As melhores baladas para o St. Patrick’s Day em Toronto

SPD Guiness Divulgação

Neste sábado, dia 17 de março, é dia de São Patrício da Irlanda, o padroeiro da crença cristã naquele país.

Venerado pelos irlandeses, foi ele quem difundiu o catolicismo numa sociedade majoritariamente pagã, os Celtas, que habitavam a Irlanda do século V. E o fez de maneira pacífica e com jeitinho, incorporando elementos conhecidos dos Druidas, como o trevo (shamrock, em inglês), maior símbolo da cultura irlandesa, para explicar as tradições do catolicismo, representando a Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo).

O dia de São Patrício (ou St. Patrick’s Day) é largamente celebrado, tanto na Irlanda, como fora dela, especialmente em países com grande concentração de imigrantes irlandeses, como o Canadá. Por aqui, o dia é tão importante que as crianças aprendem na escola sua importância e como comemorá-lo: usando roupas e acessórios verdes e fazendo muita festa. O povo gaulês parece gostar tanto de uma festa como nós, brasileiros.

No princípio, as comemorações do dia de São Patrício (na verdade, dia de morte do patrono, já que pouco se sabe do início de sua vida), eram feitas com missas e paradas nas ruas. Hoje, o que é mais difundido são as festas em bares e pubs, regadas à muita cerveja Guinness ou com tintura verde. Ou os dois.

Neste ano, a comemoração promete ser ainda melhor, com o dia caindo num final de semana.

Veja as melhores festas de São Patrício na cidade:

(Observação: em Ontário, só é permitida a venda de bebidas alcoólicas para maiores de 19 anos. Muitos estabelecimentos pedem identificação na entrada, só aceitando passaporte, no caso de estrangeiros.)

Nos dias que antecedem o St. Patrick’s Day e em sua data, praticamente todos os bares da cidade entram no clima de comemoração em homenagem ao santo. Escolha o que mais gostar ou vá de pub crawl, maratona de bares ou rastejada, em português, pulando de bar em bar. Boas ruas para a via-sacra não tão sacra assim são: College StreetKing Street e Queen Street.

Sexta-feira, 16 de março

St. Patrick’s Day Weekend Kickoff with Jameson Irish Whiskey – A balada de abertura para o final de semana de São Patrício, com show gratuito da banda indie rock canadense Hollerado, além de free booze (amostras grátis) do whisky da marca Jameson, patrocinadora do evento. Não paga para entrar, por isso é bom marcar seu nome na lista, no website do evento (o que ainda não garante sua entrada, mas já é um bom começo) e chegar cedo. Sexta-feira, dia 16; As portas se abrem às 20h, com o show começando às 21:30h; Adelaide Hall,  250 Adelaide Street West. 

Sábado, 17 de março

Guinness SPD Toronto – A maior festa para o St. Patrick’s Day em Toronto onde, por um dia, todo mundo vira irlandês. Comemore o dia de São Patrício com apresentações de bandas ao vivo, DJs, performance de danças típicas irlandesas, num mega complexo de entretenimento, com mais de 4 mil metros quadrados, à beira do lago Ontário. Chegue cedo e aprecie panquecas para o café da manhã, sem moderação. Sábado, dia 17 , das 11h às 21h, com três horários para entrada: das 11:30h às 13h (C$ 15); das 15h às 16h (C$ 22) e das 18h às 19h (C$ 15) – O evento termina às 21h. Uma vez dentro, pode ficar até o final do evento; 11 Polson Street.

Mill St. – St. Patrick’s Day Bash – Comemore o dia de São Patrício na cervejaria Mill St., que funciona dentro do Distrito Histórico da Destilaria. A festa rola no pub da marca, com cardápio especial para o evento, incluindo pratos típicos irlandeses, como: ensopado e torta de chocolate e creme, à base de cerveja, é claro. Sábado, dia 17, das 17h às 2h; Não paga para entrar, somente consumação. 21 Tankhouse Lane.

St Paddy’s Day Long Extravaganza! – O dia todo de “bebemoração” ao patrono mais querido da Irlanda, nas instalações do belíssimo hotel Gladstone, na área cool da West Queen West. Com degustação de lager artesanal da microcervejaria Woodhouse Brewing Co., patrocinadora do evento. Para fechar a noite, o famoso karaokê do lugar, começando às 21h. Sábado, dia 17 , das 12h às 2h; Não paga para entrar, só consumação; 1214 Queen Street West. 

Steam Whistle Brewing – Uma das festas mais populares e animadas da época, nas instalações da cervejaria Steam Whistle (no outro lado da rua à CN Tower). Com comes e bebes irlandeses, tudo regado à cerveja Pilsen, da marca, além de whisky, vodca, sidra e bebidas sem álcool. Sábado, dia 17 , das 14h à 1h, com entrada controlada por horários; Ingressos C$24 online ou C$30, na porta (pouca quantidade); Roundhouse, 255 Bremner Blvd.

Entre de cabeça na balada e nem pense em dirigir; vá de transporte público, que é rápido, eficiente e mais barato durante os finais de semana. 

Sláinte!