Os 10 melhores programas para agosto em Toronto (mas poderia ser mais)

E chegamos no mês de agosto, marcando o meio do verão canadense e com um calendário de eventos transbordando de tanta coisa boa para fazer em Toronto e arredores. Tem torneio de tênis, as famosas Yonge Street e Bloor Street fechadas para carros, feira de comida vegana e um festival novinho em folha, vindo diretamente do Reino Unido. Não será difícil preencher seu itinerário com atrações e festivais imperdíveis; difícil mesmo será escolher o que não fazer!

 

31 de julho a 6 de agosto

KidZfest no parque Wonderland – Este parque, que lembra nosso finado Playcenter, de São Paulo, é o maior parque de diversões do Canadá, ocupando mais de 130 hectares de área, em Vaughan, subúrbio ao norte de Toronto. São mais de 200 atrações (sendo 16 montanhas-russas), um parque aquático e uma área somente para crianças, o KidZville.

É neste espaço que acontece o KidZfest onde, por uma semana, a criançada pode curtir atrações especiais, como: espetáculos de dança e música com a turma do Snoopy, apresentações com os super-heróis do Universo Marvel (pense em dar de cara com o Incrível Hulk, o Capitão América, Homem-Aranha e o Homem de Ferro). Também tem foam pits (festa de espuma, sem água), shows de mágica e, claro, o bom e velho palhaço de circo. Ingressos para o parque a partir de CAD$ 34.99. 1 Canada’s Wonderland Drive, Vaughan.

 

4 a 7 de agosto

Art & Music Ontario Festival – Quatro dias de festival gratuito dentro do espaço de entretenimento Ontario Place, no pé do lago, em comemoração ao aniversário de 150 anos do Canadá. Evento ao ar livre, com arte, música, o que comer, o que beber, atividades para a criançada, shopping e muito espaço verde. Perfeito para os dias quentes de verão. 955 Lake Shore Blvd West.

 

5 a 13 de agosto

Rogers Cup Toronto – Desde 1881, para os homens, e 1892, para tenistas mulheres, os melhores deste esporte têm se enfrentado nas quadras de Toronto e Montreal (somente o torneio de Wimbledon e o Aberto dos Estados Unidos são mais antigos que o torneio canadense).

Todo ano, Montreal e Toronto se alternam para receber os melhores jogadores masculinos e femininos de tênis. Em 2017, serão as tenistas a jogarem por aqui. Na lista, a veterana Serena Williams, que já ganhou a Rogers Cup três vezes, e a canadense Eugene Bouchard.

Os ingressos para as partidas custam a partir de CAD$ 25 (especial para o dia de abertura), mas os dois primeiros dias têm entrada franca; uma boa pedida para quem quiser conhecer o Aviva Centre e assistir aos jogos de classificação. 1 Shoreham Drive, North York.

 

11 a 13 de agosto

Roundhouse Craft Beer Festival – Um dos festivais de cervejas artesanais mais animados de Toronto, de volta para sua versão de verão (eles também têm uma edição de inverno, em pleno mês de fevereiro, feita do mesmo estilo do de agosto: outdoor!).

Sediado pela cervejaria Steam Whistle, que funciona no Roundhouse Park, no coração de Toronto (tendo como vizinhos a Torre CN, o Ripley’s Aquarium e o estádio Rogers Centre), o festival foi criado para promover as cervejarias artesanais de Ontário. Para acompanhar, comidas de food truck e muita animação, com shows ao vivo e DJs. Este ano, com um pavilhão especial, com cervejarias vindas de todas as províncias do Canadá, em comemoração aos 150 anos da nação.

Mesmo que você seja daquele que não gosta de cerveja, vale ir pelo lugar: a fábrica da Steam Whistle funciona dentro do prédio da antiga estação de trem Canadian Pacific Railway Don Station, construída em 1929. Ainda dá para ver a arquitetura original da época, assim como algumas locomotivas e os trilhos da antiga estação ao redor do prédio, parte do acervo do vizinho, o Toronto Railway Museum.

Wish you were beer… again 🍺 #roundhousecraftbeerfestival #craftbeer

A post shared by Courtney Robert (@courtneyrobert_) on

 

11 a 13 de agosto

Taste of Danforth – Já que a prática de quebrar pratos está proibida na Grécia, venha quebrá-los com os gregos daqui! O Taste of Danforth é o maior festival de rua do Canadá e acontece na área conhecida como Danforth ou Greektown, por concentrar a maior parte dos imigrantes gregos, na cidade.

A principal atração do festival é, sem dúvida, a culinária grega, mas há também dezenas de atividades para toda a família, com palcos para apresentações de dança, espaço com diversões para as crianças e até shows de Bollywood.

SAVE THE DATE! Join us at #TasteoftheDanforth this month! 💃🎉

A post shared by Taste of the Danforth (@tastedanforth) on

 

18 a 20 de agosto

The Big Feastival – Criado por nada mais nada menos do que o chef-celeb Jamie Olivier, é considerado o pai de todos os festivais gastronômicos outdoor do mundo. Já em sua 6ª edição no Reino Unido, desembarca este ano por aqui, na cidadezinha de Oro-Demonte, a uma hora e meia de distância de Toronto.

A programação é voltada para toda a família, com shows de bandas, fazendinha, workshops, mesa redonda com chefs, degustação e até ioga, tudo para adultos e crianças.

A atração mais esperada é a presença do chef canadense Chuck Hughes, dono do badalado restaurante Garde Manger, em Montreal e famoso por seus shows no Food Network Canada e Cooking Chanel (USA): Chuck’s Day Off, Chuck’s Week Off e Chuck’s Eat the Street.

Os ingressos estão a venda, com preços  a partir de $85 (adultos) para dias individuais ou pacotes para os três dias. Querendo pernoitar, é possível acampar ou estacionar seu motorhome nas premissas do festival.

Para aqueles que gostam de acampar em estilo, há a opção de glamping: tendas de luxo, com colchões de verdade, travesseiros, lençóis, mesa e cadeiras, além de um espaço separado com duchas e banheiros diferenciados e um concierge à disposição durante toda a estadia. Mas os mimos não saem barato: a partir de CAD$ 1.300 por uma tenda para 2 pessoas (ingressos não incluídos).

Aqui, como ir de carro até lá e um guia sobre a cidade.

Haverá, também, opção de traslado, saindo do portão 9 do estádio Rogers Centre (do lado da Torre CN), com preços a partir de CAD$ 15 para menores de 16 anos e CAD$ 23 a partir desta idade, por trecho.

 

18 de agosto a 4 de setembro

CNE – “Welcome to The Ex!” Você vai começar a ouvir bastante esse jingle por aí, que é a chamada para o CNE (Canadian National Exhibition) ou “The Ex“, apelido carinhoso dado pelos locais ao evento anual que acontece no Exhibition Place nos 18 dias que antecedem ao feriado de Labour Day (Dia do Trabalho), comemorado na primeira semana de setembro.

É, sem dúvida alguma, o evento mais querido dos torontonianos, também o mais aguardado, parte da memória de infância de gerações e passada para as seguintes.

De tão grande, fica difícil explicá-lo: tem parque de diversões (com direito a barraquinhas de jogos com bichos de pelúcia como prêmio), shows ao vivo, fazenda com animais de verdade, paradas, exibições, cassino e dezenas de pavilhões de tudo o que se imagina e o que não se pode imaginar: comida, roupas, perfumes, utensílios de cozinha, demonstrações culinárias e muito mais. Como se não bastasse, o The Ex termina com um mega show aéreo nos três últimos dias do evento. Os ingressos já estão a venda online, com preço promocional até dia 17 de agosto. Exhibition Place, 100 Princes’ Boulevard.

 

 

19 de agosto

Toronto Vegan Food and Drink Festival – Evento outdoor, convidando para um piquenique improvisado, ali mesmo no gramado da propriedade histórica Fort York, Garrison Common. De cerveja a vinho, de sorvete a queijo e outras comidinhas, tudo 100% vegano. Cheque a previsão do tempo para o dia e venha preparado: filtro solar ou sombrinha e, claro, uma toalhinha xadrez para o picnic. Ingressos a CAD$10 até o dia 4 de agosto. Crianças até 12 anos entram de graça acompanhadas de adulto pagante. Fort York, Garrison Common, 250 Fort York Boulevard

#TORONTO! 🙌🏽🇨🇦✈️ HERE'S ANOTHER CHANCE TO WIN!! TAG YOUR FAM AND FOLLOW US! @vegan_festival @veganfoodshare 💯🎟🍔🔥 ・・・ #TORONTO!! We're giving away 2 tickets to @vegan_festival's #VeganFestTO at Fort York Garrison Common on August 19th! Tag someone you wanna go with to this event!! We'll randomly select you and will hit you on the DM if youve been chosen! Giveaway ends this Sunday 11:59pm EST. Please let us know what your fave all vegan and veg friendly joints in Toronto are as well! Super excited to link up with Toronto Fam!! See you there! For more info dont forget to follow @vegan_festival! ✈️🇨🇦#OhCanada #VeganFestivalToronto #VeganFestTO #VeganFestGiveaway #VeganFoodShare #VeganDrinkFest #TorontoVegan #VegansOfToronto #TorontoOntario #Canada

A post shared by ⠀⠀⠀⠀⠀📸#VEGANFOODSHARE📲 (@veganfoodshare) on

 

20 de agosto – das 12h às 14h

Open Streets TO – Movimento inspirado na Ciclovia, de Medellin, na Colombia, onde principais avenidas da cidade são fechadas para os carros e abertas para os pedestres. Vale andar, correr, pedalar, dançar, se exercitar ou não fazer nada. O importante é ocupar este espaço destinado aos veículos e ter uma visão diferenciada do que o cerca.

Em 2016, o evento levou mais de 80 mil pessoas, literalmente, às ruas. Ao todo, são 10 quilômetros de ruas do centrão de Toronto (na região do quarteirão Yonge-Dundas Square, uma porção das ruas Yonge Street e Bloor Street ) destinadas para o Open Streets TO. O evento acontecerá novamente em 17 de setembro.

 

26 de agosto

Toronto Cider Festival – Nem só de festival de cervejas vive o verão de Toronto. No final de agosto, Toronto irá sediar um festival de sidra, bebida alcoólica feita do sumo fermentado da maçã. Serão 60 tipos de sidras de marcas canadenses e estrangeiras num evento outdoor em uma das praias mais populares da cidade, a Sugar Beach (entenda que Toronto não tem praia de verdade, ok? Mas a gente trata o querido lago Ontário, de tão grande que é, como nosso mar de água doce).

Toda a temática do festival será em torno das tradições e cores canadenses, em homenagem ao aniversário de 150 anos do país. E, sim, também haverá cerveja por lá. Ingressos online: CAD$ 30 e VIP CAD$60 (evento para maiores de 19 anos). Sherbourne Common, Sugar Beach, 61 Dockside Drive.

 

 

Happy Summer!