As melhores cafeterias de Toronto servindo café brasileiro de qualidade

Foto: Orange Brown Imports, Divulgação

Tem duas coisas que o brasileiro estranha muito quando vem para o Canadá: a primeira é o clima, lógico, e a segunda: o café. Chega a ser surpresa e espanto na mesma proporção encarar o inverno rigoroso pela primeira vez, admirar a beleza da primavera, ficar embasbacado com o colorido do outono, se surpreender com a intensidade do verão…e tomar um café do Tim Hortons!

Desde o modo de como se toma café por aqui, on the go, sempre na pressa, servido em copos grandes (que estão ficando cada vez maiores) à intensidade do sabor, tudo é muito diferente. Por isso,  é comum ouvir brasileiros chamando o café canadense de “chafé”, por ele ser mais fraco do que o café com que estamos acostumados, no Brasil. Quem gosta da bebida mais encorpada, reclama. Já quem a prefere mais “aguada”, adora. E quem não vive sem um café brasileiro de verdade, faz o quê?

Em comemoração ao National Coffee Day (Dia Nacional do Café) no Canadá, VISITE TORONTO traz para você uma lista das melhores coffee shops da cidade, com a colaboração especial do agrônomo e barista André Dalben, brasileiro que mora em Toronto e que vem ajudando a projetar a imagem do nosso café no seleto e restrito mercado canadense de cafés especiais.

Prosa e café à brasileira

André gosta de falar sobre café, e conhece bem do assunto. Ele vem de uma família de imigrantes italianos que se mudaram para o Brasil lá nos idos de 1920 para trabalhar nas fazendas de café de São Paulo. Com a migração do ciclo cafeeiro para as Minas Gerais, a família mudou de ramo, dedicando-se à plantação de cana de açúcar. Mas o amor pelo café, passado a ele pela querida avó Maria, ficou.

Em 2014, foi a vez do próprio André trabalhar com café numa terra desconhecida. Ele já morava no Canadá há tempos e percebeu que neste mercado estava faltando café brasileiro de qualidade.

Para entender melhor o segmento, fez um curso de barista e trabalhou em cafés daqui. Foi para o Brasil em busca de fazendas com grãos de qualidade, voltou cheio de amostras e, com seu amigo brasileiro, Victor Nucci, foi à campo, de porta em porta, demonstrar o produto. Nascia daí, a importadora Orange Brown Imports, que hoje também é uma torrefação (e que ganhou um parceiro canadense), fornecendo café para diversas cafeterias de Toronto.

O tipo de café que eles trazem para o Canadá é denominado specialty coffee, com qualidade superior ao tipo exportação que conhecemos no Brasil e ao gourmet coffee, com classificação entre as duas distinções. Ele é encontrado nas cafeterias pequenas, locais, que dão preferência a cafés diferenciados.

Os brasileiros André Dalben e Victor Nucci: amigos e sócios, desbravando o mercado de café em Toronto (Foto: Orange Brown Divulgação)

Toronto está vendo um crescimento neste tipo de cafeterias. Algumas funcionam como torrefadoras, também. É possível tomar o café por lá mesmo e levá-lo para fazer em casa, em grãos ou moído na hora.

André explica que o gosto do café especial não é igual ao café de todo dia que a gente compra no mercado, tipo Pilão, Melita. Nós provamos, gostamos e recomendamos!

Os melhores cafés de Toronto

Nestas três primeiras cafeterias, é possível tomar o café do neto da vó Maria, quer dizer, do pessoal da Orange Brown Imports:

Dineen Coffee Co. – 140 Yonge Street (e mais outra localidade)

 

Hale Coffee –  300 Campbell Avenue

 

Outpost Coffee – 1578 Bloor Street West

 

Cherry Bomb Coffee – 79 Roncesvalles Avenue

 

Early Bird Coffee – 613 Queen Street West

|HOUSE MADE VEGAN DOUGHNUTS| 🍩🍩

A post shared by Early Bird Coffee & Kitchen (@earlybirdbrew) on

 

Neo Coffee Bar – 100-161 Frederick Street

 

Pilot Coffee Roasters – 50 Wagstaff Dr

 

Propeller Coffee Co.  – 50 Wade Avenue

 

Sam James Coffee Bar – 297 Harbor Street (e mais quatro localidades)

🍩 + ☕️ = fave morning face

A post shared by SJCB (@samjamescoffeebar) on

Esperamos que gostem da lista! E da próxima vez que tomarem um “Timmy’s” (apelido carinhoso dado pelos locais para a marca Tim Hortons), saiba que poderá estar tomando café brasileiro. Eles também compram grãos do Brasil.

E agora, mudou o gosto?

 

Feliz #NationalCoffeeDay !