Fevereiro: frio? Sim, mas com muita diversão e romance!

Fevereiro é o mês de frio mais intenso em Toronto, mas também um dos mais belos e mais românticos, sendo o mês do Dia dos Namorados (Valentine’s Day, dia 14), por aqui.

Agasalhe-se bem e aproveite a paisagem única da estação e as atividades ao ar livre que só dá para fazer nessa época do ano, como: patinar no gelo, brincar de tobogã nos morros da cidade e até esquiar!

1 a 3 de fevereiro

Toronto Tea Festival – Evento perfeito para um final de semana de inverno em Toronto. Em sua 7ª edição e com três dias de duração, o Toronto Tea Festival conta com mais de 50 expositores: de sommeliers de chá, autores de livros sobre o assunto, a historiadores, chefs, lojas e fabricantes. Na programação, degustação de chás, estandes de vendas, workshops e apresentação de cerimônias do chá das culturas chinesa, coreana e japonesa. Toronto Reference Library – Sala Appel Salon – 2º andar; Horários: Sexta-feira, dia 1º, das 12h às 19h, com evento VIP a partir das 17:30h, sábado e domingo, dias 2 e 3, das 10h às 17h; Ingressos a partir de $15; 789 Yonge Street, metrô Bloor-Yonge.

9 e 10 de fevereiro

Bloor-Yorkville Icefest – Para celebrar o inverno em grande estilo, festival de esculturas do gelo ao ar livre num dos bairros mais elegantes de Toronto. Este ano, com ainda mais glamour, tendo como tema “Hollywood North”, como a cidade é conhecida por servir de cenário para diversas produções de Hollywood, muitas delas filmadas ali mesmo, no bairro. Mais de 30 mil quilos de gelo serão utilizados para o festival, com algumas peças esculpidas durante o evento. Horários: Sábado, dia 9, das 12h às 20h e domingo, dia 10, das 12h às 17h; Gratuito. Village of Yorkville Park (Quarteirão das ruas Cumberland Street e Bellair Street); metrô Bay.

15 a 24 de fevereiro

Canadian International AutoShow – Maior Salão do Automóvel do Canadá, com dez dias de duração e mais de mil carros em exposição, dos clássicos aos futurísticos, dos modelos de rua aos das pistas de corrida, passando por muscle cars, exóticos e elétricos. Mas, o que vai dar o que falar será o modelo LEGO® TECHNIC Bugatti Chiron, réplica em tamanho natural do carro de luxo Bugatti Chiron, construído com mais de um milhão de peças do brinquedo mais popular do mundo. E o mais incrível? Ele funciona de verdade! Metro Toronto Convention Centre, com duas entradas: Sul: 222 Bremner Blvd. e Norte: 255 Front Street West; Horários: Sexta-feira, dia 15, das 12h às 22h; de 16 a 23 de fevereiro, das 10:30h às 22h e domingo, dia 25, das 10:30h às 18h; Ingressos (vendidos com 10% de desconto, online, até às 11:59h do dia 14): C$ 25 (adultos), C$16 (jovens de 13 a 16 anos e adultos acima de 60 anos); $7 (crianças de 7 a 12 anos), C$ 50 Family Pass (2 adultos e duas crianças de até 12 anos), C$ 14 Super Tuesday (válido somente para o dia 19 de fevereiro). Crianças de até seis anos não pagam ingresso.

15 a 17 de fevereiro

Toronto Motorcycle Show – Para quem gosta de aventura em duas rodas. Com shows de motociclismo e test drive do último modelo da Yamaha TT-R off-road, versão mini bike…para crianças (entre 6 a 12 anos de idade), sorry! Enercare Centre, Exhibition Place, 100 Princes’ Blvd (como chegar); Horários: Sexta-feira, dia 15, das 12h às 21h; sábado, dia 16, das 10h às 18h e domingo, dia 17, das 10h às 17h; Ingressos: C$ 20 (vendidos à C$ 17,50, online, até 12 de fevereiro), C$ 15 (adultos acima de 65 anos), C$ 11 (jovens entre 6 a 14 anos), C$ 45 Family Pass (2 adultos e duas crianças de até 14 anos). Crianças de até cinco anos não pagam.

18 de fevereiro a 1º de abril

Winter Stations – Todos os anos, 7 artistas de Toronto são escolhidos para criar instalações de arte gigantes, que enfeitarão a orla das “praias” do lago Ontário, na região conhecida como “The Beaches”, durante os meses de fevereiro a abril. Visitação gratuita.

Esportes de inverno: tobogã, snowboard e esqui:

Tobogã: Leve sua prancha e brinque de escorregar nos morros da cidade! Aqui a lista dos locais com melhores condições (o parque Riverdale Park é um dos locais favoritos dos locais, mas está fechado para a temporada, por questões de segurança).

Snowboarding e esqui: Dá para esquiar e praticar snowboard aqui mesmo em Toronto: os centros Earl Bales Ski & Snowboard Centre e Centennial Ski & Snowboard Centre oferecem equipamentos e até aulas para principiantes, de todas as idades. Até 12 de março.

Earl Bales: 4169 Bathurst St, North York; Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 21:30h, aos sábados, das 9h às 20h e aos domingos, das 9h às 18h; 416-395-7931.

Centennial Ski & Snowboard Centre: 256 Centennial Park Road, Etobicoke; Horários: De segunda a sexta-feira, das 16h às 21:30h, aos sábados, das 9h às 20h e aos domingos, das 9h às 18h; 416-394-8753.

Horário e abertura sujeitos à mudanças devido às condições do tempo. Ligue antes para se certificar.

Ópera, de graça – Entre o início de setembro a meados de junho, o espaço Four Seasons Centre for the Performing Arts realiza uma série de concertos de vários gêneros musicais com artistas emergentes e veteranos. A casa de espetáculos é lindíssima e por si só já vale a visita. Construída em 2006 especialmente para concertos de ópera e espetáculos de balé, é conhecida por sua acústica de nível elevado. Os concertos gratuitos ocorrem às terças e quintas-feiras, ao meio-dia, e em algumas quartas-feiras, ao meio-dia e às 17h30, com entrada por ordem de chegada.

Ainda dá tempo:

Winterlicious – Até 7 de fevereiro

Ice Breakers, Toronto Light Fest, Patinação no gelo, Winter Light Exhibition

Bom Passeio!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!