Eventos top para o Family Day!

Fevereiro é só festa! Nem bem comemoramos o Valentine’s Day, já é hora de pensar no Family Day, feriado relativamente novo, de 2007, adotado por algumas províncias do Canadá, incluindo Ontário, comemorado sempre na terceira segunda-feira do mês. Este ano, no dia 18.

Além de Ontário, a data também é comemorada nas províncias de Alberta, Saskatchewan, New Brunswick e British Columbia (nesta última, celebrada na segunda segunda-feira de fevereiro).

Prato cheio para quem estiver visitando essas províncias com a família neste final de semana prolongado. Espere um volume maior de pessoas nas ruas, museus, restaurantes, etc. Porém, por ser um feriado provincial, não são todas as empresas que o adotam.

Veja o que abre, o que fecha e como aproveitar o Family Day em Toronto:

Abre:

  • Repartições públicas federais;
  • Alguns shoppings de Toronto e GTA (Greater Toronto Area):
    • Eaton Centre: Aberto das 11h às 19h; 220 Yonge Street, metrôs Dundas ou Queen (ambas estações dentro do shopping);
    • Vaughan Mills: Aberto das 10h às 19h; 1 Bass Pro Mills Drive.

Destaques:

AGO (Art Gallery of Ontario) – Conheça um dos museus de arte mais famosos do país e faça arte com seus filhos dentro dele. A programação especial para o Family Day inclui: oficinas de colagem, esculturas, zine e até karaokê, para toda a família! Se cansar, dá para tirar uma sonequinha no espaço Quiet Space. 317 Dundas Street West, metrô St. Patrick; das 10:30h às 16h; Ingressos: C$19,50 (adultos), C$16 (idosos), C$11 jovens e crianças até 17 anos, C$39 Ingresso-Família, válido para 2 adultos e até 5 jovens e crianças de até 17 anos (com desconto de C$ 10 se comprado online, com antecedência), crianças até 5 anos não pagam.

CN Tower + Ripley’s Aquarium – Com ingresso especial, Sea the Sky, que possibilita conhecer as duas atrações, vizinhas, pagando menos. Visite as galerias do maior aquário do país, que abriga mais de 20 mil animais, de 470 espécies, em tanques interativos e no túnel subaquático mais longo da América do Norte, com 5,7 milhões de litros de água. Na torre, suba até os pisos de observação LookOut e Glass Floor, a 346m e 342m acima do solo, respectivamente. Não vai dar para ir neste fim de semana? Não tem problema: a promoção vai até 22 de fevereiro (somente para compras online), com o ingresso podendo ser utilizado em até 180 dias a partir da data de compra. 301 Front Street; partindo da Union Station, caminhe sentido leste para a Front Street.

Evergreen Brickworks – Espaço de lazer cercado de verde, às margens da cênica rodovia Don Valle Parkway (DVP), funcionando nas premissas do que já foi uma das maiores olarias do país. Um passeio que mescla atividades indoor e ao ar livre, com pista de patinação no gelo, trilhas para caminhada e biking, e o Children’s Garden, playground onde a criançada é incentivada a brincar com elementos da natureza, em qualquer estação do ano. Para os adultos, degustação de cervejas artesanais e comidinhas de food truck, para acompanhar. Entrada gratuita, com aluguel de patins a C$5; Das 10h às 17h; 550 Bayview Avenue. Estacionamento no local e traslado saindo da estação de metrô Broadview ou ônibus 28 Bayview saindo da estação de metrô Davisville.

Ontario Place – A programação para o Family Day do complexo de entretenimento Ontario Place, às margens da orla urbana do lago Ontário, é tão extensa que dá para passar o dia inteiro por lá. Patine na única pista outdoor de gelo sintético da cidade e, na segunda-feira, dia 18, asse marshmellows na fogueira e entre na brincadeira, em jogos de time divertidíssimos, como: Spikeball, Broomball, uma espécie de hóquei no gelo mas sem patins, com tacos lembrando broom sticks (cabos de vassoura, daí o nome) e KanJam, competição de arremessar discos em latas como as de lixo! Ao cair da noite, confira as instalações de arte do festival de luzes Winter Light Exhibition. Todos os eventos, gratuitos. Aluguel de patins (por duas horas): C$5 (para crianças de até 12 anos) e C$ 10 (acima de 13 anos de idade); Sábado, das 15h às 23h, domingo, das 15h às 20h e segunda-feira, das 13h às 22h; 955 Lake Shore Blvd West.

Patinação no gelo – As 52 pistas e trilhas de patinação outdoor da cidade estarão abertas durante o feriado de Family Day, incluindo a popular Nathan Phillips Square (100 Queen Street West, metrôs Queen e St. Andrew), que terá uma festa no gelo das 13h às 16h, com chocolate quente cortesia. A trilha The Bentway ficará aberta até às 21h, servindo chocolate quente e marshmellows assados em suas estações climatizadas, além de pintura de rosto e atividades para a criançada. À leste do Fort York Visitor Centre (250 Fort York Blvd), entre a Strachan Avenue e Bathurst Street. De transporte público: bondes 511 Bathurst, 509 Harbourfront ou ônibus 121 Fort York-Esplanade.

Ambos os eventos gratuitos. Aluguel de patins e equipamentos, disponível.

The Second City – Para treinar o inglês de forma divertida: a sede em Toronto do famoso clube de teatro de comédia de improviso, que lançou nomes, como: Dan Aykroyd, Steve Carrell e Tina Fey, está com uma programação especial para famílias com filhos pequenos: a peça Improv Showdown, onde dois comediantes disputam para ver quem é o melhor na arte do improviso, com situações hilárias e a participação da platéia, que direciona o improviso dando sugestões. Uma hora de duração, para crianças acima de 4 anos de idade. Sessões para o feriado de Family Day: sábado (16) e domingo (17), às 12h, segunda-feira (18) às 14h e 16:30h. Em cartaz até setembro; Ingressos: C$12 (crianças de até 12 anos) e C$15 (adultos); 51 Mercer Street, Entertainment District.

Fecha:

  • As lojas de bebidas LCBO e Beer Stores (sorry!);
  • Bancos, alguns shopping e comércio de varejo;
  • Repartições públicas municipais e provinciais, como: bibliotecas públicas.

O TTC, transporte público da cidade, estará operando em esquema de feriado, o que significa horários de sábado para as linhas de ônibus, metrôs e streetcars (bondes). Use o TTC Trip Planner para planejar suas andanças por Toronto!

Happy Family Day!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!