O que é o feriado de Family Day e como curtí-lo em Toronto

TIFF Bell Lightbox

TIFF Bell Lightbox – Divulgação

Era uma vez um político, candidato ao cargo de governador de Ontário, lá pelos idos de 2007, que prometeu que, se reeleito, daria mais um feriado para o povo da província. Preciso dizer que ele ganhou a eleição?

Assim nasceu o Family Day de Dalton McGuinty (o político), comemorado, todo os anos, na terceira segunda-feira de fevereiro. Em 2017, no dia 20 do mês.

Por ser estadual, algumas empresas o adotam, outras não. Os servidores públicos federais trabalham normalmente; já o comércio não, incluindo grandes shopping centers, exceto:

Para quem conseguiu uma folguinha, tem muita coisa boa acontecendo na cidade:

Patinação no gelo

Mais um mês e será hora de dizer adeus aos rinques de patinação. Aproveite o feriado e escolha uma das 52 pistas de Toronto para aperfeiçoar seus movimentos. Patinar é de graça, paga-se somente o aluguel dos patins, não tendo os seus. www.toronto.ca/outdoor-rinks

Habourfront

Habourfront – Divulgação

A pista do Harbourfront Centre é uma das mais populares da cidade. Beirando o lago, dá fotos lindas. Uma programação especial foi montada para o Dia da Família, com música, teatro e um espaço para as crianças brincarem à vontade com Lego, jogos e blocos de montar gigantes. A garotada cansou? Deixe que se aninhem em uma (ou várias) das almofadas espalhadas peça sala Cozy Chill Out Zone, da galeria Architecture, para uma soneca ou ouvir as historinhas contadas por uma bibliotecária da Toronto Public Library (12h, 14h e 16 horas). Os pais podem dormir também, se quiserem. O espaço foi pensado para bebês de 0 a 2 anos, que ainda precisam do soninho da tarde, mas crianças mais velhas são bem-vindas, se ficarem quietinhas, sssshhh…Gratuito.235 Queens Quay West, das 11h às 17h.

Dia de fazer arte

O complexo de entretenimento Bell Tiff Lightbox é a casa do festival internacional de cinema de Toronto (TIFF) mas funciona o ano todo, com salas de cinemas e exposições. Para o Family Day, traz a exibição Creative Machines (Máquinas Criativas), no espaço DigiPlaySpace de mídia digital interativa, onde adultos e crianças poderão se divertir com realidade virtual, jogos e instalações high-tech. 350 King Street West; de 18 de fevereiro a 13 de abril, para crianças de 3 a 13 anos; $11 dólares para dias da semana e $13 para sábados e domingos; horário para 20 de fevereiro: das 10h às 18h. Outros dias, verificar no site; metrô St. Andrew.

Dia de fazer mais arte

Na AGO (Art Gallery of Ontario) a criançada vai aprender a fazer pipa, praticar yoga, assistir um filme feito por duas crianças locais e estourar plástico-bolha até cansar, além de explorar os quatro cantos da galeria, é claro. 317 Dundas Street West; das 10h30 às 16h; $19,50 (adultos), $16 (idosos), $11 jovens e crianças até 17 anos, $39 Ingresso-Família, crianças até 5 anos não pagam; metrô St. Patrick.

AGO

Foto: AGO divulgação

Feriado nas nuvens

Sobrou um tempinho? Quer um programa inusitado? Junte a turma (até oito pessoas) e se mande para as cataratas do Niágara, de avião! A companhia Greater Toronto Airways oferece voos fretados, saindo do aeroporto Billy Bishop, na Toronto Island, até a cidade histórica Niagara-on-the-Lake (NOTL) em menos de 15 minutos. De lá, você decide o que fazer: ficar e explorar o centro histórico, em estilo vitoriano, com lojinhas charmosas, bons restaurantes e hotéis com spas premiados ou visitar as cataratas, a 23 quilômetros de distância.

FlyGTA

Foto: FlyGTA Instagram

De segunda à sexta, $85 por trecho e por pessoa, inclui impostos e taxas. A empresa também oferece voos panorâmicos em Toronto, a $99. Acesso ao aeroporto: por balsa ou via terrestre, aqui.

Happy Family Day!

 

 

 

Save

Save

Save