Tudo sobre o Doors Open Toronto 2018

Toronto foi a primeira cidade da América do Norte a participar do Doors Open, em 2000. O movimento começou na França, em 1984, seguida da Escócia, em 1990. Hoje, estende-se por mais de 50 países na Europa, América do Norte e Oceania (Austrália). Cada ano, com um tema diferente.

Para este ano, em Toronto, será a indústria cinematográfica, tema para lá de merecido e com nome de filme – Film: The Great Romance – já que a cidade é extensivamente utilizada como locação para filmes nacionais e do vizinho, Estados Unidos, o que a fez ganhar o apelido de Hollywood North ou Hollywood do Norte.

Just announced! The 19th annual #DOT18 returns May 26 & 27, 2018 with a new theme — "Film: The Great Romance." Explore Toronto's thriving film industry & see inside historic cinemas, post-production houses, TV & digital media studios & more! Doors Open Toronto is produced by the City of Toronto and presented by @greatgulf. Info: http://toronto.ca/doorsopen. #xoTO #architecture #doorsopentoronto #doorsopen #toronto #archdaily #streetsoftoronto #torontostreets #ig_toronto #lovetoronto #torontolife #torontoliving #torontophoto #igerstoronto #torontoblogger #yyzblogger #canadianblogger #urbanandstreet #justgoshoot #thepeoplescreatives #hypetoronto #toronto_insta #torontoclx #thankyoutoronto #blogto #narcitytoronto #6ixwalks #toptorontophoto #dailyhiveto

A post shared by Doors Open Toronto (@doors_opento) on

Na lista dos 130 prédios participantes do Doors Open Toronto deste ano constam cinemas históricos, estúdios de cinema e televisão e estabelecimentos utilizados em filmes e programas de TV, que poderão ser visitados durante os dois dias do evento, sem custo algum.

Como aproveitar o Doors Open Toronto ao máximo

Além das visitas aos prédios participantes, outras atividades estão programadas para os dois dias do evento, incluindo visitas guiadas, workshops, atividades para interação do público e shows de música.

O guia e mapa oficiais do evento estarão disponíveis no website da prefeitura e como encarte no jornal Toronto Star (seção de entretenimento) na quinta-feira, 17 de maio.

Os guias também estarão disponíveis nos prédios participantes e na prefeitura (City Hall) na quarta-feira, dia 23 de maio.

Esquenta

Apesar de começar no sábado, 26, o Doors Open 2018 vai ter um “esquenta” na sexta-feira, 25, no Cinesphere, o cinema IMAX gigante que fica dentro do complexo Ontario Place, às margens do lago, com a exibição do filme Voyage of Time – The IMAX Experience. Primeira incursão do cineasta americano Terrence Malick (A Árvore da Vida) no mundo dos documentários, conta a história do cosmos, levando a audiência para um passeio, desde a era do Big Bang, aos dinossauros até os dias de hoje e além. Painel de discussões após o filme, com a participação de Graeme Ferguson, co-inventor do cinema IMAX (sim, é uma invenção made in Canada!). Ontario Place Cinesphere; Filme, às 19:30h e painel de discussão às 20:30h.

Visitas Guiadas

Durante todo o final de semana, serão oferecidos tours guiados por determinadas vizinhanças e prédios participantes, contando a história da região e sua importância na produção de filmes.

É preciso colocar seu nome na lista, com antecedência. Vagas limitadas. Gratuito.

Prédios que não podem faltar na sua lista:

City Hall (Prefeitura, junto ao espaço Nathan Phillips Square) – Quem visitar a prefeitura de Toronto durante o Doors Opens será convidado a fazer parte da obra coletiva xoTO, logotipo tamanho-famíia, todo feito por peças de Lego, uma criação do artista canadense Ekow Nimako, famoso por suas obras feitas com o brinquedo. Dias 26 e 27, das 10h às 17h. 

Malabar Ltd. Costume Warehouse – Vale uma visita pelo que abriga: mais de 30 mil trajes históricos fabricados em Toronto e alugados por produções de ópera, teatro, cinema e TV em toda a América do Norte. A coleção inclui trajes de época históricos, nos estilos Medieval, Elisabetano, Barroco, Vitoriano e Eduardiano, todos feitos à mão, desde quando a empresa começou, em 1923. Arts & Cultural Centre, 122 Brock Avenue; Aberto sábado e domingo, das 10h às 17h. (última entrada às 16:30h).

Revue Cinema – Prédio mais antigo de Toronto a ser construído especificamente para ser um cinema, exibindo filmes, continuamente, desde sua inauguração em 1912. Na eclética vizinhança conhecida como Roncesvalles ou Roncy, para os íntimos. 400 Roncesvalles Avenue; Aberto sábado e domingo, das 10h às 17h.

TTC’s Bay Lower Station – Com certeza, a estação de metrô mais famosa de Toronto, só que não, porque, invariavelmente, ela aparece nas telinhas “fantasiada” de estação de metrô americana. A estação Bay Lower foi fechada ao público em 1996, mas continua na ativa servindo de locação de filmes e comerciais de TV para produções daqui e dos Estados Unidos, como: Total Recall (O Vingador do Futuro) e Resident Evil.

Para o Doors Open 2018, a estação-celebridade será decorada com cartazes dos filmes filmados por lá, também terá uma parede para selfies. Ótima oportunidade para passear na estação onde já passaram famosos como: Michael Douglas, Bruce Willis e Mark Wahlberg (recentemente, o local foi usado para filmagens da série The Handmaid’s Tale).

Cheque antes de sair de casa

A maioria dos prédios estarão abertos à visitação das 10h às 17h nos dois dias do evento (26 e 27 de maio), mas alguns terão horários diferenciados. Verifique no website do evento, clicando no link do prédio, que também trará informações sobre atividades para os dias e permissão para fotos/filmagens, além de acessibilidade e como chegar.

Bom Passeio!