O melhor de Toronto em abril

digiPlayspace – Foto: Alessandra Cayley

No calendário, já estamos na primavera, mas no dia a dia podemos ter as quatro estações do ano num dia só, com o frio e o branco do inverno relutando para darem lugar às temperaturas amenas e cores do período. Assim é o mês de abril em Toronto, quando o calendário de eventos da cidade também começa a “esquentar”, preparando-se para a loucura dos dias quentes que virão. Sim, eles virão, acredite! Por enquanto, ainda vista-se em camadas e comece a explorar a cidade a pé, em pequenas caminhadas pelos parques e curtindo as atrações que começam a abrir seus portões para a temporada mais aguardada do ano:

A partir de 9 de abril

Edge Walk CN Tower – Conheça o maior símbolo turístico de Toronto por outro ângulo: por fora e lá de cima. O Edge Walk, como o nome sugere (Caminhada pela Borda), é uma visita ao topo da CN Tower, só que pelo lado de fora dela, em seu topo, na beiradinha, a uma altura de 356 metros. Além de garantir uma vista maravilhosa e única da cidade, o ingresso também dá direito a fotos e vídeo da aventura, certificado de conclusão do passeio (vale pendurar na parede) e uma entrada para voltar na torre, assim que as pernas pararem de tremer. Idade mínima: 13 anos; Ingressos a C$ 225; 301 Front Street West, metrô Union.

22 de abril

Earth Day no Parque Downsview Park – O Dia da Mãe Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, em 22 de abril de 1970, com o objetivo de expandir o debate sobre os problemas ambientais que afligem o nosso planeta, como: poluição, danos à biodiversidade, abuso dos recursos naturais. Por sua importância, a data foi reconhecida pela ONU, em 2009, que instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra.

Neste dia, pessoas do mundo todo são convidadas a engajar em atividades que ajudem a melhorar as condições de vida no nosso planeta, desde plantar uma árvore, incentivar a reciclagem a usar menos energia elétrica.

Em comemoração à data, o parque Downsview Park preparou uma programação de atividades gratuitas voltadas para a conscientização sobre o meio-ambiente, e que incluem toda a família: de aulas de culinária a artesanato, pintura de rosto para a criançada, caminhadas pelo parque para a observação da natureza, cantigas de roda à beira da fogueira, acompanhada de marshmellows, mercado de produtos naturais e loja pop-up de jardinagem. Das 11h às 16h. Gratuito. É necessário registrar seu nome para participar das atividades com hora marcada; 70 Canuck Avenue.

De 26 de abril a 6 de maio

Hot Docs – O festival de documentários que também é conferência e feira de eventos, o maior e mais importante do gênero na América do Norte, atraindo participantes do mundo todo e uma audiência de mais de 200 mil expectadores. Este ano com mais de 150 documentários do Canadá e do mundo.

As exibições acontecem em cinemas por toda a cidade, incluindo o lendário prédio Hot Docs Cinema, no coração da descolada área conhecida como Annex e as salas da casa do festival internacional de cinema de Toronto, o TIFF Bell Lightbox.

O Brasil está muito bem representado para a edição deste ano, com o curta-metragem Anderson, do diretor Rodrigo Meireles, o documentário investigativo The Cleaners, uma coprodução da brasileira Grifa Filmes com a produtora alemã Gebrueder Beetz Filmproduktion; também o documentário The Guardians of the Forest, produzido em associação com a United Nations VR e The Trial (O Processo), da diretora Maria Augusta Ramos, que mostra os bastidores do processo que culminou no impeachment de Dilma Rousseff.

De 29 de abril a 28 de outubro

Wonderland – Para quem é da época do saudoso Playcenter, de São Paulo, o parque temático Wonderland vai parecer um déjà vu melhorado. Wonderland é o maior parque de diversões do Canadá, ocupando mais de 130 hectares de área, no município de Vaughan, subúrbio ao norte de Toronto. Sazonal, fecha no inverno e reabre no início da primavera até meados de outono. Tem mais de 200 atrações, sendo 16 montanhas-russas, com duas áreas distintas para as crianças: o KidZville e o Planet Snoopy, com 25 brinquedos. Também é parque aquático (Splash Work Water Park), com área dividida para adultos e crianças, esta última, com o dobro de tamanho, a partir deste ano. Em funcionamento de 27 de maio a 3 de setembro. 1 Canada’s Wonderland Drive; Horários e dias de funcionamento: de Seg. a Dom., das 10h às 20h, com alterações durante a temporada; Ingressos a partir de C$ 40, que dá direito a admissão no parque aquático. Como chegar, aqui

Only 5 weeks until Opening Day!

A post shared by Canada's Wonderland (@canadaswonderland) on

 

Ainda dá tempo de conferir:

Até 22 de abril

digiPlaySpace – Dentro do TIFF BellLightbox, a casa do Festival Internacional de Cinema de Toronto, evento voltado aos experimentos com mídias interativas, com 21 instalações vindas de 11 países, desenvolvidas especialmente para crianças entre 3 a 13 anos, com atividades agrupadas por idade. Dentre as novidades para este ano, a tela Mizura, feita de material macio que, quando tocada, emite música e se ilumina. Na Sketch Aquarium, a criança desenha um peixinho e é convidada a passá-lo por um scanner, que projeta a imagem num aquário digital gigante.

Para quem gosta de games, será possível fazer o seu próprio, com o auxílio do aplicativo Hopscotch (para crianças a partir de 9 anos).

Horários: de Seg. a Sex., das 14 às 16h; Sáb. e Dom., das 10 às 18h; Feriados, das 10 às 18h.

Ingressos: C$ 11 (dias da semana) e C$ 13 (finais de semana e feriados).

350 King Street West, metrô St. Andrew.

 

Bom passeio!