Saiba tudo sobre o Rogers Cup de Toronto, que começa neste sábado

Você já foi a uma partida de tênis? Até gosta do esporte mas nunca teve oportunidade de assistir a um jogo, acha uma coisa cara, distante, difícil? Ou, pelo contrário, é um aficionado pelo esporte, sabe todas as estatísticas e coleciona torneios.

Não importa; esteja você neste ou naquele lado da quadra, a partida já é sua: começa, neste sábado, o Rogers Cup de Toronto, um dos mais importantes, tradicionais e peculiares torneios de tênis do mundo.

Ele existe desde 1881, para tenistas homens, e 1892, para tenistas mulheres, só perdendo o posto de torneio mais antigo para o britânico Wimbledon e o americano US Open. Seu status é de evento Masters 1000 no ATP (masculino) e Premier 5 no calendário WTA (feminino). E é peculiar no modo como os torneios são realizados: ambos acontecem na mesma semana, em agosto, nas cidades de Toronto e em Montreal. Porém, em anos pares, o torneio masculino acontece em Toronto, enquanto o feminino é realizado em Montreal. Nos anos ímpares, o formato se inverte.

Portanto, neste ano, serão as tenistas a jogarem por aqui. Na lista, a romena Simona Halep, que venceu o Rogers Cup de Montreal, em 2016, a suiça Belinda Bencic, que levou o último torneio de Toronto, em 2015, também a veterana Venus Williams e a prata da casa, a canadense Eugene Bouchard.

O Rogers Cup de Toronto começa neste sábado, dia 5 de agosto e vai até o outro domingo, dia 13, no complexo Aviva Centre. Os dois primeiros dias (5 e 6) são dedicados para treinos e partidas classificatórias, com portões aberto ao público. Ou seja, não precisa comprar ingresso para saber o que acontece num torneio de tênis.

Vale dizer que acontece muito mais do que as partidas em si. O Aviva Centre reúne: restaurantes, cafés, lojas, espaço de diversão para a criançada (como o Kids Tennis Zone) e lounge com música, entre outras atrações.

Uma programação especial foi montada para estes dois dias, incluindo: pintura de rosto para a crianças, algodão-doce, pipoca e snow cones (espécie de raspadinha) de graça, apresentações do Cirque du Soleil, shows de bandas ao vivo e demonstrações culinárias por chefes-celebridades.

As competições para valer começam na segunda-feira, dia 7, com ingresso a preço promocional de $25 para cada sessão do dia (as partidas são organizadas em sessões. Neste dia, haverá uma sessão às 10h e outra às 19h).

Se este é seu primeiro torneio de tênis (ou sua primeira visita ao Aviva Centre), algumas dicas e regrinhas de etiqueta:

  • O torneio Rogers Cup é feito de 15 sessões diferentes de tênis. Cada sessão pode ter várias partidas. No sábado e domingo, dias 5 e 6, haverá uma sessão em cada dia. A partir da segunda-feira, dia 7, serão duas ao dia: uma de manhã e outra à noite.
  • Os jogos principais acontecem na quadra Centre Court, com capacidade para 8.000 pessoas, mas outras partidas estarão sendo disputadas nas demais quadras do complexo. O ingresso dá direito a cadeira numerada na quadra Centre Court. Nas demais, o sistema é por ordem de chegada.
  • Cada ingresso é válido somente para uma sessão. Quem tiver ingresso para a sessão matinal, por exemplo, pode permanecer nas dependências do estádio após o término das partidas, mas não terá acesso à sessão da noite.
  • Horários das partidas e abertura dos portões – Siga o horário indicado em seu ingresso. Normalmente, os portões são abertos entre uma a duas horas antes do início da primeira partida, o que muda de sessão para sessão. Exemplo: os portões para a sessão de terça de manhã abrem às 10h, com partida marcada para às 11h, enquanto os portões para a sessão de terça à noite abrem às 17h, com partida começando às 19h.
  • Bebedouros de água: uma das novidades para o Rogers Cup de Toronto deste ano, instalados na quadra principal, Centre Court.
  • O evento é outdoor e estamos no pico do verão, portanto, filtro solar, chapéu e água são imprescindíveis, assim como roupas leves e de cores claras.
  • Use e abuse do Rogers Cup app, que dá desde as coordenadas de como chegar (de carro, transporte público, traslado ou a pé), os horários das sessões e quais atletas irão se enfrentar no dia (pois é, no tênis é assim: você compra ingresso mas não sabe quem vai ver jogar. Isto porque o torneio funciona por chaves e eliminação: quem perde está fora e quem ganha joga com a vencedora da próxima partida).

Bateu aquela fome ou sede mas não quer sair do lugar para não perder nenhum lance? Sem problema. Se estiver assistindo jogos na quadra Centre Court, é só fazer seu pedido pelo aplicativo que a comida ou bebida serão entregues na sua mão. O sistema é uma novidade que está sendo implementada, pela primeira vez, num torneio de tênis.

Traslados:

  • Haverá traslados saindo do estacionamento da universidade York até o portão principal do complexo Aviva Centre e vice-versa, até meia hora depois do final da última partida do dia. É possível checar seus horários pelo aplicativo Rogers Cup.
  • Para quem optar por transporte público (TTC), um ônibus levará os fãs da estação de metrô Sheppard West até o estádio Aviva Centre, funcionando no seguinte esquema:
    • De terça-feira, dia 8, a sexta-feira, dia 11: das 17h até uma hora depois do término da última partida do dia.
    • Sábado, dia 12: das 16h até uma hora depois do término da última partida do dia.
    • Domingo, dia 13: das 11h até uma hora depois do término da última partida do dia.

Itens proibidos (veja a lista completa aqui)

  • Garrafas ou latas (de vidro ou metal)
  • Garrafas plásticas que não sejam transparentes
  • Filtro solar em aerossol
  • Pau de selfie
  • Tripés para equipamentos fotográficos
  • Câmeras de vídeo

Itens liberados (veja a lista completa aqui)

  • Garrafas plásticas transparentes
  • Celulares
  • Máquinas fotográficas, tablets e laptops

Etiqueta

  • Devolva a bola a um dos pegadores (como os gandulas, no futebol) caso ela venha parar na sua direção.
  • Mantenha o telefone no modo silêncio e evite conversar durante as jogadas.
  • Manifestação de apoio por meio de palmas e palavras de incentivo pode, mas somente entre os pontos, até que a atleta se prepare para o próximo saque. Depois disso, silêncio absoluto.
  • Não é permitido ficar de pé a qualquer hora, como para ir no banheiro ou pegar algo para beber (mas aquela levantadinha rápida para comemorar uma jogada pode). Faça isso quando as atletas estiverem trocando de lugar na quadra (o que leva em torno de um minuto e meio).
  • É proibido fumar em todas as dependências do complexo Aviva Centre.

 

Divirta-se!

 

Quer saber mais sobre este complexo esporte?

http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/rio-2016/olimpiadas/modalidades/tenis 
http://tenisbrasil.uol.com.br/

 

Fotos: Rogers Cup divulgação