Onde comemorar o feriado prolongado de Páscoa em Toronto

Foto: Centre Island IG

Assim como no Brasil, a Páscoa também é comemorada no Canadá, como feriado prolongado nacional, mas com duas diferenças: aqui, a segunda-feira também é dia de feriado para as instituições públicas, como escolas e bibliotecas, e somente na província de Quebec, as empresas têm a opção por dar folga aos empregados na sexta ou na segunda-feira. Este ano, o feriado da Páscoa vai de 30 de março a 2 de abril.

Outra particularidade é o nome do feriado da sexta-feira, no Brasil chamado de Sexta-Feira Santa. Aqui, ele é chamado de Good Friday, algo como “Sexta-Feira Boa”, o que soa estranho, levando-se em consideração o motivo da data: calvário e morte de Jesus. Uma das explicações mais aceitas para tamanha desconexão entre data e nome seria a perpetuação, ao longo dos anos, de uma tradução errônea do termo God’s Friday (Sexta de Deus).

Apesar de seguir as mesmas tradições e rituais como fazemos no Brasil, com cunho religioso e a figura do coelhinho da Páscoa para as crianças, por aqui, nada de departamentos inteiros de lojas e mercados decorados com ovos de chocolate. Mas, não se desespere: tem chocolate de sobra nas prateleiras e até tours especialmente pensados para a época!

Confira nossas sugestões para comemorar o feriado de Páscoa em Toronto, com ou sem chocolate:

Sexta-feira, 30 de março

Great Friday Brewer’s Backyard – Para começar bem o feriado de Páscoa, o espaço Evergreen Brick Works estará realizando um minifestival de cervejas, em parceria com oito cervejarias de Ontário: Anderson Craft Ales, Big Rig, Exchange Brewery, Forked River, Muddy York, Northern Maverick, Red Thread e St. Mary Axe, além de comidinhas de food trucks para acompanhar. Das 11h às 17h, com cerveja a $1 dólar até meio-dia e last call (última rodada) até às 16:30h, a ser servida até às 16:45h. Não paga para entrar, só pelo consumo. 550 Bayview Avenue (traslado gratuito saindo da estação Broadview ou ônibus #28, saindo da estação Davisville)

Sábado, 31 de março

Tasty Tours – Porque Páscoa não é Páscoa sem chocolate, não é mesmo? O pessoal desta empresa especializada em food tours (tour a pé, com degustação) tem um roteiro especial para a época, passando por algumas das melhores chocolaterias, docerias e padarias de Toronto, com direito a degustação em cada uma delas. Aproximadamente três horas de passeio nas ruas King Street West, Queen Street West e Dundas Street West, com seis paradas. Reservas online; C$ 49 (Adultos), C$ 35 (Crianças entre 7 a 12 anos), Menores de 6 anos não pagam para participar do tour mas não contam para receber amostras. Sábado, 31 de março e Domingo, 1 de abril, às 14h.

Domingo, 1 de abril

Beaches Easter Parade – A parada de Páscoa mais popular do país, na vizinhança conhecida como Beaches, as “praias” de Toronto, no extremo oeste da cidade. Com direito a desfile de streetcars (bondes) vintage e distribuição de mimos para a criançada pelo próprio coelho da Páscoa, em pessoa! Evento gratuito, das 11h às 14h; início no Kew Gardens – 2075 Queen Street East.

Casa Loma – Comemore a Páscoa no único castelo urbano da América do Norte, com cardápio de rei: trio de saladas, mesa de frutos do mar, opções de peixes, carnes, pasta, risoto e sobremesas de comer de joelhos, como: sticky toffee pudding, a delícia caramelizada típica da culinária inglesa, bolo de limão com cobertura de lavanda e docinhos franceses. Necessário reserva: reservations@casaloma.ca ou por telefone (416) 923.1171, ramal 1843. 1 Austin Terrace. Preços: C$ 75 (Adultos), C$ 55 (Crianças entre 4 a 13 anos), mais impostos e gorjeta.

EPIC Restaurant – Brunch em um dos restaurantes do tradicional hotel Fairmont Royal York, com caça aos ovos de Páscoa para a criançada e cardápio inspirado em ingredientes sazonais e locais, incluindo mel cultivado pelas abelhas do apiário da cobertura do hotel. Das 11h às 14h; É necessário reserva: por telefone (416) 860-6949 ou e-mail RYH.RestaurantReservations@fairmont.com; Preços: C$ 80 (Adultos), C$ 40 (Crianças entre 6 a 12 anos), Menores de até 5 anos de idade não pagam. 100 Front Street West, metrô Union.

⇒ Indo ou não para o brunch do restaurante Fairmont Royal York, dê uma conferida no ovo de Páscoa gigante instalado no lobby do hotel. Com mais de três metros de altura, a peça de vidro, adornada com cristais e prismas em nuances de ametista e ultra violet – cor da realeza e tom do ano segundo a Pantone,  foi encomendada pelo hotel em comemoração à Páscoa è a chegada da primavera. Em exibição até o dia 20 de abril.

O que abre e o que fecha em Toronto no feriado de Páscoa 2018

Aberto:

  • Hockey Hall of Fame
  • Museus: ROM, AGO e Aga Khan
  • Ontario Science Centre
  • Ripley’s Aquarium
  • Shopping Eaton Centre, em horário especial: sexta-feira, das 11h às 19h e domingo, das 12h às 17h.
  • The Toronto Zoo

Fechado na sexta-feira, 30 de março e domingo, 1º de abril:

Shoppings Fairview Mall, Vaughan Mills e Yorkdale Mall

As bibliotecas de Toronto fecham na sexta-feira (30 de março), domingo e segunda-feira (1 e 2 de abril), mas abrem no sábado, dia 31.

 

FELIZ PÁSCOA!