6 coffee shops top em Toronto

Para os entusiastas de café gourmet, com torrefação local e servido em cafeterias pequenas, daquelas em que se conhece o dono, Toronto é o seu lugar. O mercado de grãos de café e coffee shops independentes na cidade vem sofrendo um boom nos últimos anos, aumentando a qualidade e a diversidade da demanda. 

Aqui, seis excelentes opções para você começar sua jornada em busca do melhor café de Toronto. Só não esquece de dividir suas descobertas com a gente, depois!

Dineen Coffee Co. – Pertinho do shopping Eaton Centre e da prefeitura de Toronto, na movimentada esquina das ruas Temperance e Yonge. Para saciar a vontade de um bom café (brasileiro!) e decoração de cair o queixo, nas mesmas linhas arquitetônicas do prédio histórico do século 19 em que se situa, recentemente reformado mas com arquitetura de época intacta. Do piso – um mosaico em tons terrosos – à máquina de café amarela, o balcão de madeira com monograma ou o lustre obra de arte, tudo é tão lindo que dá vontade ficar por ali horas e horas. Mas, vá sabendo que o lugar lota, principalmente na hora do almoço. 140 Yonge Street; (416) 900-0949 (mais duas unidades na cidade).

Early Bird Coffee – Este café na descolada West Queen West (WQW) bomba no Instagram, por suas paredes de tijolinhos aparentes pintados de branco e tons pastéis na decoração, mas não vive só de beleza: serve um café robusto e de qualidade, acompanhado de treats igualmente saborosos e de encher os olhos, com opções veganas, como o delicioso pudim de chia, com leite de amêndoa e de coco, iogurte de coco e frutas sazonais. 613 Queen Street West; (647) 348-2473 e filial no prédio Brookfield Place.

Fika – O nome deste simpático café no coração do bairro Kensington Market não é o verbo “ficar”, em português, escrito com K, e sim uma expressão sueca que significa “pausa para um café”. Mas bem que poderia ser, já que dá mesmo vontade “fikar” por lá algumas horas, com seu ambiente aconchegante, de decoração escandinava e uma parede coberta por páginas de livros antigos. No cardápio, clássicos como: pão de canela, brownies e biscoitos de gengibre. Para acompanhar, café latte com cardamomo, carro-chefe da casa. 28 Kensington Avenue.

Hale Coffee – Café enorme, com mesa de pebolim e ar despretencioso, funcionando num galpão industrial na vizinhança conhecida como Junction Triangle. Na máquina de café ou para levar, oferece uma rotação de grãos vindos da América do Sul e Central, incluindo brasileiros. 300 Campbell Avenue, (647) 352-4253.

Neo Coffee Bar – Só de olhar a maneira ritualística com que o café é preparado ou a vitrine repleta de bolos e sobremesas minuciosamente bem feitos, dá para saber que estamos num café japonês. Peça um expresso e receba-o numa charmosa bandeja de madeira, com nota de procedência do grão. 100-161 Frederick Street, (647) 348-8811.

Te Aro – Sempre na lista dos melhores cafés da cidade, não à toa. No burburinho de Leslieville, é a cara da vizinhança, com um ambiente convidativo e porta tipo garagem que se abre para um patio delicioso. E ainda entende do riscado quando o assunto é café, tendo sua própria torrefadora, a Pilot Coffee Roasters, queridinha dos torontonianos. 983 Queen Street East, (416) 465-2006.

Bom Café! 

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!