7 eventos de Natal imperdíveis em Toronto

Devagarinho, devagarinho, o clima natalino vai invadindo Toronto, com a neve chegando e eventos da época pipocando aqui e ali, transformando a cidade numa verdadeira paisagem de cartão de Natal. Aqui, um apanhado dos melhores eventos e atrações da estação:

15 de novembro a 23 de dezembro de 2018

Toronto Christmas Market – Um dos primeiros mercados natalinos a iniciarem atividades na cidade, também um dos mais charmosos e tradicionais. Inspirado nos mercados natalinos Christkindlmarkt alemães do século XIV, ocorre, anualmente, dentro do Distillery Historic District, não menos charmoso e merecedor de uma visita beeeem demorada. Horários: às terças, quartas e quintas-feiras, das 12h às 21h, sextas e sábados, das 10h às 22h e aos domingos, das 10h às 21h. Fechados às segundas-feiras. Horário especial para o primeiro dia de funcionamento: aberto a partir das 16h. A entrada para o mercado é gratuita nos dias da semana. O ingresso de C$ 6 é cobrado somente nos finais de semana a partir das 17h de sexta-feira, vendido online ou nas bilheterias do evento. Menores de 2 anos de idade entram de graça. 9 Trinity Street.

17 de novembro a 31 de dezembro de 2018

Bloor-Yorkville Holiday Magic Yorkville, o bairro mais elegante de Toronto, fica ainda mais charmoso nesta época do ano, quando sua área central, conhecida como Yorkville Village Park, transforma-se num winter wonderland ou “terra mágica do inverno”, com decoração especial para as festas de fim de ano, incluindo uma belíssima árvore de Natal. A festa de inauguração acontece no sábado, dia 17, com show ao vivo e estande para um café ou chocolate quente cortesia (contribuições de C$ 2 serão aceitas, com renda convertida para o instituto Canadian Foundation for AIDS Research). Das 17h às 19h, com eventos programados para todo o mês de dezembro. 115 Cumberland Street (metrô Bay).

24 de novembro de 2018

Cavalcade of Lights – Para muitos, as festas de final de ano só começam mesmo depois da iluminação da árvore de Natal oficial de Toronto, no espaço Nathan Phillips Square, parte do evento Cavalcade of Lights, que inclui shows ao vivo e a abertura da temporada de patinação no gelo na cidade (incluindo o rinque do Nathan Phillips Square, um dos mais famosos de Toronto). Para fechar a noite, fogos de artíficio. Não podendo ir no dia do show, ainda dá para ver a decoração e patinar à vontade nas semanas seguintes. A partir das 18h; 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode.

29 de novembro a 30 de dezembro de 2018

Aurora Winter Festival – O mais novo festival de inverno de Toronto promete transformar o complexo de entretenimento Ontario Place numa verdadeira e divertida aldeia do Polo Norte, com direito a personagens temáticos, patinação no gelo, mercado natalino, parque de diversões e instalações multissensoriais, como um tobogã de neve artificial com mais de 50 metros de comprimento. Uma instalação de 15 metros, feita com luzes LED, iluminará os céus com efeitos lembrando o fenômeno aurora boreal. Por falar em luzes, o Ontario Place também estará com seu festival de luzes, o Winter Light Exhibition, ocorrendo entre os dias 23 de novembro de 2018 a 17 de março de 2019. Ingressos a partir de C$ 15, Com visitas agendadas pelo site oficial do evento. 955 Lake Shore Blvd West. Como chegar, aqui.

2 de dezembro de 2018 a 9 de janeiro de 2019

Conservatory by Candlelight – Os jardins do Allan Gardens Conservatory são um dos mais antigos parques de Toronto, datando de 1858. Encontrá-lo bem ali, no meio da agitação das ruas Jarvis Street e Sherbourne Street, é uma grata surpresa, escape perfeito para recarregar as baterias. Dá para ver sua estufa da era eduardiana de longe, com cúpula de vidro brilhante, casa de milhares de plantas e flores das mais diversas partes do mundo. No final do ano, o conservatório ganha uma decoração especial, incluindo mais de 30 variedades de poinsétia ou flor do Natal. Visite-o no final de semana quando dezenas de velas são acesas após o pôr do sol.  Das 10h às 17h, 19 Horticultural Ave. Gratuito.

Bate-volta a partir de Toronto

3 de novembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019

Niagara’s Winter Festival of Lights – Se uma visita à Niagara Falls é quase uma obrigação quando em visita a Toronto, nessa época do ano, então, deveria ser crime não fazê-la. A região, famosas por suas cataratas, é sede do maior festival de luzes do Canadá, em forma de uma trilha de 8 quilômetros de extensão, decorada com mais de dois milhões de luzes. São dezenas e dezenas de instalações, incluindo animais símbolos do país e mais de 50 árvores coloridas ao longo do caminho, atraindo mais de 1,5 milhão de visitantes, todos os anos. O evento é gratuito, mas pede-se uma contribuição entre C$ 5 a C$ 10 (por carro) para ajudar a manter viva a tradição.

1 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019

Blumination Dream Trail – Outro bate-volta imperdível, saindo de Toronto, é uma visita ao resort Blue Mountain, próximo à cidade de Collingwood. Conhecido como um estação de esqui e esportes de inverno é, na verdade, um centro de lazer com atividades para o ano todo, com piscinas, biking, trilhas e parquinho para a criançada. Em forma de uma simpática Vila, este ano, também vai ter um festival de luzes para chamar de seu, com um quilômetro de extensão, shows e instalações interativas nos finais de semana. O festival é gratuito, mas o resort oferece pacotes com acomodações a partir de C$ 200/diária. Das 17h às 22h. 156 Jozo Weider Blvd.

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!