8 parques para um piquenique perfeito

Pergunte para um local qual o melhor lugar para um piquenique em Toronto e você vai sair com uma dezenas de respostas, porque é impossível eleger um só.

Toronto oferece milhares de parques, dos grandiosos e turísticos, como o famoso High Park (aquele do jardim de folha de maple) aos menores em tamanho mas não menos charmosos, chamados de parkettes. Do miolo da cidade ao cantos mais extremos, são milhares deles, o que faz Toronto ser chamada por alguns de “cidade dentro de um parque”.

O trabalho foi árduo mas escolhemos 8 parques para o seu piquenique dos sonhos:

Bluffers Park – Parque com vistas incríveis de Toronto, parte do não menos incrível Scarborough Bluffs ou The Bluffs, para os locais: uma coleção de penhascos espetaculares, formados a partir da erosão do solo de argila compactada, estendendo-se por cerca de 14 quilômetros ao longo da costa do lago Ontário, no oeste de Toronto, na região de Scarborough, daí seu nome. A área do parque oferece dois espaços específicos para piquenique, com mesas, além de playground para as crianças. Reserve um dia inteiro para explorar a região, que oferece trilhas, pontes e mirantes para fotos de vários ângulos dos impressionantes paredões.

ATENÇÃO: Observe as cercas e placas de “proibido ultrapassar” encontradas em alguns pontos no topo da formação e mantenha-se longe deles. Por causa do contínuo processo de erosão, o risco de desabamento é grande nestes pontos. A multa, em caso de desobediência da lei, pode chegar a até C$ 5 mil.

1 Brimley Road South, com acesso de carro ou de transporte público, o ônibus 175 Bluffer’s Park, saindo da estação de metrô Kennedy a cada 15 minutos, operando das 10h às 20h somente aos sábados, domingos e feriados, até o dia 8 de outubro em caráter experimental.

Foto: Felix @steelcat IG

High Park – O parque menina dos olhos de Toronto, um dos cartões-postais da cidade, oferece 14 áreas específicas para piqueniques, cinco delas com espaços cobertos, além de inúmeras trilhas, playground e piscina de chafariz para queimar as calorias antes ou depois do piquenique. 1 873 Bloor Street West; metrô High Park.

June Rowlands Park – Mais afastado do centro de Toronto, na esquina da Davisville Avenue e Mount Pleasant Road (midtown), um dos lugares preferidos dos brasileiros que moram na vizinhança, seja por sua área perfeita para um piquenique, arborizada e com mesinhas, pelo dois playgrounds, sendo um com tema musical, a piscina de chafariz, mas principalmente pela barraca de tapioca da feirinha que acontece todas as terças-feiras, entre maio a outubro, das 16h às 19h. 220 Davisville Avenue. Estação de metrô mais próxima: Davisville, a cerca de 800 metros do parque.

Kew Gardens – No extremo leste de Toronto, na charmosa área conhecida como Beaches, um dos parques mais pitorescos da cidade, beirando a passarela de uma das mais populares “praias” da região. Com parquinho de madeira para as crianças (o mais antigo de Toronto), piscina de chafariz, quadras de tênis e um grande gramado com vista para o lago. O streetcar (bonde) 501 Eastbound para na frente do parque. 2 075 Queen Street East.

Riverdale Park East – Popular parque na vizinhança conhecida como Riverdale, à oeste da cidade, próximo às agitadas avenidas Danforth e Broadview, é conhecido por oferecer uma das vistas mais magníficas de Toronto, também como um dos melhores locais para se praticar o esquibunda, no inverno. Fique até o final da tarde para pegar um belíssimo pôr do sol. 550 Broadview Avenue. Estação de metrô mais próxima: Broadview, a cerca de 900 metros do parque.

The Village of Yorkville Park – Já pensou fazer um piquenique no coração do bairro mais chique de Toronto? Não que você vá chegar lá e estender sua toalhinha xadrez no chão ou coisa assim; aproveite as mesinhas deste parque não tão convencional para um piquenique mais urbano e classudo. Dispense, também, a caixa de isopor, e abasteça-se nos restaurantes e lojinhas únicas da região. 115 Cumberland Street (entre as ruas Cumberland e Bellair, estação de metrô Bay).

Toronto Islands – Nenhuma viagem a Toronto é completa sem um piquenique nas Ilhas de Toronto, que oferecem uma das melhores visões do skyline da cidade. Qualquer lugar é ideal para um piquenique por lá, que oferece atividades para antes e depois da comilança, como: o parque de diversões Centreville para as crianças, praias, labirinto verde, quadras de vôlei e trilhas para bikes ou caminhadas. Acesso via balsa partindo do Jack Layton Ferry Terminal, numa travessia de menos de 15 minutos de duração.

Trinity Bellwoods Park – O parque dos descolados de Toronto, no coração da Queen Street West. Nos dias de calor, seus gramados lotam de gente praticando o “esporte” preferido do verão: lagartear ao sol! Com quadras de beisebol, tênis e vôlei, playground, piscina de chafariz e área para seu cãozinho brincar sem coleira à vontade.

Vale saber:

  • Para piqueniques com mais de 25 pessoas é necessário requerer uma licença (picnic permit) prévia com a prefeitura;
  • As famosas lojas dollar store são perfeitas para apetrechos para piqueniques, daqueles que a gente nem sabe que existia, até então. Já a rede Canadian Tire é boa para produtos térmicos, e em qualquer mercado é possível encontrar uma grande variedade de frutas e legumes lavados, cortados e embalados para viagem;
  • No Canadá, com exceção de Quebec, é proibido beber em espaços públicos ou mesmo estar de posse de garrafas/latas de bebidas alcoólicas abertas.

Bom Passeio! 

Siga-nos no Facebook e no Twitter para o de melhor em Toronto e outros passeios imperdíveis na cidade!