Julho é só festa em Toronto!

Não fosse tudo lazer e diversão, daria até para ficar estressado com o tanto de eventos no mês de julho, por aqui. Haja planejamento!

Brincadeiras à parte, não à toa, ele é o preferido dos locais, por ser o primeiro mês inteiro da estação mais aguardada do ano: o verão. Lotado de festivais e eventos outdoor, a maioria deles gratuito, não vai ser difícil have fun in the sun!

1º de julho

Canada Day – O aniversário da nação é no domingo, 1 de julho, mas as comemorações começam antes e terminam depois, durando todo o final de semana, que é prolongado:

29 de junho a 1 de julho

Toronto Blue Jays – O time de beisebol da cidade vai encarar os Detroit Tigers durante o feriadão de aniversário da nação, jogando em casa, no estádio Rogers Centre, a casa do time. Ingressos a partir de C$ 20.

Queima de Fogos de Artifício – Várias queimas de fogos acontecerão em Toronto e nas cidades vizinhas para as comemorações de 1º de julho, sendo estas as mais tradicionais: no parque de diversões Canada’s Wonderland, às 22h, (incluído no preço do ingresso) e no parque Ashbridge’s Bay Park, às 21:45h. O lugar costuma lotar; se não conseguir entrar, dá para ver o espetáculo da praia vizinha, Woodbine Beach. Lake Shore Boulevard East, fácil acesso com transporte público, que será redobrado para a ocasião. Ônibus linhas 22A (Coxwell), 64 (Main) e 92 Woodbine South, entre a Queen Street East e Line 2 (Bloor-Danforth).

4 a 15 de julho

Toronto Fringe Festival – O maior festival de teatro alternativo de Ontário, com mais de 150 produções, comemorando 30 anos de muitas histórias.

6 a 8 de julho

Toronto Outdoor Art Fair – No espaço Nathan Phillips Square, na frente da prefeitura, a maior e mais longa feira de arte ao ar livre do Canadá, com trabalhos de mais de 360 artistas, de pintura, fotografia a moda e cerâmica. Entrada gratuita.

6 a 22 de julho

Summerlicious – Edição de verão do maior festival gastronômico da cidade, com mais de 200 restaurantes oferecendo menu fixo de três pratos a C$ 23, C$ 28 e C$ 33 (almoço) e C$ 33, C$ 43 e C$ 53 (jantar). No website do festival, é possível localizar restaurantes por preço, bairro e tipo de comida. Este ano, com 14 novos restaurantes, incluindo: Montgomery’s, Northern Maverick Brewing Co, Oretta e STK Toronto.

6 a 29 de julho

Beaches International Jazz Festival – Comemorando 30 anos de existência, o maior festival de jazz de Toronto, na charmosa área conhecida como Beaches, no extremo leste da cidade. Além de jazz, espere muito blues, reggae e até ritmos latinos e hip-hop. Evento gratuito.

7 e 8 de julho

TD Salsa on St. Clair – Dois dias de festival de rua em celebração à cultura latina na cidade, incluindo o Brasil, com samba e capoeira na programação. Evento gratuito.

13 a 15 de julho

Honda Indy Toronto – 2.84 km de corrida de rua, num trajeto construído especialmente para o circuito, dentro do belíssimo espaço Exhibition Place, às margens do lago Ontário. Vai muito além da corrida, com brinquedos infláveis, simuladores, exposições de carros antigos e outras atividades para toda a família.

22 de julho

Toronto International Brazilfest – O maior festival brasileiro em Toronto voltando para mais uma edição no parque Earlscourt Park. Na programação, comidas típicas, dança e muita música, brasileira, é claro. Evento gratuito.

22 e 23 de julho

BIG on Bloor Festival – O trecho da movimentada Bloor Street West, entre as ruas Dufferin e Lansdowne, fecha-se para os carros e abre-se para os pedestres neste festival de dois dias que celebra a arte local, a cultura e a colorida comunidade. Gratuito.

26 a 29 de julho

Toronto’s Festival of Beer – Sai Honda Indy no Exhibition Place, entra TFBO, porque o verão não seria o mesmo sem mais um festival de cerveja. Quinta-feira, 26: das 17h às 23h; Sexta-feira, 27, das 16:30h às 23h, Sábado, 28 e Domingo, 29: das 13:30h às 20h. Ingressos a partir de C$ 30, online. Evento para maiores de 19 anos de idade. Bandshell Park, Exhibition Place, 200 Princes’ Blvd.

Curta o Verão!