10 restaurantes para conhecer durante o Winterlicious

Com o frio, vem a vontade de comer. Nada melhor, então, do que um festival gastronômico durante o inverno canadense, para matar a fome e descobrir a tão famosa diversidade culinária de Toronto, sem quebrar o orçamento.

Durante o Winterlicious, por duas semanas, mais de 200 restaurantes oferecem cardápios criados especialmente para o evento, a preços fixos (almoço a $23, $28 ou $33 e jantar a $33, $43 ou $53), além de uma série de eventos, como: aulas de culinária, jantar com teatro e menu degustação. Aqui, algumas boas opções para começar seu tour gastronômico:

Caros, aproveite a oportunidade para conhecer durante o festival:

Aria Ristorante ($28/$43)

Com pé-direito que impressiona, assim como o cardápio inspirado na cozinha italiana, além de uma carta de vinhos robusta, ocupa uma esquina de um dos metros quadrados mais caros da cidade, tendo como vizinho a Scotiabank Arena (antigo Air Canada Centre). Com ravioli caseiro recheado com ricota e folhas verdes e lascas crocantes de queijo parmesão no cardápio de almoço para o Winterlicious. 25 York Street, Downtown, Financial District.

Kasa Moto ($53)

No coração do elegante bairro Yorkvile, é um dos melhores restaurantes japoneses de Toronto, também um dos melhores rooftop patios da cidade. Reserve um espaço para a sobremesa: cheesecake de matcha com castanha de caju, aveia e cereal rice crisps. 115 Yorkville Ave, Yorkville.

Montgomery’s ($43)

Restaurante com ar despretencioso na região da Queen Street e Ossington Avenue, operado por marido e mulher e com coleção de elogios e boas menções na mídia nacional e internacional, como os jornais Toronto Star e The New York Times. Espere pães sourdough (massa azeda), manteigas, charcutaria e massas, todos feitos ali mesmo. 996 Queen Street West, Downtown.

TOCA ($33/$53)

Com cardápio inspirado na cozinha canadense, foi um dos primeiros restaurantes a ter uma sala de maturação de queijos própria, posicionada bem no meio do salão. Fica dentro do elegantíssimo hotel The Ritz-Carlton. Para o Winterlicious, vem com opções, como: bife grelhado servido com polenta cremosa e beringela ao forno (jantar), além de opções vegetarianas e veganas. 81 Wellington Street West, Downtown, Entertainment District.

Novos no festival:

FIGO ($28/$43)

Restaurante italiano localizado no centro da cidade, com ambiente elegante mas sem frescura, com pratos inspirados na culinária italiana, feitos de forma contemporânea e descomplicada mas, ainda assim, com muita ricota, massas caseiras e pizzas assadas do jeito que devem ser: no forno à lenha. Durante o Winterlicious, experimente o arancini de cogumelos selvagens com fonduta (creme de queijo) de trufa negra. 295 Adelaide Street West, Downtown, Entertainment District.

Figures ($53)

Restaurante temático do mundo dos super-heróis no bairro elegante Yorkville, com recepção decorada com centenas de páginas de gibis, forrando do chão ao teto. Com ambiente à meia-luz, lustre de neon do jogo Pac-Man e um cardápio que não é brincadeira, com sanduíche de queijo grelhado e cebolas caramelizadas e doughnuts de merengue de limão e Nutella ou sundae vegano para sobremesa. 137 Avenue Rd, Yorkville.

Kost ($28/$43)

Um dos mais novos restaurantes da cidade, fica no 44º andar do exclusivo BISHA Hotel, oferecendo vistas panorâmicas incomparáveis ​​da cidade. Com cardápio inspirado na Península de Baja, traz para Toronto os sabores frescos da culinária californiana, com pratos leves e coloridos. 80 Blue Jays Way, Downtown, Financial District.

Oretta ($28/$43)

Restaurante com decoração retro e atmosfera convidativa, na região da King Street West. Não estranhe se as luzes apagarem-se, de repente, no meio do jantar. É para criar um ambiente mais intimista, assim que o sol se põe. Vem com uma de suas especialidades para o Winterlicious, cardápio almoço: pizza margherita, com queijo flor di latte e massa crocante e fininha. 633 King Street West, Downtown.

Opções vegetarianas/veganas:

Cluny Bistro ($28/$43)

À esquerda, uma pequena padaria; à direita, um aconchegante café e, ao fundo, um amplo e iluminado restaurante, de décor e cardápio inspirados nos bistrôs franceses, com pisos em mosaico, paredes de tijolo aparente e uma grande mesa de pães, ao centro. Para o Winterlicious, vem com clássicos, como: croque madame (sanduíche com presunto, queijo e ovo frito) e steak frites, o famoso filé com fritas. 35 Tank House Lane, Distillery District, Old Town.

Fonda Lola ($23/$33)

Restaurante mexicano, inspirado na cozinha da avó, matriarca, que gosta de receber e fazer as pessoas felizes com comida boa e prosa, idem. Situado no centro de Queen West, com ambiente autêntico e despretencioso, vem para o Winterlicious com clássicos em forma original e reinventados, como: tacos de couve-flor e flan de caramelo com infusão de tequila. Para a alegria de nós, brasileiros, também tem churros e arroz-doce como opções de sobremesa. 942 Queen Street West, West Toronto.

O festival gastronômico Winterlicious 2019 só começa dia de 25 de janeiro, indo até 7 de fevereiro, mas as reservas já estão abertas. Faça sua listinha e corra, porque a procura é grande e as vagas esgotam-se rapidamente.

Confira no website oficial do evento a lista completa dos 200 participantes, listados pelo nome ou no mapa da cidade, além do seu excelente sistema de busca, podendo-se pesquisar por tipo de comida, preço, almoço ou jantar, localidade, acessibilidade e se o local oferece pratos vegetarianos, veganos ou com ingredientes locais.

Bom apetite!

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!