Onde comemorar o Valentine’s Day em Toronto

Enquanto no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em junho, por aqui o amor chega mais cedo, ao menos no calendário. Como vemos nos filmes de Hollywood, na América do Norte a data é celebrada no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim. Daí seu nome, também diferente do nosso: Valentine’s Day.

Mas qual a conexão do santo com a causa?

Há muitas lendas em relação a isso. Uma das mais aceitas é a de que São Valentim foi um padre que teria vivido na época do império romano, no século 3, e que teria sido morto por haver desobedecido as ordens do imperador Claudius II, que detestava casamentos. Para o monarca, homens solteiros davam melhores soldados do que os casados. Mas São Valentim continuou efetuando matrimônios, às escondidas, até ser preso e condenado à morte.

Durante o confinamento, o padre teria se apaixonado pela filha do carcereiro, que era cega. Às vésperas de sua morte, a moça teria escrito uma carta para ele, declarando seu amor, e finalizando-a com o termo carinhoso de “My Valentine“. Ao entregá-la, ela teria se curado da cegueira.

Daí a tradição da troca de cartões neste dia, aqui, não somente entre casais, mas também por crianças, na escola e até no ambiente de trabalho.

Abaixo, algumas maneiras de se comemorar o Valentine’s Day em Toronto, com opções para todo tipo de amor e orçamento:

Helitours – Leve seu parceiro às nuvens, sem trocadilhos aqui. Surpreenda-o com um voo panorâmico de helicóptero por Toronto. A partir de C$109.

De 9 a 19 de fevereiro

Broadview Hotel – Um dos mais novos hotéis da cidade, virou um dos pontos mais badalados, com seu restaurante The Civic no primeiro andar e um patio na cobertura oferecendo uma das mais belas vistas de Toronto. Com pacote especial para o Dia dos Namorados, que inclui: check-out às duas da tarde, kit coquetel no quarto, na chegada, café da manhã na cama, no dia seguinte, e crédito de C$ 30 por pessoa, para ser usado no café do lugar. Diárias a partir de C$ 374 mais impostos. 106 Broadview Avenue, metrô Broadview.

10, 11 e 14 de fevereiro

Tasty Tours Chocolate Tour – Não tenha medo de parecer clichê! Ainda mais quando há amor e chocolate envolvidos na história. A empresa Tasty Tours oferece tours gastronômicos em Toronto, com ênfase em chocolaterias. Para o Valentine’s Day, eles desenvolveram um calendário especial, com tours para todos os tipos de amores, bolsos e gostos: de itinerários mais rápidos, com degustação de chocolate somente, a jantar, workshops e tours pela cidade. A partir de $29 por pessoa. É necessário reserva com antecedência.

10 de fevereiro

Anti-Valentine’s Day Party – Se você ainda não encontrou sua cara metade ou simplesmente não está nem aí para essa história de Valentine’s Day, anote o endereço desta festa, que acontece no exclusivo espaço Stirling Room, no Distrito Histórico da Destilaria. Promovida pelo site de relacionamentos Match.com, não precisa dizer mais nada, certo? Sim, vai bombar de solteiros (mas casais também serão bem-vindos)! Ingressos a venda online até o dia 10 de fevereiro, a US$ 24,99, com direito a drinques cortesia entre 20h e 21h. 16 Trinity Street. 

De 15 a 25 de fevereiro

Giro d’Italia – Se não der para comemorar a data no dia 14, aproveite o festival Giro d’Italia e compense levando seu amor para jantar num dos melhores restaurantes italianos de Toronto. Em seu segundo ano, o Giro d’Italia é um dos mais novos festivais gastronômicos da cidade, exclusivamente com delícias da cozinha italiana, com cada um dos 16 restaurantes (italianos) participantes oferecendo cardápio fixo de quatro pratos de uma determinada região do país. C$ 49 por pessoa, mais impostos e gorjeta. É aconselhável fazer reserva com antecedência.

Despite rich arable soils and access to ports for fresh seafood, Campania’s claim to fame is the wide selection of street food. So, get ready for @postaitalbar to bring the heat this year 🍅 • The cuisine of Campania has plenty of shapes of pasta. Most are familiar, such as spaghetti, maccheroni, fusilli and ziti. The preferred sauce in Campanian cooking is made from the incomparable San Marzano tomatoes grown near Mount Vesuvius. Tomatoes aside, other famous products of the region are Mozzarella di Bufala, lemons from the Amalfi Coast and Neopolitan pizza! #GiroToronto 🇮🇹 #Amex • • • • • #toronto #torontolife #torontofood #torontoblogger #torontophoto #torontoeats #torontoigers #italy #italytour #italygram #italytravel #italyfood #italian #italianfood #italiansdoitbetter #italianwine #pasta #noodles #gnocchi @americanexpress

A post shared by GIRO D'ITALIA 🇮🇹 (@girotoronto) on

Até 23 de fevereiro

Rigoletto – Como as clássicas tragédias de amor, a ópera em três atos do compositor italiano Giuseppe Verdi, de 1851, não tem lá um final feliz mas, assim como elas, sua produção pela companhia The Canadian Opera Company, apresentada no espaço Four Seasons Centre for the Performing Arts, é de arrebatar qualquer coração. Ingressos a partir de C$ 50. 145 Queen Street West, metrô Osgoode.

Até 4 de março

Toronto Light Fest no Distrito Histórico da Destilaria – O que foi, no século 19, a maior destilaria da América do Norte é hoje um dos locais mais românticos de Toronto. Depois dos tempos áureos, o belíssimo complexo de 47 prédios em estilo vitoriano da então Gooderham & Worts Distillery ficou abandonado por anos, ao encerrar atividades em 1990. Em 2003, por uma iniciativa de investidores privados, a antiga destilaria foi restaurada e trazida de volta à vida, agora como complexo de entretenimento. Abriga restaurantes, cafés, butiques e dezenas de galeria de arte.

Se puder, tire o dia todo para conhecê-la e apreciar sua arquitetura, espetacularmente preservada. The Distillery, como os locais a chamam, é o lar de duas das mais famosas (e românticas) esculturas da cidade: a palavra LOVE e o HEART, coração vazado gigante, sob encomenda para aquela selfie com seu amor (ou um pedido de casamento! É certeza de um sim!).

Este ano, até 4 de março, o Distrito da Histórico da Destilaria sedia a segunda edição do Toronto Fest Light, com instalações de arte ao ar livre, feitas a partir de luz, transformando o complexo numa imensa galeria iluminada. De segunda a quarta-feira, do pôr do sol  às 21h; de quinta à sábado, do pôr do sol às 22h. 9 Trinity Street.

Happy Valentine’s Day!