March Break para todas as idades em Toronto

Foto: ROM Divulgação

Quem estiver em Toronto entre os dias 10 a 18 de março vai notar um movimento maior nas ruas, nos museus e principalmente nos shoppings, que estarão lo-ta-dos de pais com seus respectivos pimpolhos. Mas essa garotada não deveria estar na escola? Pois é, mas esta é a semana do March Break ou Spring Break, uma espécie de mini-férias escolares. Férias mesmo só nos meses de julho e agosto, coincidindo com o verão e no final do ano letivo, que aqui começa em setembro e termina em junho.

Estando com criança ou não, vale a pena dar uma olhada no calendário de eventos para o período que, obviamente, inclui uma sorte de atividades pensadas especialmente para elas, mas também oferece atrações para encantar até o mais sério dos adultos:

AGO (Art Gallery of Ontario) – A programação para o March Break da AGO para este ano pega carona na sua mais nova instalação de arte Infinity Mirrors (e que promete ser o hit do ano), de Yayoi Kusama, convidando crianças e adultos a entrar no mundo leve e colorido da artista japonesa, seja numa jornada lúdica no tempo e no espaço, construindo uma cidade do futuro, desenhando Emojis ou fazendo uma boa careta no mural de selfies, para a posteridade.

Horários e datas: de 10 a 18 de março, das 10:30h às 16h.

Ingressos (admissão ao museu + March Break Fun at the AGO): C$19,50 (adultos), C$ 16 (acima de 65 anos), C$ 11 (entre 6 a 17 anos e estudantes com comprovante). Gratuito para crianças de até 5 anos de idade, Family-Pass, válido para dois adultos e até cinco crianças ou jovens entre 6 a 17 anos.

digiPlaySpace – Dentro do TIFF BellLightbox, a casa do Festival Internacional de Cinema de Toronto, evento voltado aos experimentos com mídias interativas, com 21 instalações vindas de 11 países, desenvolvidas especialmente para crianças entre 3 a 13 anos, com atividades agrupadas por idade. Dentre as novidades para este ano, a tela Mizura, feita de material macio que, quando tocada, emite música e se ilumina. Na Sketch Aquarium, a criança desenha um peixinho e é convidada a passá-lo por um scanner, que projeta a imagem num aquário digital gigante.

Para quem gosta de games, será possível fazer o seu próprio, com o auxílio do aplicativo Hopscotch (para crianças a partir de 9 anos).

Horários: (especial para o período de March Break, entre 10 a 18 de março): das 10 às 18h. Depois deste período, o evento vai até o dia 22 de abril, de Seg. a Sex., das 14 às 16h; Sáb. e Dom., das 10 às 18h; Feriados, das 10 às 18h.

Ingressos: C$ 11 (dias da semana) e C$ 13 (finais de semana e feriados).

350 King Street West, metrô St. Andrew.

Legoland – Parque temático da Lego, que funciona dentro do shopping outlet Vaughan Mills. Com atrações de parque de diversões, cinema 4D, Lego Factory e salas com decorações e exposições temporárias e permanentes, tudo feito de…sim, Lego! Para crianças entre 3 a 12 anos.

Horário especial para o período de March Break: Dia 10, das 10 às 20h; dia 11, das 10 às 19h; De 12 a 17, das 10 às 20h, dia 18, das 10 às 19h. Última entrada no parque até duas horas antes do seu fechamento.

Ingressos: C$ 24 (crianças de até 2 anos não pagam). Veja aqui como chegar. 

https://www.instagram.com/p/BfjFvLAjWS_/?taken-by=ldctoronto

ROM (Royal Ontario Museum) – O tema para o March Break deste ano, no ROM, um dos museus mais populares de Toronto, será o povo viking. Na programação, encenações ao vivo com personagens da época, espaço para a garotada confeccionar suas próprias “jóias”, tais quais as feitas pelos artesãos daqueles tempos e, claro, soltar a imaginação, tornando-se um grande guerreiro viking, se acabando de brincar no lounge temático.

Mas a festa não acaba por aí. Haverá, também: caça ao tesouro, aprenda um alfabeto de letras com poderes mágicos, conheça a história (e interaja com) as borboletas monarcas e sua fantástica migração do Canadá ao México para fugir do inverno (a espécie é o único inseto a realizar uma migração tão longa). Esta última atração faz parte da exibição Wildlife Photographer of the Year, no museu somente até o dia 18.

Para os adultos e pequenos fashionistas: a exposição Christian Dior, em comemoração aos 70 anos da maison e sua importância no desenvolvimento da indústria da moda pós-Segunda Guerra Mundial.

Horários: de 10 a 18 de março, das 10h às 19h, exceto no domingo, dia 18, até às 17:30h.

Ingressos (admissão ao museu + March Break Viking Adventure, Dior e Wildlife Photographer of the Year): C$ 39 (adultos), C$ 24 (crianças entre 4 a 14 anos), C$ 32.50 (acima de 65 anos), C$ 31 (jovens entre 15 a 19 anos e estudantes com comprovante). Gratuito para crianças de até 3 anos de idade.

100 Queen’s Park, metrô Museum.

Sugarbush Maple Syrup Festival – Conheça mais sobre um dos maiores símbolos do Canadá: o maple syrup ou xarope da árvore de maple (ácer, em português) ou xarope de bordo, visitando um sugar shack, em inglês, ou cabana à sucre, em francês, que significa o lugar onde é produzido o xarope de maple. Saiba como o maple syrup é produzido, conheça seus diferentes tipos, leve para casa o seu preferido e, claro, prove-o: sobre uma pilha de panquecas quentinhas ou em forma de maple taffy, quando o líquido é derramado sobre a neve até congelar, servido no palito.

Há vários sugar shacks ao redor de Toronto e GTA (Greater Toronto Area ou Grande Toronto). O Sugarbush Maple Syrup Festival compreende quatro sugar shacks em diferentes localidades (Stouffville, Woodbridge, Halton Hills e Orangeville).

Ingressos: De C$ 5,75 a C$ 8,75. Compre seu ingresso online e garanta entrada ilimitada nas quatro localidades durante todo o período do festival, que vai de 10 de março a 8 de abril. 

Horários: De acordo com a localidade.

Festivais de Maple Syrup (foto: divulgação)

Maple taffy (foto: Sugarbush Maple Syrup Festival – Divulgação)

 

TTC DAY-PASS MARCH BREAK

Durante toda a semana do March Break (de 10 a 18 de março), a TTC, empresa responsável pelo transporte público da cidade, estará oferecendo o Day Pass, que dá direito a utilizar metrôs, ônibus e streetcars (bondes) durante um dia inteiro, a uma taxa única de $12,50 para toda a família, com a possibilidade de várias combinações: 1 adulto + 5 crianças e jovens entre 13 a 19 anos, 2 adultos e 4 crianças e jovens entre 13 a 19 anos ou 2 adultos. Crianças de até 12 anos não pagam passagem. 

 

Happy March Break!