10 lojas incríveis para suvenires em Toronto

Viagem de férias quase sempre envolve paradas para comprar os famosos suvenires. Por que não fazer da “obrigação” (para aqueles que detestam compras) a parte mais legal do passeio? Quando a loja é bacana, com mercadorias idem, há uma grande chance de isso acontecer, especialmente quando as lojas em questão forem como estas aqui:

Curiosa: Purveyors of Extraordinary Things – É impossível não querer entrar nessa loja, passando em frente à sua fachada bem-feita e graciosa, que destoa um pouco do quarteirão em que se situa, na vizinhança conhecida como Parkdale. Uma vez dentro, impossível não ficar embasbacado com o capricho no décor e seu acervo de suvenires místicos, dos clássicos marcadores de livros, agendas e cartões, aos mais bizarros e exclusivos, como um caldeirão de poções mágicas e material assinado pela dupla de designers gráficos MinaLima. Sim, os da saga Harry Potter. Mais um motivo para dar uma passadinha por lá. 1 273 Queen Street West.

Drake General Store – Para lembranças de viagem com temática Canadiana e pegada vintage: de fedoras a garrafinhas de maple syrup às icônicas mantas listradas da Hudson Bay. Com quatro endereços pela cidade, incluindo a loja flagship, localizada do outro lado da rua do hotel Drake. 1 151 Queen Street West.

Indigo – A maior rede de livrarias do Canadá entrou nesta lista por seu acervo de livros e revistas, é claro, mas também pela vasta seleção de suvenires descolados que oferece, vinculados ou não à literatura: de porta-retratos, quadros, abajures de néon, almofadas, globos terrestres lindíssimos, ítens de cozinha, acessórios para bar e até toalhas de praia. Além dos ítens de papelaria em si, com agendas e cadernos tão originais que vai ser impossível não acreditar que você “precisa desesperadamente” de um deles, ou todos. Com diversas lojas na cidade, incluindo os shoppings Eaton Centre e Yorkdale. Loja flagship: 55 Bloor Street West.

Page & Panel – Loja de suvenires da biblioteca Toronto Reference Library, que não é bem a loja de suvenires da biblioteca, mas sim a loja de varejo do festival TCAF (Toronto Comic Arts Festival), instalada no primeiro andar do prédio onde funciona a biblioteca. Complicado? Esquece tudo e só guarde que a loja é uma das melhores de Toronto quando o assunto é história em quadrinhos e décor inspirado no gênero. Dá para viajar no tempo com o acervo deles, que tem até produtos com os personagens do desenho animado Barbapapa, quem lembra? 789 Yonge Street.

Shop AGO – Dá para afirmar sem medo que o estoque de mercadorias desta loja de suvenires da AGO (Art Gallery of Ontario) impressiona tanto quanto o acervo da galeria em si. Reserve algumas horas extras do passeio para se perder por entre suas prateleiras forradas de livros, artesanato, cerâmica, jóias e até brinquedos. 317 Dundas Street West.

Spacing Store – Loja simpática com pegada indie, é a primeira unidade de varejo da revista de nome homônimo, Spacing, que fala sobre Toronto, seus costumes, arquitetura e estilo de vida. Em harmonia com o prédio em que se situa, o hub criativo 401 Richmond, em estilo galpão industrial, com paredes de tijolos aparentes, teto de madeira e vigas expostas. Nas prateleiras, dezenas de suvenires temáticos da cidade, como: toucas e lápis com nomes das vizinhanças de Toronto, miniaturas de streetcar (o icônico bonde vermelho da cidade) e até velas perfumadas de peameal bacon, o famoso toucinho canadense. 401 Richmond Street West.

The Abnormal Beauty Company – Quem conhece um pouco sobre as marcas cult de cosméticos do momento sabe desta loja e apreciaria imensamente uma lembrancinha daqui. Ou várias, porque os preços de seus produtos, veganos e não-testados em animais, são excelentes. Uma passadinha por aqui e metade da sua lista para quem comprar um presente já estará resolvida. Com mais cinco endereços na cidade. Loja flagship: 881 Queen St. W.

The Paper Place – Papelaria vizinha à loja The Abnormal Beauty Company, enche nossos olhos, ainda pelo lado de fora, pela capricho na vitrine, que deixa ver o colorido de sua seleção de artigos de escritório, papéis de presente e afins. O tipo de loja onde uma agenda nova, papel para Origami ou uma caixinha de clips coloridos passam a ser ítens indispensáveis nas nossas vidas! 887 Queen Street West.

The Spice Trader – Vizinha às duas lojas citadas acima, uma mão na roda para presentear aquele seu amigo foodie. A loja é especializada em temperos de A a Z, organizados desta forma, em ordem alfabética mesmo, além de vinagres e azeites do mundo inteiro, com os temperos vindo em charmosas latinhas personalizadas com o logo da marca, e lacradas (assim como os produtos engarrafados), sem perigo de vazar na mala. A páprica defumada deles é sucesso garantido mas, na dúvida sobre o que levar, eles têm degustação e staff simpático, que entende do riscado. 877 Queen Street West.

Urbinz – A enormidade do estoque de quinquilharias desta loja na vizinhança do mercado St. Lawrence Market assusta, mas dá para se divertir horrores e angariar lembrancinhas one of a kind (únicas) sem quebrar o orçamento. 67 Front Street East.

Boas compras e bom passeio! 

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!