Janeiro: hora de curtir o que o inverno tem de melhor!

Janeiro é o primeiro mês inteiro de inverno no Canadá, mas engana-se que só o que há a fazer é hibernar! Muito pelo contrário. Em Toronto, o calendário cultural para o mês chega a ser tão agitado quanto em agosto, o primeiro mês inteiro de verão. E a estrela dos eventos? O inverno, é claro!

A cidade oferece exposições outdoor, festivais de luzes, de gastronomia (porque no frio dá uma fome!) e dezenas de maneiras de se aproveitar o melhor da temporada: a neve! Só de pistas de patinação, são mais de 100. Dá para esquiar, fazer snowboard, tobogã ou simplesmente brincar na neve, chegar perto, perder o medo, senti-la. Afinal de contas, não é pra isso mesmo que visitamos Toronto nesta época do ano? Guarde este post com você e curta tudo o que a estação tem de melhor!

13 de janeiro

No Pants Subway Ride – Não chega a ser um evento, mas fica o aviso: se neste dia encontrar alguém sem calça no metrô pode olhar discretamente mas não chame a polícia! E fique à vontade se quiser fazer o mesmo. Dia 13 de janeiro é o dia de No Pants Subway Ride, quando usuários do metrô de diversas partes do mundo resolvem deixar as calças em casa. A brincadeira começou em Nova Iorque, em 2002, entre um grupo de amigos. De lá para cá, vem conquistando adeptos em outras partes do mundo, como: Sydney, na Austrália, México, Reino Unido, Moscou e aqui.

17 a 27 de janeiro

Para os profissionais da área e amantes de decoração e design, dois eventos imperdíveis: Interior Design Show, de 17 a 20 de janeiro e Design TO, de 18 a 27 do mês, com mais 100 eventos por toda a cidade.

View this post on Instagram

"Expanded Horizon" – This installation by @polymetis_projects was recently part of the #WinterLight exhibit at @ontarioplace. Polymétis works at the intersection of architecture, landscape and art. They share a mutual interest in land and the environment, with a focus on nautical geography, which is a primary source of inspiration. Each project is approached with an awareness of the influences that create our surrounding environment and how those forces may be constructed or controlled to reveal a familiar territory or space from an unusual perspective. The studio's site-specific projects focus on making and experimental production, blending manual and digital skills that inspire new fields of exploration. These are core to the work ethos with the aim to create works that are thoughtful, engaging and beautiful. Polymétis will be taking on the idea of "LIVE" in the IDS19 Concept Spaces and will be creating an immersive environment that speaks to respite and well-being in today's hectic world. #IDS19 #polymetis #architecture #installation #ConceptSpace #design #outdoor

A post shared by Interior Design Show Toronto (@idstoronto) on

18 de janeiro a 3 de março

Toronto Light Fest – Um dos festivais de luzes mais lindos da cidade retorna ao Distillery District em sua terceira edição. Quando o complexo transforma-se numa galeria de arte ao ar livre, com 35 instalações criadas por artistas canadenses e internacionais e milhares de luzes em esculturas coloridas que tomam conta do lugar: no chão, no ar, penduradas entre um prédio e outro, nos telhados, dentro e fora dos galpões do distrito.

A ideia primária é divertir e iluminar as noites longas da estação, mas olhando com mais atenção à cada instalação e suas mensagens, há sempre um chamado para reflexão. Novidade para este ano: degustação de vinho e champanhe nos finais de semana e apresentação de música ao vivo. Gratuito e para todas as idades. Lembre-se de se agasalhar bem e alternar o passeio com pausas em espaços indoor. Lugar para um bom chocolate quente, por ali, não falta. 9 Trinity Street.

19 de janeiro a 24 de fevereiro

IceBreakers – Parece até ironia mas, no inverno, o que não falta em Toronto é exposição de arte ao ar livre, com nomes que brincam e celebram a estação, como a IceBreakers. Anualmente, cinco obras de arte em tamanho gigante são instaladas ao longo da Queens Way West, no Waterfront, o calçadão ao redor do lago, oferecendo assunto para “quebrar o gelo” e ótimos posts para o Insta. Gratuito.

25 de janeiro a 7 de de fevereiro

Winterlicious – No frio dá uma vontade de comer, ainda mais depois de tanto patinar, esquiar, brincar na neve. Sorte a nossa de termos a edição de inverno do festival gastronômico mais querido da cidade, o Winterlicious. Mais de 200 restaurantes oferecendo cardápios a preços fixos e reduzidos (almoço a $23, $28 ou $33 e jantar a $33, $43 ou $53), além de uma série de eventos culinários, como: aulas de culinária, jantar com teatro e menu degustação. Excelente oportunidade para desfrutar da diversidade gastronômica da cidade e os sabores típicos do país. Reservas a partir de 10 de janeiro, extremamente recomendado pela popularidade do evento.

26 de janeiro

Winter Craft Beer Fest – Festival de cerveja nas instalações da cervejaria Steam Whistle. Detalhe: do lado de fora dela, em pleno inverno canadense. O lado bom da coisa? A cerveja sempre será servida estupidamente gelada. Com mais de 40 cervejarias artesanais de Ontário participando do evento, além dos food trucks oferecendo comidinhas de inverno, para acompanhar, como: marshmallows e o clássico canadense poutine (batata frita com molho de carne e queijo por cima). Das 11h às 17h; Ingressos a C$ 25, online, e C$ 30 na porta (compre antecipado porque os ingressos costumam esgotar). Tokens para degustação a C$ 1 cada. Leve dinheiro em espécie, não há caixa eletrônico por perto. Roundhouse Park: 255 Bremner Blvd (na frente da entrada do Ripley’s Aquarium).

Até 16 de março

Balada no gelo – As principais pistas de patinação no gelo da cidade promovem noites de patinação com música, com a presença de DJs locais e food trunks com comidinhas e chocolate quente. Todas gratuitas e com aluguel de patins no local. Opções:

Natrel Rink – No Harbourfront Centre, às margens do lago. Aluguel de patins a C$ 5 (para crianças de até 12 anos) e C$ 10 (acima de 13 anos de idade). Aos sábados, das 20h às 23h, até 16 de fevereiro; 235 Queens Quay West, streetcars (bondes) linhas 509 Harbourfront ou 510 Spadina.

The Bentway – Trilha de patinação inaugurada no início de 2018, parte de um gigantesco projeto de reutilização do espaço debaixo da via expressa elevada Gardiner Expressway. Ao lado do Fort York National Historic Site. Aos sábados, das 17h às 21h, até 16 de fevereiro (horário e programação especial para as festas de fim de ano, até 6 de janeiro). Não sabe patinar? Faça uma aula cortesia, toda quinta-feira, às 18h (crianças) e às 19h (adultos). Aluguel de patins (por duas horas): C$ 5 (para crianças de até 12 anos) e C$ 10 (acima de 13 anos de idade). 250 Fort York Blvd.

Winter Light Exhibition – Em sua segunda edição, festival de luzes do complexo de entretenimento Ontario Place, vizinho do Harbourfront, às margens do lago Ontário. Gratuito, com belíssimas instalações de arte, bonfire (espécie de lareira outdoor), programação de filmes no Cinesphere (o primeiro cinema IMAX permanente do mundo). Também tem skate party, com uma vantagem sobre as demais da cidade: sua pista de patinação é de gelo sintético, não dependendo do tempo para funcionar: tem festa, havendo neve ou não. Aos sábados, das 17h às 23h (veja o horário da programação completa do festival). Aluguel de patins: C$ 5 (para crianças de até 12 anos) e C$ 10 (acima de 13 anos de idade). Ontario Place, 955 Lake Shore Blvd West.

Bate-volta de inverno

11 a 27 de janeiro

Icewine Fest Niagara Que a região de Niagara é conhecida não só por Niagara Falls mas também por suas vinícolas a gente já sabe. O que muitos desconhecem é que a região é uma das mais conceituadas no mundo quando o assunto é icewine, o vinho doce, para a hora da sobremesa, feito com as uvas congeladas nas videiras, pelo inverno.

O Icewine Fest Niagara é um evento para a comemoração da temporada de fabricação deste vinho na região. São três semanas de festa com a participação de mais de 35 vinícolas em eventos outdoor, harmonização de vinhos e degustação da bebida. Um evento imperdível, sem contar que as cataratas são um show à parte durante esta época do ano. Com festival de luzes até o final de janeiro.

Agasalhe-se bem e bom passeio!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!