Novembro: mês de festas, compras e muita diversão!

Parece que outubro, por aqui, passa rápido demais. Ou será que a beleza ímpar e tranquila de sua estação, o outono, nos hipnotiza a ponto de não nos deixar perceber o mês indo embora? A natureza é sábia porque, depois de tanta placidez, estamos prontinhos para novembro e o que ele nos traz: a abertura da temporada oficial de compras e correria das festas de fim de ano!

E é bom que você tenha descansado bastante: o calendário de eventos do mês, em Toronto, está fervendo, inversamente proporcional à temperatura do lado de fora, despencando. Prepare-se para passeios mais curtos outdoor e mais longos, indoor. Aproveite para explorar a cidade a pé, enquanto dá, e veja-a transformando-se num daqueles cenários típicos de cartões de Natal de filmes de Hollywood!

1º de novembro 

Museum of Illusions – Toronto vai ganhar mais um museu, e não é ilusão. Ou é? No novo museu da cidade, o Museu das Ilusões, tudo o que parece ser não é e a ordem é embaralhar os sentidos, brincando com a percepção de seus visitantes. Originário da Croácia, conta com dezenas de instalações de arte que nos convidam a uma experiência sensorial, divertida e para todas as idades. Equipado com um Smart Playroom, com mais de 80 jogos para desafiar o cérebro. Gostou do jogo? A maioria estará disponível na loja de souvenires do museu. Estréia prevista para 1 de novembro. Horários: de segunda à domingo, das 10h às 20h; Visitas agendadas pelo website do museu; Ingressos: C$ 23,50 (adultos), C$ 19,50 (crianças entre 2 a 15 anos de idade), Ingresso-Família: C$ 78,50 (2 adultos e 2 crianças). 132 Front Street East, próximo ao mercado St. Lawrence Market. 

1º de novembro

A Marcha das Abóboras – Último resquício das comemorações do Halloween, quando os locais levam suas jack o’ lanterns (abóboras esculpidas para o Halloween) para o parque, iluminando-as pela última vez, um dia depois do Halloween. O primeiro parque a promover o encontro foi o Sorauren Park, em 2004. Hoje, o evento ocorre em mais de 40 parques da cidade, atraindo centenas de pessoas e produzindo um cenário inesquecível. A partir das 18h; Gratuito.

1 a 4 de novembro

Brazil Film Fest – Festival de cinema brasileiríssimo aqui em Toronto, no TIFF Bell Lightbox. Em sua 12ª edição, com quatro dias de duração e 14 filmes a serem exibidos, entre eles: Benzinho, abrindo o festival. Do diretor Gustavo Pizzi, conta a história da dona de casa Irene, que vê sua vida dar uma reviravolta quando um de seus filhos é convidado a ir jogar handebol na Alemanha.

Todos os filmes com áudio em língua portuguesa e legendas em inglês. Ingressos: C$ 15 (adultos), C$ 13 (acima de 65 anos e estudantes com carteira de identificação) e C$ 10 (crianças entre 3 a 13 anos), online, através do site oficial do evento ou do TIFF, por telefone (416) 599-TIFF e 1-888-599-8433 (das 10h às 19h) ou nas bilheterias, das 10h às 22h; TIFF Bell Lightbox. 350 King Street West.

 Primeira semana de novembro

Assim como nos filmes, as vitrines das principais lojas de departamentos de Toronto ganham uma decoração pra lá de especial, especialmente para as festas de fim ano. De tão famosas, chegam a fazer parte dos eventos imperdíveis na cidade, em especial às da loja de departamentos Hudson’s Bay, na Queen Street, adjacente ao shopping Eaton Centre. Mais bonito visto à noite. Gratuito. Metrô Queen.

15 de novembro a 23 de dezembro

Toronto Christmas Market – O mercado de Natal mais charmoso de Toronto. Remetendo aos mercados europeus, que existem desde o século XV, é realizado anualmente no não menos charmoso Distillery Historic District, numa harmonia de estilo tão perfeita que parece até que um foi construído especialmente para o outro. Horários: às terças, quartas e quintas-feiras, das 12h às 21h, sextas e sábados, das 10h às 22h e aos domingos, das 10h às 21h. Fechados às segundas-feiras. Horário especial para o primeiro dia de funcionamento: aberto a partir das 16h. A entrada para o mercado é gratuita nos dias da semana. O ingresso de C$ 6 é cobrado somente nos finais de semana a partir das 17h de sexta-feira, vendido online ou nas bilheterias do evento. Menores de 2 anos de idade entram de graça. 9 Trinity Street.

18 de novembro

Santa Claus Parade – Realizada há mais de um século, a parada de Natal é um dos eventos mais tradicionais de Toronto. Adultos e crianças enfrentam o frio e vão às ruas só para ver a chegada do bom velhinho à cidade, num desfile com banda, carros alegóricos decorados com os ícones natalinos, palhaços e, claro, o Papai Noel em pessoa, com seu trenó e renas. Início na esquina das ruas Christie Street e Bloor Street e término no St. Lawrence Market, num percurso de quase seis quilômetros e duas horas e meia de duração. Das 12:30h às 14:30h. Gratuito.


22 de novembro a 2 de dezembro

One of a Kind Show – Para aqueles que gostam de dar presentes personalizados e comprar tudo num lugar só. A maior feira de artesanato da América do Norte, com a participação de mais de 800 artesãos, vindos de uma extremidade à outra do Canadá. Com duas edições no ano, sendo esta a de inverno. No centro de exposições Enercare Centre, dentro do belíssimo Exhibition Place. Ótima oportunidade para angariar aquele souvenir que ninguém mais vai ter. Horários: de segunda à sábado, das 10h às 21h e domingo, das 10h às 18h. Quinta-feira, 29 de novembro, aberta até às 23h; Ingressos (online e nas bilheterias): C$ 15 (adultos), C$ 7,50 (acima de 65 anos e crianças entre 13 a 17 anos), crianças de até 12 anos não pagam. 100 Princes’ Blvd.


24 de novembro

Cavalcade of Lights – Evento que marca o início das festividades de final de ano em Toronto, com a inauguração da árvore de Natal oficial da cidade. No espaço Nathan Phillips Square, tendo como cenário o rinque de patinação mais popular de Toronto, todo iluminado com decoração especial para a época. Na programação, shows ao vivo e queima de fogos. A partir das 19h; Gratuito; 100 Queen Street West, metrôs Queen ou Osgoode.

Final de novembro a março de 2019

Patinação no gelo – Uma das coisas mais bacanas de se fazer em Toronto, nesta época do ano, é enfrentar uma pista patinação no gelo ao ar livre. Nem precisa saber patinar, o que vale é a brincadeira.Toronto conta com mais de 50 rinques de patinação outdoor, sendo os mais populares: o do espaço Nathan Phillips Square, na frente do City Hall e o Natrel Rink, parte do Harbourfront Centre, por seu cenário único, às margens do lago Ontário. Os dois oferecem serviço de aluguel de patins. Geralmente, abertos sete dias da semana, das 9h às 22h, dependendo das condições do tempo. Checar no website da cidade a localidade escolhida ou por telefone, discando 311. Gratuito.

Bom Passeio e agaselhe-se bem! 

Foto: Museum of Illusions – Divulgação

Siga-nos no Facebook e no Twitter para dicas de lugares e atrações imperdíveis em Toronto!