23 praias para curtir o verão em Toronto e arredores (sim, nós temos praias!)

Nos preparativos para vir a Toronto, a última coisa que pensamos é de enfiar um biquini ou shorts de banho na mala, certo? Pois deveria, ao menos entre junho a setembro. Além de ter um verão de temperaturas escaldantes, como o brasileiro, a cidade também é cercada por praias, das urbanas às mais remotas, em cenários paradisíacos, com jeitão de Caribe. Quem diria, eh?

Para muitos, saber que Toronto e seus arredores têm praia chega a ser uma grande surpresa, mas é de se entender. Para nós, brasileiros, praia é sinônimo de areia e mar, água salgada. Porém, praia pode ser, também, areia com água doce, vinda de rios, lagoas ou lagos, o que o Canadá tem de monte. Só em Ontário, a província de Toronto, são mais de 250 mil deles!

Enquanto no inverno observamos temperaturas na casa dos 40 negativos, no verão canadense, que vai de junho a setembro, a coisa inverte: com um calor úmido e intenso, chegamos fácil aos 40 graus, positivos!

É quando as praias e parques lotam com locais querendo aproveitar um merecido sol, seja trabalhando duro no bronzeado, fazendo um piquenique, praticando esportes, caminhada ou não fazendo nada, só aproveitando a estação que parece durar tão pouco.

Então, já sabe: vindo para cá nesta época do ano, troque o casaco e as botas de neve por roupas de banho e chinelo!

Narcity Toronto

Qual praia é a melhor?

Esta é uma pergunta difícil de responder, não só por questão de gosto mas porque cada praia tem seu atrativo: há as mais urbanas, perto de tudo e com infraestrutura de clube, com parques, piscinas, pistas para esportes, mesas de piquenique, banheiros e até chuveiros, como as de Toronto Islands e do bairro The Beaches. Outras, mais afastadas, situadas em parques e cidades menores e pitorescas, podem ou não oferecer as mesmas comodidades, mas com certeza terão paisagens de tirar o fôlego, para compensar.  

Aqui, algumas sugestões para começar sua aventura nas praias de Toronto e arredores. Mas, antes, mais algumas considerações:

  • Antes de pular na água, certifique-se de que a praia escolhida é própria para banho. A maioria das praias de Toronto possuem certificação Blue Flag, atribuída, anualmente, por uma organização não-governamental internacional para marinas e praias que tenham cumprido um conjunto de 34 requisitos socioambientais, entre eles: turismo sustentável, limpeza, ações ambientais e, claro, qualidade da água.
  • Durante o verão, a prefeitura de Toronto realiza testes diários em 11 de suas praias para testar os níveis de bactéria E. coli na água. O resultado pode ser conferido no site da prefeitura.
  • Pode levar a caixa de isopor com lanche e bebidas para a praia, sem medo de pagar mico. Mas nada de bebidas alcoólicas e o som preferido bombando no speaker: o primeiro é proibido por lei e o segundo, aí sim, mico total, por aqui.
Narcity Toronto

Vamos à lista?

TORONTO (lago Ontário, por ordem de localização, começando pelo oeste da cidade)

HTO Park – Não se tem acesso à água nesta praia predominante urbana, próxima ao complexo Ontario Place, no lado oeste de Toronto, mas dá para curtir uma vista sem paralelos do lago Ontário e Toronto Islands (Ilhas de Toronto), sem contar encher o feed de fotos dos guarda-sóis amarelos lindos de morrer, do lugar.

HTO Park – SeeTorontoNow Instagram

Sunnyside Beach– Na década de 20 até os anos 50, era o lugar top de Toronto, onde todos queriam estar. Com a construção da via expressa suspensa Gardiner Expressway, acabou isolada do resto da cidade e perdeu o glamour mas ainda oferece um dos melhores ângulos para curtir o pôr do sol na cidade. Se a água estiver imprópria para banho, o que normalmente acontece, junte-se aos ciclistas, pedestres e pessoal de patins e patinetes no famoso calçadão de madeira, para um passeio nostálgico. Ainda querendo dar um mergulho, tente a sorte na piscina pública vizinha, a Gus Ryder Outdoor Pool, aberta durante todo o verão.

Toronto Islands

As quatro principais praias das Ilhas de Toronto são:

Centre Island Beach – A mais family-friend das três e mais próxima do terminal da balsa, oferece excelente infraestrutura, com aluguel de bicicletas, piscinas de chafariz e banheiros com trocador para bebês. Também é onde localiza-se o parque de diversões Centreville Amusement Park.

Hanlan’s Point Beach – Mais à oeste, próxima ao aeroporto que funciona na ilha, o Billy Bishop Airport, tem areias finas e uma particularidade: é a única praia oficial de nudismo de Toronto, uma das únicas duas do Canadá (a outra fica em Vancouver). Apesar disso, ou por causa disso, vive lotada. Tem uma balsa que vai direto para ela.

Ward’s Island Beach – Localizada no extremo leste da ilha, é frequentada mais por locais do que por turistas. Oferece quadras de vôlei, cestas de disc golf e um café, para relaxar.

Gibraltar Point Beach – Uma das praias mais “novinhas” de Toronto, foi “inaugurada” em 2007. Menos rochosa e mais sossegada do que as demais praias da ilha, é somente acessível a pé, a partir da Centre Island. Não oferece infraestrutura para banhistas.

Sugar Beach – Tal qual a praia do HTO Park, esta também não é para banho mas para selfies, com seus guarda-sóis cor-de-rosa, viraram cartão-postal da cidade, lindos em qualquer estação do ano. Pequenininha e artificial, foi inaugurada em 2010, ocupando o lugar de um antigo estacionamento, e tem esse nome em alusão ao vizinho, a refinaria de açúcar, Redpath.

Sugar Beach – SeeTorontoNow Archives

Cherry Beach – Apesar do jeitão rústico e da pouca infraestrutura, se comparada com outras praias da cidade, é uma das mais populares, por ser considerada um dos melhores lugares para a prática de esportes aquáticos, como o windsurf e o kitesurf. Também por ter um parque off-leash, onde cachorros são liberados para andar sem coleira. Fica no lado leste da cidade, numa antiga zona industrial e porto, conhecida como Port Lands , que sem vendo amplamente revitalizada. Certificada como Blue Flag, pode mergulhar tranquilo em suas águas.

The Beaches – Três quilômetros de extensão de praia, na porção leste de Toronto, divididos em quatro praias (Balmy Beach, Scarborough Beach, Kew Beach e Woodbine Beach) perfazem o bairro The Beaches (ou só Beaches), a região praiana mais charmosa, cobiçada e badalada da cidade. O motivo? Tem vibe família, casas em estilo cottage que valem milhões (quanto mais próximas da praia, mais caras), a somente meia hora do centro.

A rua Queen Street East atravessa o bairro, sendo sua porção ao longo do parque Kew Gardens (onde fica as praias Balmy-Kew Beach) o “centrinho” do lugar, cheio de lojinhas, bares e restaurantes, que colocam suas araras de roupas, banquinhas de artesanato e mesinhas nas calçadas, durante o verão.

Bluffer’s Beach – Uma das últimas praias do extremo leste dentro dos limites de Toronto, é uma das mais cênicas, situada ao pé da magnífica coleção de penhascos pré-históricos de mesmo nome, Scarborough Bluffs ou The Bluffs. Por foto, nem dá para acreditar que fica mesmo em Toronto. De classificação Blue Flag, oferece boa infraestrutura para os banhistas, com área para piquenique e playground para a criançada.

Vista aérea de Scarborough Bluffs – SeeTorontoNow Instagram

Rouge Beach – O nome “Praia Vermelha” não é pela cor de suas areias, que são brancas, mas das águas do rio vizinho, o Rouge River, este sim, com água em tons avermelhados. É a praia mais oriental de Toronto, perfeita para observação de pássaros e canoagem. Parte do primeiro parque nacional urbano do país.

Para bate-voltas perfeitos saindo de Toronto

Cobourg Beach – A cerca de uma hora a leste de Toronto, esta praia empresta o nome da charmosa cidade em que situa, Coburg. De areia branquinha, oferece vistas panorâmicas incríveis, passarela de madeira e piscina de chafariz. Também, caiaques, canoas e paddleboards para aluguel, e o melhor de tudo: apesar de conhecido, ainda é daqueles destinos pouco explorados em comparação a outros passeios ao redor de Toronto.

Coburg Beach – Cobourg Tourism Facebook

Lago Huron

Wasaga Beach – A 150 km ao norte de Toronto, pertinho do Blue Mountain, na baía Georgian Bay, é a maior praia de água doce do mundo, com 14 quilômetros de costa arenosa; também a mais popular de Ontário. O quão popular? Digamos que chegue a ser um rito de passagem para todo torontoniano visitá-la ao menos uma vez na vida. Pergunte a qualquer local sobre Wasaga Beach e ele, com certeza, terá várias histórias pra contar, principalmente da Praia 1 (sua extensão é divididas em oito praias), preferida dos adolescentes e festeiros, uma espécie de Jersey Shore canadense, com calçadão, bares, estúdios de tatuagem, lojas de roupas de grife, karts, paintball e por aí vai. Mas se esta não é, literalmente, a sua praia, não se preocupe: as outras sete praias de Wasaga vão ficando mais calmas e isoladas à medida em que você se afasta da primeira. A região também é muito procurada por famílias com crianças pequenas, por suas águas rasas e sem ondas.

Wasaga Beach – 107,5 Kool FM

Grand Bend – Perdendo apenas para Wasaga Beach, a vibe desta praia é, simplesmente, de pura curtição, com sua rua principal lembrando Flórida, num estado permanente de festa: de dia na praia e à noite nos patios (mesinhas nas calçadas) barulhentos.

Sauble Beach – Um pouco mais afastada de Toronto do que Wasaga Beach, é a segunda maior praia de água doce do mundo, com 10 km de extensão, mas tão popular quanto, atraindo turistas atrás de suas areias brancas e o famoso pôr do sol do Lago Huron. Nos meses de verão, a população da cidade chega a aumentar em dez vezes seu tamanho habitual. Espere a mesma vibe de festa da praia Grand Brend, mas em menor escala.

Sauble Beach Facebook

Sandbanks – A 220 km de Toronto, o parque Sandbanks é lar de um dos campings mais movimentados da província, para aqueles que querem umas férias na praia sem estourar o orçamento. Dentro da melhor área da praia, de águas calmas, temperatura agradável e dunas de areia fininha, é só fazer a reserva, montar acampamento e aproveitar. As vinícolas de Prince Edward County ficam a cerca de 20 minutos, de carro, dali. Aproveite e faça os dois passeios.

Lago Erie

Port Stanley – Um charme de cidade portuária, no Lago Erie, com uma praia de grande faixa de areia e águas rasas, com temperaturas mais confortáveis do que outras praias da província (principalmente as do lago Ontário). Um restaurante pé na areia lembra nossas barracas de praia e um antigo trem a vapor, de 1940, faz a alegria da criançada.

Port Stanley Beach – Hasar Sasila (Flickr)

Crystal Beach – Não, você não está no Caribe, ainda está no Canadá. É essa a impressão que dá ao chegar nesta belíssima praia no lago Erie, com areias brancas e águas claras e quentes, a cerca de duas horas de Toronto. Também pelo movimento e pelo clima de festa, que transborda nas lojinhas e nos patios dos bares e restaurantes. É um ótimo destino para ir com crianças, mas procure outra praia se estiver a fim de paz e sossego.

Elora Quarry – Para um bate-volta inesquecível: uma piscina natural de águas cristalinas, limpa e segura, funcionando no que sobrou de uma antiga pedreira de calcário, a cerca de uma hora a noroeste de Toronto, entre as pitorescas cidadezinhas Fergus e Elora. Coisa de cinema, em meio a uma paisagem dramática e acidentada, o Elora Quarry tem sido uma área de conservação desde meados de 1970, mas virou local de mergulho dos moradores da região desde o fechamento da primeira pedreira. Uma corda de segurança demarca a área mais rasa das mais fundas, ideal para crianças e pessoas que não sabem nadar. Paga-se C$ 10 para nadar (C$ 7,50 para idosos e crianças).

Elora Quarry – Flickr

Não deixe de conhecer a cidade de Elora, que é uma graça, onde fica o luxuoso Elora Spa, recém-inaugurado, em julho de 2018. Funcionando em um moinho construído a mão por trabalhadores escoseses, entre 1851 a 1859, tem seu restaurante e quartos com vista para o famoso desfiladeiro Elora Gorge, com paredes de mais de 22 metros de altura e águas do rio Grand River, outra atração imperdível da região.   

Todas as praias ficam abertas para banho durante o verão, entre os meses de junho a setembro, mas vale visitá-las em qualquer estação do ano, principalmente no inverno, quando os lagos congelam – mas para fotos somente, de longe e com muita roupa, por favor!

Aqui, o mapa de todas as praias citadas no texto:

Bom Passeio!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!