De basquete à labirinto, tudo vira arte durante o Luminato

Luminato é o primeiro grande evento cultural que ocorre em Toronto durante os meses quentes do ano. Sempre no mês de junho, o festival transforma a cidade num imenso palco para todas as formas de arte: de dança a teatro, música e instalações interativas, em espetáculos pagos e gratuitos e para todas as idades.

Nascido em 2007, da necessidade de mostrar toda a diversidade e riqueza cultural de Toronto ao mundo, tornou-se um dos maiores festivais de artes musicais e visuais do gênero, com mais de 3 mil apresentações e a participação de 11 mil artistas vindos de mais de 40 países. Sua duração também vem aumentando, passando de 10 para 17 dias.

Além de promover a arte, o festival também nos convida à reflexão e discussão de questões polêmicas, mas essenciais, como: igualdade, direitos humanos, justiça e inclusão. Por meio de fóruns e filmes, o programa de idéias deste ano, Illuminating Ideas, analisa com mais profundidade a censura LGBTQ+ na arte e as mudanças climáticas no Hemisfério Norte.

Outra grande preocupação do evento é a questão da acessibilidade. As novidades para este ano incluem: o Audio Guide, podcast com narração descritiva de toda a programação do festival para públicos com deficiências visuais; espetáculos diferenciados, com um menor número de expectadores e ambiente mais informal, para pessoas com distúrbios sensoriais, no espectro do autismo, com deficiências intelectuais ou pais com crianças pequenas, e interpretações com ASL (Língua Americana de Sinais). Para maiores informações e ajuda na emissão de ingressos e agendamento para espetáculos diferenciados, envie um e-mail para accessibility@luminato.com ou ligue para Stephen Barber, no número 416-368-4849.

Destaques na programação do Luminato 2019:

House of Mirrors – Marcando sua estréia na América do Norte, esta instalação interativa que lembra um caleidoscópio gigante de 38 metros de mais de 55 toneladas, promete ser a sensação do festival. No espaço Exhibition Common, parte do QG do festival. De 7 a 23 de junho, durante toda a duração do Luminato; Harbourfront Centre. 235 Queens Quay West. Ingressos: gratuito no final de semana de estreia (7 e 8 de junho); C$ 10 entre 9 a 23 de junho, nas bilheterias da instalação; Crianças de até 5 anos não pagam. Horários: de terça-feira a domingo, das 11h às 23h. Somente 100 pessoas por vez para 30 minutos dentro da instalação.

Foto: Luminato Divulgação, por Remi Chauvin

Monday Nights – Quem você é na quadra diz quem você é fora dela. Espetáculo interativo que mescla esporte e teatro, baseado nos famosos pickup basketball games ou jogos espontâneos de basquete (que a gente vê muito nos filmes americanos). Cinco homens recriam suas histórias para o palco, num jogo aparentemente simples, mas que pode levá-los ao autoconhecimento e melhor conexão com o próximo. Vá de tênis e entre no jogo, não importa sua idade ou habilidade com a bola! De 7 a 16 de junho; 291 Lake Shore Boulevard East; Ingressos a C$ 25;  Sem restrição de idade, mas com músicas de linguagem inapropriada para crianças, na trilha sonora.

Foto: Luminato Divulgação

True North – Ainda na onda do basquete, o assunto do momento em Toronto, desde que seu time, os Raptors, conseguiu o feito inédito de chegar às finais da NBA. O documentário, dividido em nove episódios, conta a trajetória de vida de cinco grandes jogadores da cidade em busca do sonho de tornarem-se uma estrela da NBA. Para o Luminato, somente serão exibidos os quatro primeiros episódios da série. Dia 15 de junho, das 17h às 19h; Studio Theatre, Harbourfront Centre; Ingressos a C$ 15.

Luminato 2019

De 7 a 23 de junho, em vários locais da cidade, com QG no Harbourfront Centre, 235 Queens Quay West.

Confira a programação e compre seus ingressos aqui.

Dica para economizar: Ganhe 15% de desconto na compra de três ingressos para apresentações diferentes ou, na mesma regra, 20% de desconto na compra de quatro ingressos.

Bom Passeio!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!