Cervejarias artesanais em Toronto para conhecer hoje

O mercado de cervejas artesanais em Ontário explodiu nas últimas décadas, passando de 12 microcervejarias na província, em 2003, para mais de uma centena em 2013 e quase 300, em 2018. Só em Toronto, são mais de 30 delas, sem contar as cervejarias situadas nas cidades vizinhas, como em GTA (Greater Toronto Area).

Aqui, um apanhado das melhores e mais populares, incluindo tour guiados temáticos imperdíveis:

Amsterdam Brewing Co.

Uma das mais conhecidas cervejarias locais da cidade, com o carro-chefe, a Lager Amsterdam Blonde, produzida desde 1986, que nunca desaponta. Com três endereços em Toronto: a unidade à beira do lago Ontário, com um dos maiores patios da cidade e visitas guiadas gratuitas às suas instalações (necessário agendamento), fábrica e loja no bairro de Leaside, e também um pub, a passos dali. 245 Queens Quay West (Waterfront).

Bandit Brewery

Uma microcervejaria simpática, que funciona no que já foi uma oficina mecânica, na descolada região de Roncesvalles. Com patio arborizado e convidativo, inspirado nos “jardins de cerveja” alemães. Vá de Milkshake IPA, à base de blackberry (amora preta) e baunilha, e fique para o brunch aos sábados e domingos, das 11h às 16h. 2121 Dundas Street West.

Bellwoods Brewery

Ao lado do seu patio espremidinho, delimitado por uma cerca de piquete branco baixinha, e que bomba em qualquer noite quente da semana (às vezes, até em dias frios) e o dia todo, aos sábados e domingos, funciona uma das duas fábricas de uma das mais populares microcervejarias de Toronto, primeira da região da movimentada Ossington Street, entre as ruas Dundas Street e Queen Street West. Vale a pena esperar por um lugar e, assim que o conseguir, brinde com uma garrafa de White Picked Fence (Cerca de Piquete Branco), com carbonatação semelhante a champanhe, feita com cerveja envelhecida por 6 meses misturada com cerveja fresca. 124 Ossington Avenue.

Junction Craft Brewing

Localizada na badalada vizinhança conhecida como The Junction, no oeste da cidade, funciona num prédio histórico de mais de 1400 m2, em estilo Art Deco, produzindo uma das melhores Lagers escuras de Ontário. Não deixe de fazer o tour guiado, por C$ 15, que dá direito a um drinque na loja, visita às instalações da fábrica com pitadas de história sobre as origens da empresa e da vizinhança, finalizado com uma rodada de cervejas na sala de degustação e um brinde para levar para casa. 150 Symes Road.

Kensington Brewing Company

O que esperar de uma cervejaria que funciona num bairro com cara de mercadão, a casa da galera alternativa de Toronto, o Kensington Market? Cervejas fora da caixinha, como a de sabor de melancia, e batizadas com nomes com histórias por trás, como a Fisheye P.A., em homenagem aos mercadores de peixes que ainda abastecem a região. Com sala degustação e lojinha. 299 Augusta Avenue.

Steam Whistle

Ao visitar a CN Tower ou o Ripley’s Aquarium, tire uma horinha e conheça esta cervejaria que fica do outro lado da rua, só produz um tipo de cerveja – a tipo Pilsen (ou Pilsner, como dizemos aqui) e é cheia de história, a começar pelo prédio que ocupa: a antiga estação de trem Canadian Pacific Railway Don Station, de 1929. Ainda dá para ver a arquitetura original da época, assim como algumas locomotivas e os trilhos da antiga estação ao redor do prédio. O mais curioso é que seu nome Steam Whistle (apito a vapor) nada tem a ver com locomotivas mas sim com o apito das fábricas indicando o final do expediente – momento de curtir uma gelada. 255 Bremner Boulevard.

Toronto Tours

Quatro horas de tour por cervejarias artesanais da cidade, com itinerários distintos, a escolher e em vários dias da semana. Faça sua reserve, espere pelo ônibus amarelo da empresa no espaço Nathan Phillips Square, com documentos a postos para comprovação de idade (só para maiores de 19 anos) e pronto: o resto é tudo por conta deles, o que inclui visita de três a cinco cervejarias (dependendo do itinerário escolhido), com degustação, comidinhas e bebidas (não alcoólicas) durante o trajeto, para aguentar o tranco. Preço; a partir de C$ 95 mais impostos.

The Old Toronto Beer Tour

Um dia inteiro rodando por lugares históricos e pitorescos de Toronto, aprendendo sobre eles, tendo como pano de fundo a história da indústria cervejeira da cidade, de ontem e de hoje.

O tour só acontece aos sábados, para os amantes de cerveja ou não, já que passa não só por quatro cervejarias da cidade (incluindo uma destilaria de saquê), mas também atrações históricas e que aparentemente não fazem parte do mundo das cervejas e afins, como o bairro de Corktown e o Fort York. Ou será que fazem? Vai ter que fazer o tour para saber! Aproximadamente 7 horas e meia de duração, começando na cervejaria Steam Whistle, vizinha da CN Tower. Preço: C$ 149 mais impostos, o que inclui: transporte, almoço em uma das cervejarias, degustação de 15 tipos de cervejas, entrada ao Fort York e guia.

Bom saber:

  • Idade mínima para compra e consumo de bebidas alcóolicas na província de Ontário: 19 anos.
  • Onde comprar cerveja em Toronto, além das cervejarias: nas lojas LCBO, The Beer Store e alguns mercados.

Cheers!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!