De arquitetura a quadrinhos: o melhor de maio em Toronto!

Maio é um daqueles meses típicos de início de primavera em Toronto: muita chuva, desabrochar das flores, resquícios de neve aqui e ali, as quatro estações num dia só. Mas também a certeza de que dias melhores (mais quentes!) estão à caminho, com um calendário de eventos lotado de coisa boa, pra acompanhar! Confira: 

1 a 31 de maio

Scotiabank CONTACT Photography Festival – Maior evento de fotografia do mundo, ocorrendo durante todo o mês de maio, em Toronto e GTA (Greater Toronto Area ou Grande Toronto, em português), com exibições nos principais museus e galerias da cidade, também em espaços alternativos, como estações de metrô. Todas as exibições são gratuitas, com exceção às algumas instalações em grandes museus. Festa de inauguração: quarta-feira, 1 de maio, das 19h às 23h, Ryerson Image Centre, 33 Gould Street; Gratuito.

3 de maio a 28 de junho

FNLROM (ROM Friday Night Live) – Durante nove sextas-feiras, o museu ROM, com sua arrojada fachada de vidro de vértices pontiagudas, transforma-se em balada temática com DJ e dinossauros. Cada semana, um tema: abrindo a temporada, Afterlife (Vida Depois da Morte), seguida de DinoNite, a noite dos dinossauros. Todas as instalações do museu ficam abertas para visitação durante o tempo da festa. Ingressos: C$17, antecipados, online, ou nas bilheterias, no dia do evento, a partir das 19h. Quem comprar ingressos antecipadamente terá entrada garantida, até às 20h. Depois deste horário, só por ordem de chegada, no limite de capacidade do lugar. Idade mínima: 19 anos, com apresentação de identificação válida (emitida por este país ou passaporte, no caso de turistas). Royal Ontario Museum; 100 Queens Park, metrôs St. George ou Museum.

10 a 12 de maio

Tastemaker – Em sua segunda edição, o festival Tastemaker volta para o espaço Evergreen Brick Works com a mesma proposta de festival gastronômico all-inclusive, com amostras de pratos preparados por chefs renomados e bebidas para acompanhar, de vinícolas e cervejarias locais. A novidade é que, agora, o evento terá três dias de duração, um a mais do que no ano anterior. Evento para maiores de 19 anos, com identificação; Ingressos a partir de C$ 67. Evento dividido em sessões: Sexta-feira, 10, e sábado, 11: duas sessões em cada dia – das 14h às 17h e das 19h às 23h; Domingo, 12: uma sessão, das 12h às 14h.

Se possível, vá de transporte público; o estacionamento é bem limitado por lá. Utilize o traslado saindo da estação de metrô Broadview ou ônibus 28 Bayview saindo da estação de metrô Davisville. 550 Bayview Avenue.

11 e 12 de maio

Toronto Comic Arts Festival (TCAF)  – Festival que celebra o universo dos quadrinhos, graphic novels e seus criadores. Com dois dias de duração e dezenas de atividades, entre leituras, entrevistas, painéis, workshops e exposição de trabalhos de artistas do mundo todo. Evento gratuito e para todas as idades; Sábado, 11, das 9h às 17h, e domingo, 12, das 10h, às 17h; Biblioteca  Reference Library, próximo à esquina das ruas Bloor e Yonge. 789 Yonge Street, metrô Yonge.

18 e 19 de maio

Spring Beerfest TO – Festival de cerveja que ocorre nas instalações de um forte, o Fort York. Com dois dias de duração, vibe cottage (nome dado às casas de campo situadas na frente de um lago) e bem no feriadão de Victoria Day. Para maiores de 19 anos, com documento de identificação; Ingressos a partir de C$ 24; Sábado, 18, e domingo, 19, das 12h às 19h, parando de servindo cerveja às 18:30h; 100 Garrison Road, ao lado da pista The Bentway. Se possível, vá de transporte público; o estacionamento é bem limitado por lá. De transporte público: bondes 511 Bathurst, 509 Harbourfront ou ônibus 121 Fort York-Esplanade.

25 e 26 de maio

Doors Open Toronto – Um dos eventos mais bacanas e aguardados da cidade. É quando mais de uma centena de prédios com arquitetura distinta ou de importância social, cultural e histórica, abrem suas portas ao público para serem apreciados mais de perto. O Doors Open acontece em vários países, sendo o de Toronto o maior do Canadá e o terceiro maior do mundo. O tema para este ano foi batizado de 20 Something ou “20 e Poucos Anos”, em comemoração aos 20 anos de existência do evento em Toronto. Evento gratuito e para todas as idades, ocorrendo em várias partes da cidade. Confira a lista de prédios participantes no site oficial do evento, disponível a partir de 1º de maio.

27 de maio a 28 de outubro

Kensington Market Pedestrian Sundays – Entre maio a outubro, o último domingo do mês no Kensington Market, o bairro com cara de mercado, cheiro de mercado, vibe de mercado e nome de mercado, mas que não é mercado, tem suas ruas principais fechadas para carros e abertas para pedestres. Com barraquinhas, performances e muita festa, no maior jeitão de quê? Isso mesmo: de mercado! Gratuito e para todas as idades; das 12h às 19h.

Bom passeio!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!