Somos todos irlandeses no dia de St. Patrick’s Day

Parada de São Patrício, Toronto (photo: parkbench.com)

Parada de São Patrício, Toronto (photo: parkbench.com)

Daqui três dias, sexta-feira, dia 17 de março, é dia de São Patrício da Irlanda, o padroeiro da crença cristã naquele país.

Venerado pelos irlandeses, foi ele quem difundiu o catolicismo numa sociedade majoritariamente pagã, os Celtas, que habitavam a Irlanda do século V. E o fez de maneira pacífica e com jeitinho, incorporando elementos conhecidos dos Druidas, como o trevo (shamrock, em inglês), maior símbolo da cultura irlandesa, para explicar as tradições do catolicismo, representando a Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo).

O dia de São Patrício (ou St. Patrick’s Day) é largamente celebrado, tanto na Irlanda, como fora dela, especialmente em países com grande concentração de imigrantes irlandeses, como o Canadá. Por aqui, o dia é tão importante que as crianças aprendem na escola sua importância e como comemorá-lo.

Como? Primeiro, usando roupa e acessórios verdes, a cor oficial da Irlanda. Segundo, com muita, mas muita festa. Se quiser sair fantasiado nas ruas de duende, usando um trevo de três folhas na cabeça, se pintar de verde da cabeça aos pés, melhor ainda. O povo gaulês parece gostar tanto de uma festa como nós, brasileiros.

No princípio, as comemorações do dia de São Patrício (na verdade, dia de morte do patrono, já que pouco se sabe do início de sua vida), eram feitas com missas e paradas nas ruas. Hoje, o que é mais difundido são as festas em bares e pubs, regadas à muita cerveja Guinness ou com tintura verde. Ou os dois.

“Findi” de São Patrício

Neste ano, a comemoração promete ser ainda melhor, com o dia caindo numa sexta-feira. Prepare-se para um final de semana inteiro de festa.

St. Patrick’s Day Parade – A maior parada para o dia de São Patrício do Canadá, comemorando 30 anos de existência. Pode levar a criançada para assistir. Domingo, 19 de março, das 12h às 15h, saindo da esquina entre as ruas Bloor e St. George  (na frente do estádio Varsity da universidade de Toronto, metrô St. George), passando pela Yonge St. e terminando no espaço Nathan Phillips Square. Gratuito. www.stpatrickstoronto.com

Por onde a parada vai passar (foto: divulgação)

Por onde a parada vai passar (foto: divulgação)

Doações de produtos não-perecíveis serão aceitas em nome do Daily Bread Food Bank, que distribui alimentos para famílias carentes em Toronto e GTA (Greater Toronto Area).

Festas em bares e pubs na cidade

(Observação: em Ontário, só é permitida a venda de bebidas alcoólicas para maiores de 19 anos. Muitos estabelecimentos pedem identificação na entrada, só aceitando passaporte, no caso de estrangeiros.)

Nos dias que antecedem o St. Patrick’s Day e no final de semana após a data, praticamente todos os bares da cidade entram no clima de comemoração em homenagem ao santo. Escolha o que mais gostar ou vá de pub crawl, maratona de bares ou rastejada, em português, pulando de bar em bar. Boas ruas para a via-sacra não tão sacra assim são: College Street, King Street e Queen Street (tanto faz o lado leste ou oeste).

Mill St. Brewmasters Dinner – para o dia de São Patrício, a cervejaria Mill St. vai preparar um jantar com comidas típicas irlandesas, de cinco pratos, com harmonização de cerveja, claro, e assinados pelo chef da casa, Joel Manning. Quinta, 16 de março, das 18h30 às 23h, Ingressos à $69,99; 21 Tankhouse Lane, Distrito Histórico da Destilaria, www.millstreetbrewery.com

Steam Whistle Brewing – a festa e a comilança também vão rolar soltas nas instalações da cervejaria Steam Whistle, tudo tipicamente irlandês e regado à cerveja Pilsen, da marca, além de whisky, vodca e Baileys. Sexta, dia 17 de março, das 16h à 1h. Ingressos à $25; Roundhouse, 255 Bremner Blvd (na frente da torre CN), www.steamwhistle.ca

Guinness SPD

Guinness SPD

Guinness SPD Toronto – A maior festa para o St. Patrick’s Day em Toronto onde, por um dia, todo mundo vira irlandês. Comemore o dia de São Patrício com apresentações de bandas ao vivo, DJs, performance de danças típicas irlandesas, num mega complexo de entretenimento, com mais de 4 mil metros quadrados, à beira do lago Ontário. Chegue cedo e aprecie panquecas para o café da manhã, sem moderação. Sábado, dia 18 de março, das 11h às 21h (três horários para entrada: das 11h às 13h30; das 15h30 às 16h30 e das 18h às 19h. Uma vez dentro, pode ficar até o final do evento); 11 Polson Street; www.spdcanada.com

Aproveite que andar de transporte coletivo, esta semana, está mais barato (falamos, aqui) e boa festança!

Viva São Patrício da Irlanda!