O que é esse tal de March Break e como aproveitá-lo

Nathan Phillips Square (foto: Alessandra Cayley)

Nathan Phillips Square (foto: Alessandra Cayley)

Começa na próxima segunda-feira, dia 13 de março, o March Break, mas o que é isso? É uma espécie de miniférias escolares, que só dura uma semana.

Por aqui, o calendário letivo vai de 1º de setembro a 30 de junho, com dois meses de férias entre julho e agosto, coincidindo com o verão. No inverno, há só esta folguinha de cinco dias, neste ano, entre 13 a 17 de março. Razão pela qual a cidade parece entrar em polvorosa, com um bando de atividades voltadas para a garotada. Também os aeroportos, com famílias que preferem escapar do frio e voar para os trópicos.

Para quem ficar, espere trânsito ameno, shoppings lotados e muita, muita coisa para fazer para tão poucos dias de folga:

royal-ontario-museum-blue-whale

Out of the Depths: The Blue Whale  (Do Fundo das Profundezas – A Baleia Azul) – ROM (foto: divulgação)

ROM (Royal Ontario Museum) – descubra com a criançada os mistérios das profundezas dos oceanos e suas criaturas fantásticas, com a Big Blue, programação especial do museu para o March Break, incluindo atividades temáticas e a exposição Out of the Depths: The Blue Whale Story (Direto das Profundezas: A História da Baleia Azul) – De 11 a 19 de março (a exposição vai de 11 de março a 4 de setembro), www.rom.on.ca, 100 Queen’s Park, metrô Museum.

Festivais de Maple Syrup (foto: divulgação)

Festivais de Maple Syrup (foto: divulgação)

Festivais do Maple Syrup – conheça mais sobre um dos maiores símbolos do Canadá, o maple syrup ou xarope da árvore de maple (ácer, em português) ou xarope de bordo, indo a um dos festivais que celebram sua produção e as tradições que o circundam, que acontecem na cidade e ao redor, a chamada GTA (Greater Toronto Area).

Saiba como ele é produzido, conheça seus diferentes tipos, leve para casa o seu preferido e, claro, deguste-os, do jeito que preferir: por cima de panquecas quentinhas, fofas e fresquinhas ou no palito: o tradicional mapple taffy ou maple toffee, espécie de pirulito de xarope de maple, passado na neve até congelar. Mais canadense, impossível…www.maplesyrupfest.com

Sugar Beach Sugar Shack TO – O lago Ontário, que circunda Toronto, é tão grande que suas margens são tratadas como praias, pelos locais. A Sugar Beach, uma das mais urbanas, neste final de semana, vai virar um Sugar Shack ou cabana à sucre, em francês, que significa o lugar onde produz-se o açúcar de maple. Em homenagem à Quebec, o maior produtor de xarope de ácer do país, food trucks estarão oferecendo comidinhas típicas da província e bebidas quentes para espantar o frio. Na programação, música ao vivo, demonstrações culinárias com xarope de maple e esculturas no gelo para as crianças (não esqueçam as luvas!). www.sugarshackto.ca. Sábado, dia 11 de março, das 11h às 20h e domingo, dia 12, das 11 às 17h. Traslado gratuito partindo do Distrito Histórico da Destilaria.

Disney on Ice – Volte a ser criança também e deixe-se encantar com o espetáculo da Disney, trazendo personagens clássicos, como Dory, Anna e Elsa, Rapunzel e, claro, Mickey e Minie Mouse, patinando suas aventuras no gelo, no estádio Rogers Centre (antigo Skydome), tão espetacular quanto, com seu gigantesco teto retrátil. De 15 a 19 de março, ingressos entre $28 a $105 dólares. Ticketmaster. Rogers Centre, 1 Blue Jays Way, metrô Union.

Pinóquio - National Ballet of Canada (foto: divulgação)

Pinóquio – National Ballet of Canada (foto: divulgação)

Pinóquio – uma história para crianças, criada em 1883 e que vive até hoje em nosso imaginário, tendo sido contada nas mais diferentes formas, de geração em geração e agora, como espetáculo de balé, pela companhia nacional de balé do Canadá (National Ballet of Canada). De 11 a 24 de março, ingressos entre $39 a $265. www.national.ballet.ca, The Four Seasons Centre for the Performing Arts, 145 Queen Street West, metrô Spadina + bonde 510.

Durante toda a semana do March Break, aliás, a partir de hoje, 10 de março, até o dia 19, a TTC, empresa responsável pelo transporte público da cidade, estará oferecendo o Day Pass, que dá direito a utilizar metrôs, ônibus e streetcars (bondes) durante um dia inteiro, a uma taxa única de $12,50 e para toda a família (sendo: 1 adulto + 5 crianças entre 13 a 19 anos ou 2 adultos e 4 crianças ou 2 adultos).

Boas férias!