Dezembro com neve, patinação e (muita) diversão em Toronto!

Dezembro em Toronto pode ser frio, com dias curtos e escuros, mas também pode ser mágico, com as cores e luzes das festas de fim de ano; divertido, com os esportes de inverno, incluindo patinar no gelo, e convidativo, com direito à “Black Friday” canadense e festas fora da caixinha para a virada!

28 de novembro a 4 de janeiro

Glow Toronto – As festas de fim de ano de Toronto serão ainda mais iluminadas com a chegada de um dos maiores festivais natalinos indoor do mundo, com um gigantesco show de luzes, pra acompanhar. Ocupando um espaço de mais de 7 mil metros quadrados, o Christmas Glow Toronto irá oferecer shows ao vivo, playgrounds, mercados de artesanato, trenzinho para a criançada, e muitas luzes: de esculturas, balanços de LED a um túnel com mais de 50 mil delas. Toronto Congress Centre, 1020 Martin Grove Rd, Etobicoke; Entrada com hora agendada, online; Ingressos: A partir de C$ 15.

29 de novembro a 4 de janeiro

Union Holiday – Patinar no gelo numa pista ao ar livre, em pleno inverno canadense, é um dos ítens da bucket list de muita gente. Imagine, então, poder participar da inauguração de uma delas? A estação de trens e metrôs mais popular de Toronto, a Union Station, terá seu próprio rinque de patinação no gelo, que promete ser tão popular e agitado quanto a própria estação. Para a estréia e durante todo o período do evento, patine e curta shows ao totalmente de graça, incluindo patins, capacete e aulas de patinação. Aberta todos os dias da semana (dependendo da condição do tempo), só fechando no dia de Natal. 65 Front Street West; Horários: de segundas à sextas-feiras, das 11h às 19h, sábados e domingos, das 11h às 21h; Gratuito e para todas as idades.

30 de novembro a 22 de dezembro

Winter Village Evergreen Brick Works – Um dos mais pitorescos complexos de entretenimento de Toronto, que funciona nas instalações do que já foi a maior olaria do país, transforma-se no Winter Village (Aldeia do Inverno), nos finais de semana durante os meses de novembro e dezembro. Com mercado de artesanato, comidinhas de rua e atividades ao ar livre para toda a família, incluindo trilhas para caminhada e patinação no gelo numa pista novinha em folha. Das 10h às 17h, entrada gratuita, com aluguel de patins no local. Evergreen Brick Works, 550 Bayview Ave (às margens da rodovia Don Valley Park). Com estacionamento limitado no local e traslado saindo da estação de metrô Broadview ou ônibus 28 Bayview saindo da estação de metrô Davisville.

1 de dezembro a 5 de janeiro

A Nutcracker Christmas at Casa Loma – O único castelo urbano da América do Norte, construído por Sir Henry Pellat entre 1911 a 1914, enfeita-se para as festas de fim de ano, oferecendo eventos especiais para o período:

De 1º de dezembro a 5 de janeiro, das 9:30h às 17h, do lado de dentro do castelo, com uma árvore de Natal de mais de 12 metros, shows de mágica e patinação no gelo, além  de atividades para as crianças, como: oficina do Papai Noel, castelo inflável e decoração de cookies.

De 15 a 30 de dezembro, das 17h às 21h, do lado de fora, quando seus majestosos jardins ganham iluminação e decoração especial para o Natal. Para este ano, a adição de um mercado natalino e concertos ao ar livre.

Ingressos a C$ 32,49 (adultos entre 18 a 64 anos de idade), C$ 27,32 (adultos a partir de 65 anos e crianças entre 14 a 17 anos de idade) e C$ 22,15 (crianças entre 4 a 13 anos de idade). Crianças até 3 anos não pagam ingresso. Horários especiais: fecha às 17h dia 24 de dezembro, fechando às 17h; fechado no Natal, dia 25 de dezembro. 1 Austin Terrace. 

1 de dezembro a 6 de janeiro

Tunnel of Glam O túnel de lantejoulas que bombou na Internet, ano passado, volta para sua segunda edição, este ano, ainda mais glamuroso do que nunca! Com 24 metros de comprimento e 14 milhões de lantejoulas reversíveis, vai ser impossível sair de lá com um sorriso no rosto e centenas de fotos! 1501 Yonge Street; Horário: das 7h às 23h, Gratuito; Para todas as idades.

7 a 23 de dezembro

Fair in the Square – Em Toronto, é no espaço Nathan Phillips Square onde tudo acontece. Sendo assim, ele não poderia ficar de fora quando o assunto é mercado de Natal. Nos moldes dos tradicionais mercados europeus, o Fair in the Square toma conta da frente da prefeitura da cidade no mês de dezembro, com barraquinhas de artesanato, comidinhas e bebidas, além de atrações e atividades para a criançada, como carrossel, xícara maluca e momento selfie com Papai Noel (das 12h às 20h, para fotos gratuitas, com sugestão de doação em prol da ONG Epilepsy Toronto). Feira: às terças e quintas, das 16h às 22h, sábados e domingos, das 12h às 22h. Fechado às segundas-feiras, exceto dia 23 de novembro, último dia do evento, funcionando do meio-dia às 19h. 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode. Gratuito.

12 de dezembro a 4 de janeiro

The Nutcracker (O Quebra-Nozes) – Passar o Natal em Toronto já é um sonho. Imagine, então, poder assistir o espetáculo de balé mais famoso do mundo, aqui? Desde 2005, a The National Ballet of Canada (Companhia Nacional de Balé do Canadá) vem encantando adultos e crianças com sua versão da produção The Nutcracker (O Quebra-Nozes), composta pelo músico russo Tchaikovsky, que se inspirou na estória de mesmo nome, escrita pelo alemão E.T.A. Hoffmann, em 1816. Ingressos à venda online; Four Seasons Centre for the Performing Arts, 145 Queen Street West. (metrô Osgoode).

20 de dezembro a 5 de janeiro

Bentway – A pista de patinação no gelo que funciona debaixo da via expressa Gardiner Expressway será reaberta para a temporada na sexta-feira, 20 de dezembro, a partir do meio-dia, com direito a chocolate quente (na versão original ou “batizado” com bebida alcoólica), estações com aquecedores e muita diversão. Com o evento Polar Bear Skate em 29 de dezembro, brincadeira onde corajosos patinadores encaram a pista usando somente patins, biquíni, sungas ou roupas íntimas e nada mais! Qualquer um pode participar. Vai encarar? Funcionamento da pista de patinação: Diariamente, das 12h às 19h; Aluguel de patins no local. 250 Fort York Boulevard.

Datas e eventos especiais de final de ano

26 de dezembro

Boxing Day – Termo utilizado em diversos países anglófonos para designar um tradicional feriado secular comemorado em 26 de dezembro, um dia após o dia de Natal. Em português claro: a Black Friday canadense!

Uma das explicações para a data é que, num passado remoto, os patrões davam presentes aos seus empregados, dentro de uma caixa, um dia após o Natal. Daí a origem do nome “Boxing Day”.

Hoje, o feriado é puramente comercial, aos moldes do Black Friday americano, quando o comércio liquida suas mercadorias a preços bem menores do valor original. Espere a mesma correria, movimento e descontos nas lojas e shoppings, em Toronto (os Estados Unidos não comemoram a data).

Revéillon

31 de dezembro – New Year’s Eve

Na praça – A maior festa de fim de ano em Toronto ocorre na frente da prefeitura, no espaço Nathan Phillips Square. Assim como no Brasil, mas um pouco mais comedida, a noite da virada tem festa, shows ao vivo, contagem regressiva e fogos de artifício. Mas, diferente do Brasil, nada de praia e roupas leves, e sim um rinque de patinação no gelo ao ar livre, com balada comandada por DJs. Para aproveitar, agasalhe-se bem e se jogue na pista! Tudo gratuito. Não tendo patins, alugue um por lá mesmo, por C$ 10 (adultos) e C$ 5 (crianças de até 12 anos de idade). A partir das 20h; Nathan Phillips Square, 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode.

No lago – Não dá para pular as sete ondinhas nas águas congeladas do lago Ontário no final do ano, mas ainda dá para passar o Réveillon no “mar”, ou algo assim. As principais companhias de cruzeiros locais oferecem passeios especiais para o dia 31 de dezembro, com opções de coquetel e jantar, além da vista maravilhosa do skyline de Toronto, todo iluminado para a virada. Para maiores de 19 anos. Mariposa Cruises e Jubilee Queen Cruises.

No museu – Saia da mesmice das festas de Revéillon e comemore a chegada de 2020 numa balada pra lá de fora de inusitada: dentro de um museu! Dia 31 de dezembro, o átrio do ROM (Royal Ontario Museum), maior museu do Canadá, transforma-se numa grande pista de dança, com direito a dinossauros, comes e bebes, bandas ao vivo, DJ, confete e buzinaço para a contagem da virada! Das 21h às 2h; Ingressos à venda, online: C$ 90 + impostos (baile) ou C$ 250 + impostos (baile e jantar, às 19h). Evento para maiores de 19 anos. 100 Queens Park, metrô Museum.

Na torre! – Se dinheiro não é problema (e conseguir babá para ficar com pequenos), passe a virada de ano comendo bem, bebendo e dançando do alto da CN Tower, a atração cartão-postal de Toronto. Das 21h às 2h; Ingressos: C$ 200, inclui festa, jantar e acesso aos dois pisos de vidro da torre; Somente para maiores de 19 anos.

Ainda dá tempo!

14 de novembro a 22 de dezembro

Toronto Christmas Market – O mercado de Natal mais charmoso de Toronto nos remete aos mercados europeus, que existem desde o século XV. Realizado, anualmente, no não menos charmoso Distillery Historic District, numa harmonia de estilo tão perfeita que parece que um foi construído especialmente para o outro. Horários: às terças, quartas e quintas-feiras, das 12h às 21h, sextas e sábados, das 12h às 22h e aos domingos, das 10h às 21h. Fechado às segundas-feiras. A entrada para o mercado é gratuita nos dias da semana. Ingressos: a partir de C$ 8, cobrados somente nos finais de semana a partir das 18h de sexta-feira. Vendidos online ou nas bilheterias do evento, em quantidades limitadas, para visitas no mesmo dia. Crianças de até 5 anos de idade entram de graça, mas ainda necessitam de ingressos. 9 Trinity Street.

22 de novembro a 31 de dezembro

Canada’s Wonderland Winterfest – Excepcionalmente aberto durante os meses frios, o maior parque de diversões do Canadá promete se transformar no maior reino encantado de inverno do país! Dentre as 30 atrações especiais para o evento estão: cerimônia diária de iluminação de suas duas árvores de Natal de 15 metros de altura, patinação no gelo no lago Snow Flake, em frente à icônica Montanha Encantada, shows ao vivo, mercado de Natal, a vila do Papai Noel e seus ajudantes e uma cidade da turma do Snoopy. 1 Canada’s Wonderland Drive, Vaughan; Aos finais de semana; dias e horários variados; Ingressos: a partir de C$ 20, entrada gratuita para crianças de até 2 anos de idade.

22 de novembro a 5 de janeiro de 2020

Aurora Winter Festival – Evento que transforma o complexo de entretenimento Ontario Place numa vila mágica do Polo Norte, de volta para sua segunda edição, agora, sob a batuta dos organizadores da CNE. Agaselhe-se bem e saia para explorar as dezenas de atividades, divididas em quatro mundos místicos, como: o Luminous Garden (Jardim Iluminado), a Whimsical Forest (Floresta Encantada), com sua Vila dos Gnomos onde vivem fadas e personagens encantados, instalações de luzes (com um túnel inspirado no fenômeno da aurora boreal) e, claro, The North Pole, o cantinho do Papai Noel. Também um mercado natalino, pista de patinação e parque de diversões, com um tobogã de mais de 50 metros de comprimento, todo iluminado com luzes LED. Ontario Place, 955 Lake Shore Boulevard West; Horários: dias da semana, das 16h às 22h, sábados e domingos, das 14h às 22h (veja exceções, aqui). Ingressos, agendados online: C$ 17,99 (adultos), C$ 12,99 (adultos acima de 65 anos e crianças entre 4 a 12 anos de idade), C$ 49,99 (Ingresso-Família para 2 adultos e 2 crianças), gratuito para crianças de até 3 anos de idade. 

Bom Passeio, Feliz Natal e um Excelente 2020!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!