos distintos de Toronto:

Canada’s Wonderland – Uma das mais tradicionais queimas de fogos para o Canada Day ocorre no maior parque de diversões do país, em Vaughan, subúrbio a meia hora do centro de Toronto. Passe o dia no parque (leve roupa de banho porque ele também é um parque aquático) e fique para o show pirotécnico de mais de 6 mil disparos iluminando a Montanha Encantada, um dos símbolos do lugar. Ingressos a partir de C$ 39.99 para uso do parque e a queima de fogos. 1 Canada’s Wonderland Drive, Vaughan.

Downsview ParkAqui, a festa começa às 16h, com brinquedos infláveis e atividades para as crianças, como: pintura de rosto e barraquinha. Para os adultos, música ao vivo e uma variedade de food truck. O dia termina com a queima de fogos. Das 16h às 23h, Downsview Park, 35 Carl Hall Road. Gratuito.

Mel Lastman Square – Se Toronto downtown estiver muito longe, comemore o Dia do Canadá em midtown, no espaço Mel Lastman Square, próximo ao cruzamento da Yonge Street com Sheppard Avenue.  Atividades kid-friendly, música ao vivo, food truck e queima de fogos, no final do dia. Das 18h às 22:30h (horário da queima de fogos). 5100 Yonge Street, metrô North York Centre. Gratuito.

3 a 14 de julho

Toronto Fringe Festival – O maior festival de teatro alternativo de Ontário, com mais de 150 produções mais de 30 locais em Toronto. Com programação para todas as idades.

12 a 14 de julho

Toronto Outdoor Art Fair – No espaço Nathan Phillips Square, na frente da prefeitura, a maior e mais longa feira de arte ao ar livre do Canadá, com trabalhos de 360 artistas, de pintura, fotografia a moda e cerâmica. Entrada gratuita.

5 a 21 de julho

Summerlicious  – Edição de verão do maior festival gastronômico da cidade, com quase 200 restaurantes oferecendo cardápio fixo de três pratos a C$ 23, C$ 28 e C$ 33 (almoço), e C$ 33, C$ 43 e C$ 53 (jantar). No website do festival é possível localizar restaurantes por preço, bairro e tipo de comida.

5 a 28 de julho

Beaches International Jazz Festival – Com mais de 30 anos de existência, o maior festival de jazz de Toronto, na charmosa área conhecida como Beaches, no extremo oeste da cidade. Além de jazz, espere muito blues, reggae e até ritmos latinos e hip-hop. Evento gratuito.

6 e 7 de julho

Salsa on St. Clair – Os dois dias de festival de rua que ocorre no trecho da rua St. Clair Street West, entre as ruas Winona Drive e Christie Street, encerra as comemorações da cultura latina em Toronto, que inclui apresentações em casas noturnas e aulas gratuitas de salsa em vários estúdios da cidade.

12 a 14 de julho

Honda Indy Toronto – 2.84 km de corrida de rua, num trajeto construído especialmente para o circuito, dentro do belíssimo espaço Exhibition Place, às margens do lago Ontário. Evento família, com brinquedos infláveis, simuladores, algodão-doce e pipoca cortesia para os pequenos; exposições de carros e food truck para as adultos; a adrenalina das pistas, para todos. Ingressos a partir de C$ 40, crianças de até 12 anos não pagam quando acompanhadas por adulto pagante. A corrida ocorre no sábado, 13, e domingo, 14, com o treino de classificação na sexta-feira, 12. Neste dia, o acesso ao evento é gratuito, com sugestão de doação de C$ 10 para a fundação Make-a-Wish-Canada.

21 de julho

Toronto International Brazilfest – O maior festival brasileiro em Toronto voltando para sua 16ª edição, no parque Earlscourt Park. Com capoeira, artesanato, nossas comidinhas favoritas, bar (com caipirinha!) e muita música, brasileira, é claro. Evento gratuito, para todas as idades. Das 11h às 23h.

View this post on Instagram

Começando a contagem para o grande dia !!

A post shared by TORONTO BRAZILFEST – FESTIVAL (@toronto_brazilfest) on

26 a 28 de julho

Toronto’s Festival of Beer – Sai Honda Indy no Exhibition Place, entra TFBO, porque o verão não seria o mesmo sem mais um festival de cerveja. Mais de 100 fabricantes de cervejas locais e internacionais, em três dias de evento, oferecendo mais de 400 tipos da bebida. É sério, mas só para maiores de 19 anos, sorry. Sexta-feira, 26: das 16:30h às 23h; Sábado, 27, das 13:30h às 20h, e Domingo, 28: das 13:30 às 20h. Ingressos a partir de C$ 60, online. Bandshell Park, Exhibition Place, 200 Princes’ Blvd.

Foto de capa: Salsa on St. Clair

Bom Passeio!